Dois anos após a vitória histórica ‘Parasita’ na categoria de Melhor Filme, a Academia continua mostrando um apoio significativo ao cinema internacional nas principais categorias além da tradicional estrangeira. ‘Drive My Car‘, adaptação do conto de Haruki Murakami, do diretor japonês Ryusuke Hamaguchi (‘Roda do Destino‘), recebeu quatro surpreendentes indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme Internacional.
Algo que coloca ‘Drive My Car‘ como o primeiro filme asiático da história a conseguir o feito de ser indicado às principais categorias. Pra se ter ideia, o último filme japonês a receber uma indicação ao Oscar foi ‘Assunto de Família‘ (2018), quando a categoria era conhecida como Melhor Filme Estrangeiro, no entanto, nenhum filme japonês ganha essa categoria desde ‘A Partida‘ (2008).
E essa não é a única notícia que demonstra evolução no Oscar, pois, numa análise fornecida por um representante da Academia, foi visto que 109 indicados (quase 52%) têm um país de origem ou nacionalidade fora dos Estados Unidos. Além disso, 24 países fora os EUA, estão representando o total de cinco continentes.