No ar há mais de 30 anos, existem poucas polêmicas nos bastidores de ‘Os Simpsons‘, sobretudo no que se refere a liberdade criativa. Por isso algumas decisões, como a morte definitiva da esposa de Ned Flanders, chamou a atenção, mas esse caso em específico ocorreu por conta de problemas internos.
A a esposa religiosa de Ned, Maude Flanders, morreu em ‘Sozinho Outra Vez‘, episódio 14 da temporada 11 do seriado, originalmente exibido em fevereiro de 2000. No capítulo, durante uma corrida de carros, Maude é atingida por várias armas lançadoras de camisetas, e acaba caindo das arquibancadas.
Porém, dessa vez não era só uma piada, os acontecimentos valeram e os episódios e temporadas seguintes passam a explorar como Ned lida com criar seus filhos como um pai viúvo, o que é uma virada curiosa para a animação. No entanto, a decisão foi motivada por conta da saída de Maggie Roswell, atriz original da personagem.
Lembrando que quando a série completou dez anos no ar em 1999, o elenco de voz dos Simpsons negociou com a produção salários melhores, e grande parte dos atores conseguiu. Roswell, por sua vez, teve seu aumento negado pela Fox.
Por conta disso, a atriz pulou fora da animação na temporada seguinte. Ao invés de simplesmente reescalar o papel, como já aconteceu com vários outros personagens secundários, a produção achou a oportunidade de desenvolver melhor Ned, e manteve o ocorrido como cânone.