sexta-feira, abril 19, 2024

Dica do feriado | O medo, a inocência, o amadurecimento e os recomeços em ‘O Segredo Além do Jardim’

Pelo menos uma vez por ano a gente indica aqui no CinePOP a minissérie animada O Segredo Além do Jardim, que foi criada em 2014 e chegou ao Brasil em 2015 pelo Cartoon Network. A produção é baseada no curta Tome of the Unknown, criado por Patrick McHale em 2013, que foi pensado para gerar uma série de três temporadas. Porém, os executivos do estúdio acharam que a história poderia render melhor como um filme animado. Em meio a seus compromissos dirigindo episódios de Hora de Aventura, Patrick encontrou problemas em adaptar sua ideia para o formato de longa. Assim, eles chegaram ao consenso de que o formato ideal seria uma minissérie.

O curta original trazia os irmãos Wird e Greg viajando pelo Desconhecido com um sapo gordinho e a passarinha Beatrice. Era uma terra distante e estranha que já trazia alguns dos personagens que viriam a ser apresentados e desenvolvidos em O Segredo Além do Jardim. Projeto aprovado, a minissérie estreou com dez episódios de aproximadamente dez minutos, cada, totalizando pouco menos de 2h de duração.

A repercussão foi muito positiva, ganhou os principais prêmios possíveis e ganhou um certo destaque por se comunicar bem com os adultos, além de conseguir encantar as crianças com seu traço diferente e carisma dos personagens. E isso fica explícito da dualidade de seus protagonistas, os irmãos Wird e Greg.

Enquanto o caçula, Greg, é inocente, sonhador, otimista e aparentemente destemido, seu irmão mais velho, Wird, é o completo oposto. A começar por uma sensação de distanciamento que ele sente de seu “papel” de irmão mais velho, o pré-adolescente é um poço de insegurança, que reluta em assumir responsabilidades, não confia em ninguém e teme estar sendo julgado o tempo inteiro. Por conta disso, ele passa um ar de arrogância típico da idade, o que ajuda a construir seu personagem conforme ele vai contando seus interesses e habilidades no desenrolar dos episódios.

Esses dois ainda passam a receber os conselhos da Beatrice, que funciona como uma versão deturpada do Grilo Falante, do Pinóquio, o que, junto à caracterização e estrutura dos capítulos, dá uma sensação de estar vendo a adaptação de uma fábula a cada desventura que os irmãos se metem enquanto tentam voltar para casa.

Falando nos episódios, é interessante reparar como cada um deles funciona isoladamente, como se um pequeno arco fosse concluído ao fim de cada capítulo, permitindo que o próximo comece de um novo ponto sem ter tantas explicações. E ainda assim, tudo é amarrado para que faça muito sentido nos dois últimos episódios.

Não deixe de assistir:

Essa temática lembra um pouco as rodas de RPG, que curiosamente inspiraram a animação Caverna do Dragão, que fez muito sucesso no Brasil. E conforme a série avança, dá para traçar vários paralelos entre as duas produções, fazendo com que fique uma quase certeza de que houve uma inspiração, por mais que O Segredo Além do Jardim efetivamente tenha um final, ao contrário de Caverna do Dragão, que vive de teorias até hoje.

Dessa forma, cada episódio traz uma quest para os protagonistas, que sempre chegam a novos lugares d’O Desconhecido, conhecem novas pessoas e afetam diretamente em suas vidas. E ao final de tudo, o público percebe que o grande vilão da história é justamente a insegurança e o medo. Por mais que alguns personagens parecem durões e seguros de si, todos eles, sem exceção, escondem algum trauma ou medo que fazem com que eles permaneçam naquele lugar enquanto não compreendem isso.

[Atenção, o texto trará SPOILERS pesados a partir deste momento. Siga por sua conta e risco ou vá assistir à produção e depois volte aqui]

A teoria mais famosa acerca de Caverna do Dragão é que as crianças morreram no parque de diversões e suas almas ficaram presas naquele mundo mágico como se ele fosse um  limbo. Em O Segredo Além do Jardim, a série começa trazendo um desconforto para o público com a situação dos irmãos e dos personagens ao seu redor. Para aqueles familiarizados com as inúmeras teorias de internet, fica aquela sensação clássica das teorias de que os personagens estão mortos e aquela maluquice toda que eles estão vivendo nada mais é do que uma jornada de despedida da vida.

Porém, como O Segredo Além do Jardim teve um final, a equipe criativa explicou essa sensação nos dois últimos episódios, revelando que os irmãos estavam mesmo em um limbo porque sofreram um acidente ao pular o muro além do jardim de um cemitério e rolarem morro abaixo até caírem desacordados em um rio.

Isso explica a temática pesada de alguns episódios e dos personagens secundários, que parecem estar sempre sob algum tipo de frustração ou sofrimento, sempre causados por uma questão não resolvida. A prova de que eles estão mortos, inclusive, acontece nos episódios finais, quando, no plano “físico”, Greg se esconde atrás do túmulo de seu “tio”, um dos barões do chá que aparece ao longo da série. São pequenos detalhes que trazem toda a tragédia dos personagens.

Por isso, a aceitação e o enfretamento de seus medos é o principal embate da série. Wird, por exemplo, tem que encarar todos os seus medos de adolescente, como a rejeição, o receio de não ser suficiente e as inseguranças padrões de todo jovem apaixonado. Já Greg, que parece ser tão confiante, vive essa aventura sob o medo de ser julgado como um ladrão, já que roubou uma pedra do jardim da vizinha. Ou seja, o que o prende ao mundo é o medo e a vontade de retornar para devolver a pedrinha. E isso é um “fato concreto”.

Ao final da série, um dos momentos mais legais é acompanhar os personagens que tiveram suas vidas afetadas diretamente pelas ações dos irmãos tendo seus medos resolvidos e deixando aquele limbo rumo ao seu próximo desconhecido, seja ele bom ou mau.

[Fim dos SPOILERS]

E o que é o enfrentamento de seus medos se não uma prova de maturidade? Sem ter a quem recorrer por ajuda, os irmãos resolvem seus problema aprendendo a se ouvir. Greg usa seu otimismo para seguir em frente sem se deixar abalar, e Wird passa grande parte do tempo tentando evitar. Mas chega um hora que cansa correr de tudo e simplesmente parar e resolver seus problemas é a única alternativa.

No entanto, esse senso de urgência não é constante na série por conta da inocência de Greg, que sempre dá um jeito de resolver situações com sua inocência infantil. Ele é um personagem tão puro que passa a série inteira com um bule na cabeça para imitar um elefante. Essa inocência infantil também se reflete no próprio Wird, que tenta ser o adulto maduro, mas em vários momentos revela que sua concepção de maturidade é apenas a visão infantil de um jovem com seus próprios sonhos de crescer e se mostrar independente. Por mais que ele tente pagar de resolvido, ele é um dos personagem mais perdidos de toda a trama.

Enfim, nesta Páscoa, um feriado que representa historicamente recomeços, a sugestão do CinePOP é uma maratona desta minissérie diferente que trata de vários temas com uma sensibilidade tocante, inclusive dos inúmeros recomeços que a vida proporciona.

O Segredo Além do Jardim está disponível no HBO Max.

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS