sexta-feira, abril 26, 2024

Dica do fim de semana | Produções nacionais de ‘True Crime’ no Globoplay

Com os dez anos do incêndio na Boate Kiss, o Globoplay lançou mais uma produção dentro do subgênero do True Crime, que conta histórias de investigações de casos reais, que instigam a curiosidade das pessoas e ajuda a relembrar crimes que marcaram épocas, estando alguns sem solução até os dias de hoje. E como o True Crime é muito popular no Brasil, o CinePOP separou cinco docs nesse estilo que são definitivamente imperdíveis.

Vale destacar que todas as produções indicadas nesta matéria estão disponíveis no Globoplay.

Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria

Lançado exatos dez anos após a tragédia que feriu 600 pessoas e matou 242, Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria é um documentário mais do que necessário, principalmente para chamar atenção do público para um crime que segue sem ter nenhum dos responsáveis presos. Ao longo de cinco episódios, o jornalista e diretor da série, Marcelo Canellas, conduz a produção do ponto de vista jornalístico de alguém que vivenciou a tragédia muito de perto (ele estudou na faculdade na qual a maioria dos mortos frequentava), trazendo imagens e entrevistas inéditas com parentes e sobreviventes, garantindo que o caso não caia no esquecimento.

Flordelis – Questiona ou Adora

O caso da pastora e deputada Flordelis, que combinou e encomendou o assassinato de seu marido, o Pastor Anderson do Carmo, chocou o Brasil. Na série, também comandada por uma equipe jornalística, aqui do jornal O Globo, o público conhece um pouco mais do passado da Flordelis, dos filhos adotivos envolvidos no homicídio, e do próprio Pastor Anderson. Quando foi lançado, esse documentário causou uma certa polêmica porque o julgamento da ex-parlamentar ainda não havia sido concluído. Então, alguns temeram que ele pudesse influenciar o caso. No entanto, a condução da trama é feita de forma isenta, acompanhando apenas as notícias e apurações da reportagem. Pouco tempo depois, quando ela foi condenada, a produção lançou um episódio extra para repercutir a prisão.

O Caso Evandro

Talvez a produção True Crime mais famosa do Globoplay, O Caso Evandro foi um daqueles casos em que a produção furou a bolha e atingiu diversos públicos diferentes. Adaptando as apurações do podcast do jornalista Ivan Mizanzuk, a série acompanha as investigações e os erros cometidos no famoso Caso Evandro, que chocou o Brasil em 1992, quando o pequeno Evandro Ramos, de apenas seis anos, desapareceu e foi encontrado morto em um matagal, com o corpinho todo mutilado. Na época, devido ao preconceito e à incompetência policial, os agentes julgaram a situação como um crime de “Magia Negra” e prenderam pessoas inocentes para dar satisfação à imprensa. Originalmente, eram oito episódios, mas o sucesso foi tão grande que novas provas do caso foram descobertas, o que rendeu um nono capítulo.

Não deixe de assistir:


Em Nome de Deus

Outro caso que escandalizou o país foi o do suposto médium João de Deus, que se tornou um líder espiritual super conceituado em meio aos famosos, que “vendia” paz de espírito em retiros de renovação, até o dia em que foram revelados dezenas de crimes sexuais cometidos pelo “guru” contra diversas mulheres. Para piorar, ele usava sua influência para manipular as vítimas, fazendo com que elas se sentissem erradas na situação, e para acobertar os casos de vazarem. Conduzido por Pedro Bial e apurado pela jornalista Camila Appel, o documentário traz detalhes da vida de João de Deus desde a infância, passando por seu sucesso até chegar aos crimes. E como João era muito querido no meio dos famosos, a produção conta com depoimentos de alguns desses amigos que foram pegos de surpresa com os crimes bizarros, como a atriz e apresentadora Xuxa Meneghel.

Doutor Castor

Um dos documentários mais fantásticos feitos pela Globoplay, Doutor Castor é uma verdadeira viagem ao Rio de Janeiro dos anos 70 e 80, quando o magnata do Jogo do Bicho, Castor de Andrade,  praticamente monopolizou os esquemas de jogos de azar na Cidade Maravilhosa, o transformando em uma das figuras mais controversas e influentes do Rio. Isso porque apesar dos crimes típicos dos bicheiros da época, Castor se tornou muito querido na zona Oeste do Rio de Janeiro ao patrocinar seu time do coração, o Bangu, que chegou à elite do futebol carioca e nacional, disputando títulos e ostentando uma das camisas mais icônicas do esporte bretão do Rio, e se tornou patrono de uma das escolas de samba mais populares da cidade: a Mocidade Independente de Padre Miguel. Envolvido com jogo, futebol e carnaval, Castor se tornou um Poderoso Chefão, que tentou se colocar acima da lei, se consolidando como uma das principais forças contraventoras da cidade e o terror dos rivais e policiais.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS