sexta-feira, março 29, 2024

Dia do Meio Ambiente | Os curtas animados mais chocantes do ativismo

O dia 5 de junho é conhecido por ser o Dia Mundial do Meio Ambiente. Um dia usado para homenagear aqueles que fazem o possível e o impossível para defender os animais e os ecossistemas pelo mundo, seja criando uma ONG, um projeto social, fazendo política, doações, não jogando lixo nas ruas, reciclando, não comprando animais silvestres e afins. É um dia que deve ser usado para a reflexão sobre “que tipo de planeta eu quero deixar para a próxima geração?”. Por isso, o CinePOP separou cinco vídeos animados que são muito, muito fortes, mas que servem para passar uma mensagem: preservem o planeta.

LEGO: Everything is NOT awesome (2014)

Em 2014, quando o filme Uma Aventura Lego tinha acabado de se tornar um verdadeiro fenômeno de crítica e bilheteria, o Greenpeace teve uma sacada genial: usar os bonequinhos amarelos em um curta animado pedindo para que a marca não renovasse a parceria com a Shell, dona de uma plataforma petrolífera no Ártico que estava causando problemas para o ecossistema da região. A campanha durou cerca de três meses,  engajou mais de um milhão de pessoas pelo mundo e terminou com a Lego não renovando com a petrolífera. A campanha fez tanto sucesso que diversas atividades com a Lego ocorreram ao redor do globo, aumentando a exposição da marca.

Dream (2016)

Criado para o Wildlife Conservation Film Festival de 2016, Dream é um daqueles curtas de destroçar corações. Ele mostra diversos animais ameaçados de extinção pela atividade humana cantando felizes ‘I Dreamed a Dream‘, de Os Miseráveis, até o momento em que são afetados diretamente pela caça ilegal e pela poluição, dialogando perfeitamente com a letra da música. O curta é estrelado por Natalie Bergman, Ryan Mercante, Keenan O’Meara e Tal Altman, e venceu prêmio de Melhor Vídeo Musical no festival espanhol ANIMAYO.

Rang-Tan (2018)

Narrado por Emma Thompson, esse curta do Greenpeace quer alertar para a exploração do habitat natural dos orangotangos na Indonésia. O desmatamento ocorre para a extração do Óleo de Palma, utilizado em diversos produtos, como a Nutella. Esse desmatamento resulta na morte de aproximadamente 25 orangotangos por dia. A atriz Emma Thompson é a embaixadora oficial contra essa exploração e narrou o curta que mostra uma garotinha que tem seu quarto invadido pelo bebê orangotango Rang-Tan e logo se irrita com a presença do símio. Mas, depois de entender como ele foi parar lá, ela sai em defesa do animal. Diversas empresas assinaram um pacto para que o Óleo de Palma não fosse mais utilizado até 2020.

The Bitter Bond (2019)

Não deixe de assistir:

Esse curta da Born Free Foundation é devastador. Ele alerta para uma ação muito comum na África do Sul, que é a criação em cativeiro de leões. Esses criadouros acostumam os bebês leões a tirarem fotos e brincarem com turistas, que claramente ficam deslumbrados com a beleza e fofura dos animais. Dessa forma, os donos lucram com as fotos e domesticam o animal. Quando eles crescem e não podem mais ser usados para as brincadeiras, são vendidos para centros profissionais de caça. Como os leões cresceram acostumados com a presença e o carinho humano, não apresentam a menor resistência aos caçadores, que abatem o felino com extrema facilidade. A petição, que está disponível na bio do vídeo, ainda está aberta e conta com quase 300 mil assinaturas.

A Jornada das Tartarugas (2020)

Lançado em janeiro de 2020, esse curta é um trabalho primoroso que surgiu da parceria entre o Greenpeace e o estúdio Aardman, famoso pelas animações em stop-motion, como A Fuga das GalinhasWallace & Gromit. Colocamos aqui a versão dublada, mas quem procurar no YouTube será capaz de encontrar a versão legendada que conta com um elenco pesadíssimo: Helen Mirren, Jim Carter, David Harbour, Olivia Colman, Bella Ramsey, Ahir Shah e a atriz brasileira Giovanna Lancellotti, que é embaixadora dos Oceanos do Greenpeace Brasil. O curta conta a história de uma família de Tartarugas-Marinhas que está fazendo uma típica viagem em família até que começam a enfrentar ameaças como a destruição dos corais e a poluição marinha. A petição pela defesa dos oceanos está disponível para assinatura na bio do vídeo.

Qual o curta mais impactante? Diga nos comentários.

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS