A comédia sci-fi ‘Não Olhe para Cima‘ fez um enorme sucesso ao usar um meteoro prestes a colidir com a Terra como metáfora para inúmeros incidentes que podem causar a extinção da vida na Terra.

Para bons entendedores, o meteoro poderia muito bem ser substituído por mudanças climática ou pela pandemia do Coronavírus.

Por conta disso, a trama faz críticas ao negacionismo e à falta de apoio do governo à ciência, fazendo do filme um espelho do que estamos vivendo atualmente.

Com cerca de 152,29 milhões de horas assistidas somente na última semana, é claro que o longa também chamou a atenção dos haters.



Durante uma entrevista para a IndieWire, o diretor Adam Mckay tocou no assunto e disse que pensou no filme justamente como uma forma de alfinetar políticos negacionistas.

“Quando o filme ficou pronto, eu pensei [no senador da Vírginia, EUA] Joe Manchin. Eu queria que ele se sentisse atingido pelo que mostramos em relação aos políticos do nosso país. Meu sonho era saber que Manchin assistiu ao filme e se imaginou na tela.”

Aproveite para assistir:

Para quem não sabe, Manchin foi um dos políticos que retirou apoio ao pacote de investimentos sociais e ambientais proposto pelo presidente Joe Biden em 2021, iniciativa que visa para combater futuros desastres climáticos.

Somente entre agosto e setembro de 2020, os EUA sofreram com diversos incêndios naturais propagados pelo clima seco, arrasando inúmeras cidades do Colorado, Oregon, Califórnia e Washington.



Pelo menos 35 pessoas acabaram morrendo devido a queimaduras e intoxicação pela fumaça.

Inclusive, a irmã de McKay quase morreu por causa dos incêndios, o que o motivou a apostar ainda mais no lançamento do filme.

“Minha irmã teve que evacuar sua casa em Portland para evitar a morte por causa dos incêndios e da fumaça durante a pandemia. Amigos meus em todo o país estavam passando pela mesma coisa, e ao redor do mundo milhões pessoas estavam morrendo. Houve algumas noites em que não consegui dormir. Minha esposa perguntou o que estava acontecendo e eu disse: ‘Isso é um milhão de vezes pior do que esperávamos’. Nos últimos dois anos, vivemos a maior ameaça da história da humanidade.”

Além disso, o cineasta disse que outra grande preocupação foi mostrar como a mídia conduz de forma sensacionalista assuntos que deveriam ser tratados com mais seriedade.

No filme, esse aspecto é representado por Tyler Perry e Cate Blanchett como apresentadores de noticiário que preferem ignorar o apocalipse para incentivar debates cômicos e fúteis.

Enquanto isso, um bilionário da tecnologia vivido por Mark Rylance tenta se aproveitar de toda a situação, assim como empresas privadas tentam lucrar com catástrofes no mundo real.

De qualquer forma, McKay disse que não queria fazer nada semelhante a um documentário porque sabia que as pessoas iriam ignorar a mensagem.



Em vez disso, ele se apoiou na comédia para deixar o assunto mais descontraído sem fugir do principal debate.

“Eu acredito que há diversas maneiras de se contar uma história, e dependendo do rumo que perseguimos, isso pode atrair ou afastar o público. A grande razão pela qual decidi apostar na comédia em Não Olhe Para Cima é porque a nossa sociedade age parecido com os personagens do filme e eu sabia que as pessoas iriam rir disso. Eu queria entrar nessa briga confusa e ver se há uma maneira diferente de contar essas histórias.”

Já disponível na Netflix, a sátira dividiu a crítica especializada no Rotten Tomatoes e abriu com 63% de aprovação, com nota 6.40/10.

Segundo o consenso geral, Não Olhe para Cima almeja a algo muito grande para aterrissar de forma consistente, mas a sátira de McKay acerta seu alvo de negação coletiva”.

Confira os principais comentários abaixo:


Não Olhe para Cima é inteiramente sobre ciência, baby” – Inverse.

