quinta-feira, março 28, 2024

Dia do Jornalista | 7 dos jornalistas e repórteres mais icônicos da cultura pop

No dia de hoje, 07 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista – um dia que atrai tanto a atenção daqueles que respeitam a profissão e entendem sua importância, quanto aqueles que constantemente desmerecem o árduo trabalho daqueles cuja única ideia é trazer a verdade ao público.

Sentimentos à parte, a profissão jornalística não é restrita apenas ao mundo real, como também já foi representada inúmeras vezes na cultura pop cinematográfica, televisiva, gráfica e em outras áreas, eternizando personagens que ficariam marcados na nossa memória e que entrariam para a história como alguns dos mais bem construídos de todos os tempos.

Pensando nisso e celebrando a data de hoje, o CinePOP preparou outra matéria especial elencando 7 dos grandes jornalistas que se tornaram ícones do cenário audiovisual – desde Miranda Priestly, de ‘O Diabo Veste Prada’, até Gale Weathers, a repórter da saga slasher ‘Pânico’.

Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:

BRIDGET JONES

Bridget Jones não é apenas uma das jornalistas mais memoráveis da cultura pop, como também uma das personagens mais adoradas e conhecidas de todos os tempos. Jones, que foi vivida por Renée Zellweger nos cinemas e inclusive conquistou elogios por parte dos fãs e da crítica especializada. Jones trabalha para uma editora como repórter e, diferente do que poderíamos esperar do cenário mainstream, ela foge dos estereótipos e apresenta um novo lado da profissão, focando em um lado humano e cômico que nos conquista desde o começo.

GALE WEATHERS

Como deixar Gale Weathers de fora? A icônica repórter da saga slasher ‘Pânico’, vivida por Courteney Cox, representa um dos lados mais sombrios do jornalismo e se rende ao sensacionalismo midiático para cobrir os crescentes assassinatos de Woodsboro, transformando-se na estrela de uma série de tragédias na cidade – levando até mesmo um soco de Sidney Prescott (Neve Campbell). Apesar de começar como uma espécie de antagonista, Gale se torna uma das amigas mais próximas de Sidney e ajuda a desvendar o serial killer por trás da máscara de Ghostface.

LOIS LANE & CLARK KENT

É impossível dissociar Lois Lane de Clark Kent, motivo pelo qual a dupla aparece junta em nossa lista. Ambos trabalham no Planeta Diário e possuem uma carreira de extremo sucesso: Lois é uma das melhores repórteres investigativas do jornal em questão, chegando inclusive a conquistar o Prêmio Pulitzer (a maior honraria concedida a jornalistas); Clark também trabalha como repórter no mesmo local que Lois – e não é surpresa que eles tenham desenvolvido uma relação amorosa com o passar do tempo.

Não deixe de assistir:

TINTIM

Tintim é uma das figuras que melhor representam o incessante e instigante trabalho jornalístico. Protagonista titular da série de quadrinhos ‘As Aventuras de Tintim’, o herói foi criado pelo cartunista belga Hergé e foi construído a partir de uma personalidade neutra, que o permite analisar os fatos com maior racionalidade e sem se deixar levar pela emoção do momento. Como se não bastasse, se envolve com as mais diferentes aventuras que o levam a investigar mistérios praticamente insolucionáveis – como o caso do Tesouro do Licorne, que foi levado por Steven Spielberg às telonas em 2012.

MIRANDA PRIESTLY

Se você não viveu embaixo de uma pedra nas últimas duas décadas, com certeza já ouviu falar do nome Miranda Priestly. A antagonista de ‘O Diabo Veste Prada’, interpretada por Meryl Streep (que inclusive conquistou uma indicação ao Oscar por sua incrível performance), é editora-chefe da Runway, uma das maiores revistas de moda do planeta. Sua personalidade impiedosa e ácida é constantemente alvo de críticas por parte daqueles que querem tirá-la do poder, causando certa comoção até mesmo em Andrea (Anne Hathaway), estagiária recém-contratada que começa a compreender o motivo de Miranda agir como age.

CHARLES FOSTER KANE

Interpretado por Orson Welles no aclamado e histórico longa-metragem ‘Cidadão Kane’, Charles Foster Kane serve até os dias de hoje como inspiração para inúmeros personagens do cinema e da televisão. Welles, que também dirigiu e escreveu o filme, construiu a personalidade do protagonista a partir do magnata William Randolph Hearst, personalidade da mídia escrita que ficou conhecido por criar a “imprensa marrom” – isto é, a imprensa sensacionalista que se vale de manchetes espetaculares e exageradas para chamar a atenção do público e causa comoção generalizada.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS