De acordo com o Blog do JC, a empresa Cinecolor, que era responsável pela distribuição e marketing de produções da Warner Bros, Paramount e Universal vai encerrar as atividades de mídia física no Brasil a partir de março deste ano.
Foi dito que o contrato de parceria da Cinecolor com a Warner tinha apenas um ano de validade e será encerrado em 31 de março, fazendo de ‘Adão Negro‘ o último lançamento oficial em DVD e Blu-ray do estúdio no Brasil.
Anteriormente, o contrato da companhia com a Universal Pictures foi encerrado no ano passado, enquanto o contrato com a Disney acabou em 2020.
Entre os grandes estúdios parceiros da Cinecolor, parece que apenas a Sony mantém o contrato com a empresa. No entanto, o último lançamento em mídia física do grupo foi lançado em junho do ano passado.
A última vez que o Brasil ficou sem produções em mídia física de tantos estúdios foi na década de 1980, mas ainda há a possibilidade de lançamentos através de estúdios independentes, o que já é uma realidade.
Por outro lado, o encerramento da parceria entre a Cinecolor e os estúdios mencionados configura uma grande baixa para um mercado que já enfrenta muitas dificuldades.
Presente no país desde 1998, a Cinecolor do Brasil faz parte do Grupo Chilefilms, que atualmente é líder em serviços audiovisuais na América Latina, e a única empresa presente no México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru, Venezuela e Brasil.
Até o momento, a companhia não se pronunciou sobre o assunto.