“Certamente um dos piores filmes de 2021 – uma bagunça arrogante e insuportável” – Midwest Film Journal.

“O conceito do filme poderia ser bastante prático – em mãos cuidadosas” – Globe and Mail.

Não Olhe para Cima talvez seja o filme mais engraçado de 2021 – e o mais depressivo também” – San Francisco Chronicle.

“Um filme com todas as coisas certas a dizer […], mas concecbido dentro de uma sátira tão desajeitada que é o suficiente para tornar um abraçador de árvores em um pró-desmatamento” – TheWrap.

O grande elenco conta com Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Rob Morgan, Jonah Hill, Mark Rylance, Tyler Perry, Timothée Chalamet, Ron Perlman, Ariana Grande, Scott Mescudi, Himesh Patel, Melanie Lynskey, Michael Chiklis, Tomer Sisley, Cate Blanchett e Meryl Streep.

A estudante de astronomia Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) e seu professor, Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), descobrem que um cometa está prestes a colidir com a Terra, mas ninguém parece se importar. Alertar a humanidade sobre o impacto fatídico da rocha do tamanho do Monte Everest não será nada fácil. Com a ajuda do Dr. Oglethorpe (Rob Morgan), eles embarcam em um tour midiático que vai do gabinete da indiferente presidente Orlean (Meryl Streep) e seu filho bajulador Jason (Jonah Hill) até as ondas de rádio do The Daily Rip, um programa matinal bem-humorado apresentado por Brie (Cate Blanchett) e Jack (Tyler Perry). A apenas seis meses da colisão, chamar a atenção da mídia e de um público obcecado pelas redes sociais se mostra um desafio chocantemente cômico – o que será preciso fazer para o mundo apenas olhar para cima? 

O filme estreia no streaming dia 24 de Dezembro de 2021, a tempo de conquistar indicações na temporada de premiações.

McKay não é um estranho a produções de grande calibre, visto que comandou o incrível A Grande Aposta (faturando cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme) e Vice, que levou a estatueta de Melhor Maquiagem e Cabelo para casa.

McKay entra como produtor ao lado de Kevin Messick.

DON’T LOOK UP, JENNIFER LAWRENCE as KATE DIBIASKY. Cr. NIKO TAVERNISE/NETFLIX © 2021
DON’T LOOK UP, MELANIE LYNSKEY as JUNE MINDY Cr. NIKO TAVERNISE/NETFLIX © 2021
DON’T LOOK UP, TOMER SISLEY as ADUL GRELIO. Cr. NIKO TAVERNISE/NETFLIX © 2021
DON’T LOOK UP, RON PERLMAN as COLONEL DRASK Cr. NIKO TAVERNISE/NETFLIX © 2021
DON’T LOOK UP, HIMESH PATEL as PHILLIP. Cr. NIKO TAVERNISE/NETFLIX © 2021
DON’T LOOK UP, ROB MORGAN as DR. CLAYTON “TEDDY” OGLETHROPE. Cr. NIKO TAVERNISE/NETFLIX © 2021
DON’T LOOK UP, MICHAEL CHIKLIS as DAN PAWKETTY. Cr. NIKO TAVERNISE/NETFLIX © 2021
DON’T LOOK UP (L to R) SCOTT MESCUDI (KID CUDI) as DJ CHELLO, ARIANA GRANDE as RILEY BINA. Cr. NIKO TAVERNISE/NETFLIX © 2021
DON’T LOOK UP, TIMOTHÉE CHALAMET as YULE. Cr. NIKO TAVERNISE/NETFLIX © 2021
DON’T LOOK UP, MERYL STREEP as PRESIDENT JANIE ORLEAN. Cr. NIKO TAVERNISE/NETFLIX © 2021
DON’T LOOK UP (L to R) CATE BLANCHETT as BRIE EVANTEE, TYLER PERRY as JACK BREMMER, LEONARDO DICAPRIO as DR. RANDALL MINDY, JENNIFER LAWRENCE as KATE DIBIASKY, Cr. NIKO TAVERNISE/NETFLIX © 2021
COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: