sexta-feira, abril 19, 2024

Dicas de Filmes sobre AMIZADE para conferir nos Streamings

Todo mundo sabe que nossos amigos são a família que escolhemos. E esse ditado é tão verdadeiro que existe um dia no ano para celebrar aqueles que estão e estarão sempre ao nosso lado: os nossos amigos. No dia 30 de julho se comemora o Dia Internacional da Amizade. Porém, no Brasil, Argentina, Uruguai e Espanha a data é comemorada com dez dias de antecedência, no dia 20 de julho. Por aqui, a data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. A sua inspiração veio da chegada do homem à Lua, em 20 de Julho de 1069. Segundo ele, essa não era uma conquista somente científica, mas também uma oportunidade para fazer amigos em outra parte do universo.

Ele decidiu então escrever mais de mil cartas para diversas cidades argentinas, a fim de propor a criação do Dia do Amigo. Sua iniciativa deu certo e em 1979 foi criada oficialmente a data pelo governo argentino. Por muitos anos o dia já era comemorado com a lotação de bares e restaurantes cheios de amigos celebrando, sendo assim mais uma desculpa para movimentar o comércio. Nas décadas seguintes, a data foi sendo disseminada para outros países. O Uruguai adotou o Dia do Amigo ainda nos anos 1970, Peru e México em 1980 e no Brasil a ideia chegou com mais intensidade nos anos 90.

Por falar nos nossos amigos, existem aqueles mais dramáticos, os conselheiros, os que chegam na sua casa como se realmente fossem da família e os que adoram assistir a um filme regado a muita pipoca. Para essa última categoria, preparamos uma lista com filmes incríveis de amizades verdadeiras para fazer uma maratona com os seus amigos. Confira abaixo.

Conta Comigo (1986)

Um clássico dos anos 80 que muitos consideram como atemporal e que faz refletir sobre amizade, amadurecimento e autodescoberta. Esse é Conta Comigo, um filme de drama dirigido por Rob Reiner. O título é em homenagem a uma música homônima de Ben E. King (Stand by Me) e a história é baseada em um conto de Stephen King chamado O Outono da Inocência (The Body).

A história parte da recordação de Gordie Lachance (Wil Wheaton – versão mais nova e Richard Dreyfuss – versão mais velha), um escritor que lembra de um acontecimento pessoal que ele passou, no verão de 1959, quando ele tinha apenas tinha 12 anos. Naquela época ele vivia na pequena cidade de Oregon, nos Estados Unidos, e possuía três amigos: Vern Tessio (Jerry O’Connell), Chris Chambers (River Phoenix) e Teddy Duchamp (Corey Feldman).

Um dia, após um desconhecido ser morto acidentalmente perto de suas casas, os quatro meninos decidem ver o corpo. No caminho eles encontram um homem em um pântano cheio de sanguessugas. Começando como o que seria uma simples brincadeira de aventura, acaba evoluindo para um evento que marcaria as suas vidas para sempre.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

As Vantagens de Ser invisível (2012)

Não deixe de assistir:

Esse drama adolescente acaba se tornando muito mais profundo do que aparenta. Ele foi escrito e dirigido por Stephen Chbosky, baseado no romance de mesmo nome de 1999 do próprio autor. No elenco, temos nomes como Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Mae Whitman, Kate Walsh, Dylan McDermott, Nina Dobrev, Johnny Simmons, Erin Wilhelmi, Melanie Lynskey, Paul Rudd e Joan Cusack.

A trama é situada em 1992, onde acompanhamos a história de Charlie (Logan Lerman), um tímido estudante do ensino médio que sofre de depressão clínica desde a infância. Junto a esses problemas pessoais do personagem, ele ainda tem que lidar com o momento mais confuso da vida de uma pessoa: a adolescência. Percorremos a jornada de Charlie junto de seus amigos, com as descobertas e inseguranças típicas dessa época da vida. As Vantagens de Ser invisível possui uma trilha sonora fantástica e trata a depressão e a ansiedade sem estigmas, nos transportando com sensibilidade para dentro da história.

Onde assistir: Netflix.

Central do Brasil (1998)

O tocante filme brasileiro que ganhou o mundo não poderia ficar de fora dessa lista. Dirigido por Walter Salles e escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, com um dos maiores papeis da carreira de Fernanda Montenegro, rendendo a ela uma indicação ao Oscar. A ideia do filme surgiu em 1993, quando Walter Salles se inspirou ao ler uma carta enviada a seu amigo Frans Krajcberg escrita por uma presidiária. Além disso, a crise econômica que o Brasil enfrentava na época também serviu de inspiração para a concepção inicial.

Dora (Fernanda Montenegro) é uma professora aposentada que trabalha escrevendo cartas para pessoas analfabetas na estação Central do Brasil. Ela acolhe o menino Josué (Vinícius de Oliveira) após a morte de sua mãe, que foi atropelada por um ônibus. Ela resolve ajudá-lo a encontrar o seu pai no Nordeste e eles acabam desenvolvendo uma amizade inesperada ao longo dessa jornada.

Onde assistir: Globoplay e Telecine Play.

Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005)

Esse é aquele filme bem aconchegante para assistir com os amigos. A história é baseada em um livro do mesmo nome de Ann Brashares. Na direção temos Ken Kwapis e Delia Ephron ficou responsável pelo roteiro. O filme é sobre quatro amigas que se conhecem desde bebês, já que suas mães frequentavam a mesma aula de aeróbica. Tibby (Amber Tamblyn), Lena (Alexis Bledel), Bridget (Blake Lively) e Carmen (America Ferrera), nasceram no mesmo mês e cresceram juntas, tornando-se grandes amigas.

Durante uma ida ao shopping, elas encontram uma calça jeans que cabe perfeitamente nelas, mesmo elas tendo corpos diferentes. Elas decidem comprar, já que acharam esse fenômeno estranho e um pouco mágico. Como elas irão se separar pela primeira vez em 16 anos, resolvem criar uma irmandade em torno dessa calça e as regras seriam de que cada uma poderia passar uma semana com ela e passariam adiante para a próxima amiga. Como forma de manterem contato, elas aproveitavam essa rotatividade da calça para enviar cartas contando sobre as férias.

Onde assistir: Globoplay.

Scooby-Doo!: O Filme (2002)

Finalizando a nossa lista temos o live action de um dos desenhos mais amados dos estúdios Hanna-Barbera, o querido Scooby-Doo. O simpático cachorro e sua turma de amigos, onde cada um possui uma personalidade diferente, enfrenta aventuras como detetives da Mistérios S.A., a fim de prender os responsáveis por crimes bem enigmáticos. Na equipe, além do Scooby, temos o atrapalhado Salsicha que é seu maior parceiro, Velma, Daphne e Fred.

O enredo do filme americano de 2002 gira em torno da famosa equipe que soluciona mistérios, mas que decide ficar um tempo fora da ativa. Após dois anos eles resolvem se reencontrar para tentar investigar um enigma que rodeia um popular parque de diversões de terror. A trama que envolve muita aventura e comédia, foi dirigida por Raja Gosnell e escrita por James Gunn, responsável pelos filmes dos Guardiões da Galáxia e pelo novo filme do Esquadrão Suicida. No elenco temos nomes como Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar, Matthew Lillard, Linda Cardellini, Isla Fisher e Rowan Atkinson.

Onde assistir: HBO Max.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS