Os produtores de ‘Deadpool 2‘ foram multados em R$ 1,7 milhão (US$ 300 mil) pela morte no set de uma dublê em agosto de 2017.
Joi “SJ” Harris havia executado as manobras que resultaram na fatalidade cinco vezes na fase de testes, sendo bem sucedida em todas elas. O acidente mortal aconteceu na primeira gravação da tomada em questão.
Joi “SJ” Harris foi a primeira mulher negra a se tornar profissional de motociclismo nos EUA.
Um relatório técnico realizado sobre a morte da dublê revela que os produtores foram alertados sobre os riscos de um possível acidente grave.
O relatório observou que o WorkSafeBC citou “Falha em garantir a saúde e a segurança de todos os trabalhadores”, “Falha em garantir a saúde e a segurança do dublê por não fornecer uma supervisão adequada em relação a essa atividade de trabalho” e “Instruir o executor de acrobacias para não usar capacete de segurança ao operar a motocicleta” como razões para essa multa.
Segundo o site The Hollywood Reporter, a morte da jovem poderia ter sido evitada. A publicação afirma que os produtores pressionaram os coordenadores dos dublês a colocar Harris para realizar as manobras arriscadas, apesar de sua completa falta de experiência.
O documento ainda alega que a pressão se deu pelo fato de Harris ser negra, afirmando que ela poderia facilmente se passar pela personagem Dominó, interpretada por Zazie Beetz.
Harris estava sem capacete e chegou a ser levada para o hospital, mas morreu a caminho.