sábado, abril 27, 2024

‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’ | Conheça os ILLUMINATI da Marvel Comics e sua adaptação ao MCU

Grupo é um dos mais influentes e secretos da editora

Um dos pontos mais debatidos, assim como teorizados, do mais recente trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura foi a possibilidade da aparição do grupo Illuminati, uma vez que potencialmente o Dr. Estranho se encontra diante de um grupo de indivíduos que passam essa presença e o próprio mago supremo faz parta da formação.

Facções não são estranhas ao universo Marvel de jeito nenhum, principalmente aquelas de cunho mais obscuro. Um exemplo desse tipo de reunião é o MI 13, grupo de heróis ligados ao ocultismo reunido pelo governo britânico para lidar com ameaças obscuras. A primeira menção ao grupo Illuminati nos quadrinhos data de 2005, durante a New Avengers #7.

Na história em questão, o grupo é primariamente introduzido por Tony Stark quando o mesmo vai a seu encontro. Na presença do Sr. Fantástico, Dr. Estranho, Professor Xavier e Namor ele explica sua intenção de reformar os Vingadores enquanto organização.

O grupo fechado formado pelas maiores lideranças da Marvel

A proposta geral do grupo, sob um certo ponto de vista, é a de ser um clube restrito entre os personagens mencionados anteriormente, com a adição do Raio Negro dos Inumanos e do Pantera Negra, no qual eles se atualizam de ameaças neutralizadas; táticas utilizadas; novas informações obtidas. A ideia é que o grupo se reúna com um certo espaçamento de anos entre cada reunião.

Tal motivação é coerente quando se analisa o plantel do grupo, com seus membros sendo, respectivamente, alguns dos maiores cérebros do universo Marvel e representantes de seus respectivos povos. A questão é que os Illuminati não se mantiveram apenas como um encontro anual para discutir tecnicalidades.

A ocasião que levou a sua criação também é interessante, pois ela ocorreu após a enorme crise originada da guerra entre o império Kree e os Skrulls. A fim de evitar quaisquer novos ataques, ou efeitos colaterais de guerras alheias, à Terra foi formado pelo Homem de Ferro o grupo denominado Illuminati. Tendo isso em mente a troca constante de informações entre os membros teria também a finalidade de garantir a segurança mundial.

O grupo, de início, visava apenas manter um fluxo contínuo de troca de informação

Em essência o grupo já demonstra uma problemática logo na sua fundação, com a proposta original de Tony Stark sendo algo próximo de uma organização operando além do conhecimento da ONU e demais governos mundiais, representando sobretudo a comunidade sobre-humana. 

O primeiro a perceber que algo ali estava errado foi o Pantera Negra que, nas primeiras histórias envolvendo o grupo, não participou por acreditar que o formato exclusivo do mesmo eventualmente levaria todos os envolvidos à ruína e, potencialmente, até mais além. A busca por garantir a segurança da Terra foi o que levou os Illuminati a sua primeira grande falha.

Não deixe de assistir:

Um momento de ousadia os levou a iniciar uma incursão contra o os Skrull, de modo a passar um aviso. No entanto, o grupo é capturado e, a partir deles, os metamorfos aprendem mais sobre os poderes de alguns dos maiores defensores da Terra e, sobretudo, como passarem despercebidos. Alguns anos depois esse conhecimento adquirido os daria condição de iniciar a tomada do planeta conforme visto em Invasão Secreta.

A “Invasão Secreta” gerou uma mudança profunda nos status quo

Já em outras ocasiões sua passividade também demonstrou gerar consequências graves, como quando durante a saga da Guerra Civil, o grupo optou por não interferir na situação ao lado de Tony Stark em prol do ato de registro. Sob um certo ponto de vista, a ausência de uma ação dos Illuminati (já que seus membros são líderes de seus respectivos núcleos) permitiu o processo de caos e carnificina que eventualmente ocorreu na saga.

Tendo um grupo que tão facilmente pode ser interpretado como danoso para a comunidade super-heróica e normal, leva a refletir sobre como eles podem ser transpostos para o MCU que, por sua vez, não segue um caminho de acontecimentos e interpretações idêntico aos do material base.

A obsessão do agora falecido Tony Stark já foi apresentada anteriormente, com fins catastróficos; essa no entanto dificilmente poderá ser a razão que leva ao surgimento dos Illuminati. 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS