sexta-feira, abril 26, 2024

Dica da Semana | 10 GRANDES dramas para assistir na HBO Max

Filmes de drama costumam ser os principais protagonistas nas temporadas de premiação e, até hoje, configuram-se como a maior porcentagem de vencedores do Oscar, por exemplo.

Tais produções apostam fichas em temas mais sérios e/ou socialmente relevantes – mas isso não quer dizer que não possamos ter incursões que trazem construções híbridas, como ‘A Despedida’‘Green Book’, que mergulham na cabeça em um subgênero denominado dramédia.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista com dez grandes filmes do gênero para você conferir na HBO Max.

Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:

ANTES DO AMANHECER (1995)

Dirigido por Richard Linklater e estrelado por Ethan HawkeJulie Delpy‘Antes do Amanhecer’ é o primeiro longa-metragem de uma das trilogias mais aclamadas da história do cinema. Na trama, Jesse, um jovem americano, e Celine, uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta.

SELENA (1997)

Lançado em 1997, a produção foi escrita e dirigida por Gregory Nava e trouxe aos holofotes Jennifer Lopez em um de seus melhores papéis. A trama acompanha a infância e a carreira de Selena, uma das principais musicistas do final do século passado, que trouxe as incursões latinas de sua terra natal ao mainstream estadunidense e se tornou uma das figuras mais importantes de todos os tempos – além das mais bem-sucedidas, com vendas que ultrapassam as 80 milhões de unidades. Entretanto, ela encontrou seu fim com apenas 23 anos, ao ser assassinada pela impiedosa Yolanda Saldívar.

ADEUS, LENIN! (2003)

Não deixe de assistir:

Considerado uma das grandes obras-primas do século, ‘Adeus, Lenin!’ é um dos filmes mais importantes da memória recente e traz ninguém menos que Daniel Brühl no elenco protagonista. Na trama, uma comunista ferrenha enfarta e entra em coma ao ver o filho em protesto contra o regime. Quando ela acorda um ano depois, o Muro de Berlim foi derrubado, mas seu filho luta para fingir que nada mudou, temendo que o choque lhe seja fatal.

À PROCURA DA FELICIDADE (2006)

‘À Procura da Felicidade’ é, sem dúvida alguma, um dos filmes mais adorados por parte dos espectadores. A história é inspirada em eventos reais e acompanha Chris Garner, um vendedor de São Francisco que vive no limite da linha da pobreza. Quando sua mulher o abandona, Chris deve criar sozinho o filho deles de cinco anos A determinação de Chris finalmente surte efeito quando ele arruma um estágio sem remuneração em um programa ultra-competitivo de analista financeiro, onde somente um em cada vinte candidatos consegue ser efetivado. Mas sem salário, Chris e seu filho são despejados do apartamento em que vivem e são forçados a dormir nas ruas, em abrigos comunitários e até mesmo em banheiros das estações de metrô. Com ousadia e o amor e a confiança de seu filho, ele dá a volta por cima para se tornar uma lenda em Wall Street.

SNIPER AMERICANO (2014)

Clint Eastwood não permanece como um dos maiores cineastas de todos os tempos por qualquer motivo – visto que seus filmes parecem traduzir realidades angustiantes através de perspectivas críticas e originais. E esse é o caso de ‘Sniper Americano’: o filme é baseado na autobiografia de Chris Kyle, atirador de elite das forças especiais da marinha americana, que registrou vários recordes, inclusive o de mais tiros fatais em campo de batalha. Ele vira uma lenda protegendo as vidas de seus companheiros no Iraque, mas sua vida familiar começa a se deteriorar.

SULLY: O HERÓI DO RIO HUDSON (2016)

Tom Hanks é conhecido por interpretar diversos papéis inspirados em pessoas reais e, em 2016, deu vida a Chesley “Sully” Sullivan, piloto que conseguiu pousar um avião em pano em pleno Rio Hudson. Entretanto, apesar de sua nobre e corajosa atitude (que salvou a vida de mais de 300 pessoas), Sully foi processado por negligência profissional, ficando afastando de seu trabalho até que as investigações encerrassem e provassem sua inocência. O filme, comandado por Eastwood, foi extremamente ovacionado e se consagra como um dos melhores de sua carreira e da carreira de Hanks.

PARASITA (2019)

‘Parasita’ se tornou um fenômeno mundial ao ser lançado no Festival de Cannes e, em pouco tempo, consagrou-se como um dos melhores filmes não apenas de 2019, mas da história do cinema. Vencedor de quatro estatuetas do Oscar, incluindo Melhor FilmeMelhor Direção para Bong Joon-ho, a trama acompanha os membros de uma família que estão desempregados e vivendo na miséria. Ao primeiro contato com uma vida de luxo e glamour, eles decidem fazer o necessário para ascenderem socialmente, até se envolverem num acidente inesperado.

SPENCER (2021)

‘Spencer’ ganhou o mundo ao apresentar uma história fabulesca da icônica e saudosa Princesa Diana – dessa vez, sendo encarnada por Kristen Stewart em um papel definidor de sua carreira e que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. A trama é focada em um único fim de semana na vida da Diana, em que ela passou o Natal ao lado da família real na propriedade de Sandringham, em Norfolk, Inglaterra. Foi nesta ocasião que ela decidira se divorciar de Charles, em virtude dos inúmeros rumores de seu caso com a Camila.

VIVER (2022)

O drama britânico ‘Viver’, que chegou recentemente ao catálogo da HBO Max, acompanha um funcionário público de Londres que tem dificuldade para manter a ordem sob montanhas de trabalho burocrático. Sobrecarregado e solitário em casa, sua vida se torna um drama quando um diagnóstico médico lhe indica que ele tem pouco tempo de vida. O filme é dirigido por Oliver Hermanus e funciona como uma adaptação do clássico japonês ‘Ikiru’, de Akira Kurosawa, e inspirado pelo romance russo ‘A Morte de Ivan Ilyich’, de Leo Tolstoy.

A VIDA DEPOIS (2022)

Ainda que Jenna Ortega tenha se consagrado como uma das novas scream queens por sua participação em obras como ‘A Babá: Rainha da Morte’‘Wandinha’‘Pânico’, ela também demonstrou ser uma artista extremamente versátil no aclamado ‘A Vida Depois’. Na trama, Ortega interpreta Vada, uma estudante do ensino médio, navega pelo turbilhão emocional que experimenta pouco depois de um tiroteio que acontece em sua escola. As relações que têm com a família e os amigos, bem como sua visão sobre o mundo, mudam drasticamente.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS