Em entrevista ao Collider, o diretor de fotografia Greig Fraser revelou alguns detalhes sobre a vindoura adaptação de ‘Duna’, falando um pouco sobre seu trabalho no longa-metragem do aclamado diretor Denis Villeneuve – e como ele quis se separar de outros projetos em que trabalhou (principalmente na saga ‘Star Wars’.
“Foi bem divertido, porque tive que esquecer bastante [do meu trabalho] em ‘Star Wars’ enquanto fazia ‘Duna’. Não foi difícil, porém. Denis e eu falamos claramente sobre como o filme deveria se parecer, e os formatos sobre isso e aquilo, então não foi difícil mudar de perspectiva. Há algumas similaridades, como os desertos. Digo, tenho certeza de que George Lucas se inspirou em ‘Duna’ quando fez ‘Star Wars’. Não sei se é sacrilégio dizer isso, mas há várias similaridades, então é possível dizer que ele pegou inspiração. Então tive que tomar cuidado fazendo tanto [‘Duna’ quanto ‘O Mandaloriano’] e não me repetir. Não apenas para o filme, mas por diversão. Odeio fazer a mesma coisa duas vezes”.
Villeneuve havia comentado que o filme irá adaptar apenas metade da história e que a intenção é fazer uma sequência. Mas Fraser insistiu que, apesar disso, o primeiro ‘Duna’ será bastante satisfatório:
“É uma história completa dentro de si mesma, com vários lugares para explorar. É um filme solo épico que as pessoas vão adorar quando assistir… É uma aventura visualmente incrível. A experiência de fazê-lo foi linda. As pessoas envolvidas com isso, eu fiquei extasiado. Parte dos atores […] são amáveis, pessoas amáveis das quais me aproximei bastante”.
Em uma recente entrevista ao The Hollywood Reporter, o lendário diretor David Lynch foi questionado sobre o remake do longa, incluindo se havia visto as primeiras imagens oficias ou se assistiria ao longa.
O cineasta, então, respondeu que tem “zero interesse em ‘Duna’“, o que levou o jornalista a perguntar-lhe o porquê.
“Porque foi uma dor no coração para mim. [O filme original] foi um fracasso e nunca consegui ter o corte final. Contei essa história um bilhão de vezes. Não é o filme que eu queria fazer. Eu gosto de certas partes, bastante – mas foi um fracasso completo para mim”.
A Warner Bros. lançará o filme no dia 18 de dezembro de 2020.
Dirigido por Denis Villeneuve (‘Blade Runner 2049‘), o longa deve adaptar apenas a primeira metade do livro.
Uma jornada de herói mítica e emocionante, ‘Duna’ conta a história de Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso nascido com um grande destino além de seu entendimento, que deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua vida, família e seu povo. À medida que as forças malévolas explodem em conflito sobre o recurso mais precioso existente no planeta – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade –, somente aqueles que podem dominar seu medo sobreviverão.
Timothee Chalamet (‘Me Chame pelo Seu Nome‘) será o protagonista. Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Jason Momoa, Dave Bautista, Javier Bardem, Charlotte Rampling e Josh Brolin completam o elenco.