Através do seu Twitter, o diretor Makoto Shinkai (‘Your Name’) quebrou o silêncio sobre a chocante prisão de Kouichirou Itou, parceiro de longa data em seus aclamados projetos.
O produtor, de 52 anos, foi preso por solicitar imagens íntimas de uma menor de idade. Após ser abordado pela polícia, ele admitiu as acusações.
“Eu vi as notícias sobre a prisão de alguém relacionado ao meu trabalho, e eu estou profundamente chocado. Primeiramente, minhas sinceras desculpas vão para as vítimas. Além disso, peço desculpas a todos que amam e apoiam o meu trabalho por causá-los ansiedade. Apesar de acreditar que o valor dos filmes não será afetado por este incidente, eu entendo que é natural que as pessoas estejam descrentes. Tudo isso é incrivelmente frustrante e triste,” declarou o cineasta.
作品関係者逮捕の報道を目にし、とても大きなショックを受けています。まずなによりも被害者の方へ、心よりお見舞い申し上げます。また、作品を愛し応援してくださっている皆さんにご不安をおかけしてしまっていることも、本当に申し訳なく思います。…
— 新海誠 (@shinkaimakoto) February 23, 2024
Itou foi preso no Japão por solicitar nudes de uma jovem de 15 anos em 2021. De acordo com a polícia, o produtor sabia que a jovem era menor de idade durante a abordagem, e as autoridades descobriram a interação enquanto investigavam um caso diferente de prostituição.
Apesar de ter admitido essas acusações, a polícia atualmente está investigando se outras vítimas também foram abordadas pelo produtor.
Vale lembrar que o seu trabalho mais recente com o diretor Makoto Shinkai foi na produção de ‘Suzume‘, aclamado anime que conquistou 96% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.