Em 12 de junho comemora-se o Dia dos Namorados – e, além da data servir como uma ode românticas às pessoas que amamos, também pede momentos especiais para desfrutarmos ao lado delas. E é claro que o cinema (ou, agora, os serviços de streamings) é sempre uma pedida ótima de entretenimento para celebrarmos esse dia – e para ficarmos agarradinhos debaixo das cobertas e esquecer um pouco do mundo.
Depois de separarmos algumas rom-coms nostálgicas e recentes produções do gênero para conferir nas plataformas virtuais, montamos mais uma lista especial – dessa vez elencando clássicos romances da indústria fílmicas que você precisa conferir.
Dessa forma, revisitamos o cenário cinematográfico em busca de títulos memoráveis que nos deixam com o coração quentinho devido a narrativas instigantes e apaixonantes – como o memorável ‘Casablanca’ e o emocionante ‘Titanic’.
Confira nossas escolhas abaixo e conte para nós qual o seu título favorito:
…E O VENTO LEVOU (1939)
Onde assistir: HBO Max
CASABLANCA (1942)
Onde assistir: HBO Max
Oito décadas depois de ser oficialmente lançado nos cinemas, ‘Casablanca’ permanece invicto como um dos grandes romances do século passado – e um dos longas-metragens que marcaram o cinema. Ambientada contra o belicoso cenário da II Guerra Mundial, a trama acompanha Rick Blaine (Humphrey Bogart), gerente de um modesto e pitoresco café na cidade de Casablanca que sofre pela ilusão do amor verdadeiro. Incrédulo sobre a possibilidade de encontrar alguém, sua visão de mundo muda totalmente quando Ilsa Lund (Ingrid Bergman) adentra o estabelecimento em busca de salvação ao lado do marido, Victor Laszlo (Paul Henreid).
CANTANDO NA CHUVA (1952)
Onde assistir: HBO Max
Na trama desse atemporal musical romântico, Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.
BONEQUINHA DE LUXO (1961)
Onde assistir: Telecine
Lançado em 1961 e dirigido por Blake Edwards, a história é baseada no romance homônimo de Truman Capote e acompanha Holly Golightly, uma excêntrica e ingênua garota da café society que se apaixona por um escritor amador. Ganhando críticas bastante positivas e se tornando um sucesso de bilheteria (arrecadando US$14 milhões na época, o que equivale a quase US$130 milhões nos dias de hoje), o longa foi indicado a quatro categorias do Oscar, incluindo Melhor Atriz para Hepburn, e levou duas estatuetas para casa.
MINHA BELA DAMA (1964)
Onde assistir: Prime Video (Aluguel)
Neste clássico da história do cinema, Henry Higgins (Rex Harrison), um intelectual e professor de fonética, aposta que conseguirá, no período máximo de seis meses, transformar Eliza Doolittle (Audrey Hepburn), uma simples florista de rua que não sabe falar direito, em uma dama. Mas a tarefa se mostra muito mais difícil do que tinha sido imaginada originalmente.
GREASE – NOS TEMPOS DA BRILHANTINA (1978)
Onde assistir: Prime Video
UMA JANELA PARA O AMOR (1985)
Onde assistir: MUBI
Início do século XX. Lucy Honeychurch (Helena Bonham Carter), uma rica jovem inglesa, faz sua primeira visita à Florença acompanhada da prima Charlotte Bartlett (Maggie Smith). Hospedadas numa pensão, conhecem uma série de curiosos personagens, entre eles um velho advogado, Mr. Emerson (Denholm Elliott), e seu filho, o excêntrico George (Julian Sands). Nasce um grande amor entre Lucy e George, mas ao retornar para a Inglaterra ela terá que decidir se casa com Cecil Vyse (Daniel Day-Lewis) ou segue sua crescente atração.
A PRINCESA PROMETIDA (1987)
Onde assistir: Netflix
Um avô lê um conto de fadas ao seu neto, com direito a uma linda princesa, lutas de esgrima e gigantes. A história do livro se baseia na vida da princesa Buttercup (Robin Wright), que é apaixonada por um jovem camponês. Após fazerem com que acredite que ele morreu, ela decide se casar com um príncipe, que logo se mostra malvado. No dia do casamento uma gangue a rapta e ela descobre que dentre seus sequestradores está o camponês. A partir daí os dois terão que enfrentar muitas coisas para finalmente ficarem juntos.
TITANIC (1997)
Onde assistir: Star+
‘Titanic’ marcou época quando chegou aos cinemas há 25 anos e, até hoje, une as mais diversas gerações para conhecer uma das histórias mais trágicas de todos os tempos. Apesar da narrativa ser essencialmente centrada no transatlântico titular, ela é pincelada com a poderosa história de amor entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet), que pertencem a classes sociais diferentes e lutam contra tudo e todos para ficarem juntos.
ORGULHO E PRECONCEITO (2005)
Onde assistir: Netflix
No aclamado longa encabeçado por Joe Wright, Elizabeth vive com sua mãe, pai e irmãs no campo, na Inglaterra. Por ser a filha mais velha, ela enfrenta uma crescente pressão de seus pais para se casar. Quando Elizabeth é apresentada ao belo e rico Darcy, faíscas voam. Embora haja uma química óbvia entre os dois, a natureza excessivamente reservada de Darcy ameaça a relação.