sexta-feira, março 29, 2024

E aí, querido cinéfilo?! – Nossa Coluna de Entrevista | Parte 23: Itamar Borges

A beleza do cinema é conseguir enxergar além do que os olhos conseguem captar. Falar de cinema é uma grande prova de amor ao sentimento das curiosidades que afligem esse imenso mundão que vivemos. Todo tipo de filme, de qualquer gênero, busca o importante elo em apresentar emoções ao espectador, seja ele quem for. Pensando em entender melhor as razões do porquê o cinema é uma coisa tão rica para nossa existência como seres humanos, esse eterno jovem cinéfilo que vos escreve buscou cinéfilos espalhados pelo Brasil (alguns até pelo mundo) para contar um pouquinho da trajetória cinéfila deles para vocês.

Nascido e criado em Goiânia, nosso convidado de hoje é cinéfilo desde a década de 60. Produtor responsável por vários festivais de cinema pelo Brasil, Itamar Borges é figura sempre muito querida nas redes sociais de quem tem a honra de tê-lo como amigo. Sempre com dicas e pensamentos profundos sobre o audiovisual brasileiro, conversar com esse querido cinéfilo é sempre muito bom.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Aqui até há alguns anos a sala preferida era a dos Cinemas Lumiere no Shopping Bougainvile (filmes estrangeiros na sua maioria), que foram fechadas bem antes da pandemia, e o Cine Cultura (Cinema da Secretaria Estadual de Cultura) com uma programação de filmes brasileiros mais forte, mas não se esquecendo de filmes estrangeiros muitos deles fora de circuito comercial.

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente?

Difícil…. minha primeira lembrança de cinema eu acho que tinha uns 8 anos e fui levado ao Cine Teatro Goiânia na matinê de sábado e foi uma festa, mas o filme não me lembro o nome mas era alguma coisa do tipo Robinson Crusoé… isso faz tempo!!!

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

São vários diretores e diretoras Bergman, Hitchcock, Chaplin, Visconti, Spielberg, Scorsese, Kurosawa, Copolla, Fellini, Agnès Varda, Suzana Amaral, Buñuel, Woody Allen, Kubrick, GodardAnna Muylaert, Samira Makhmalbaf, Dee Rees, Jane Campion, Scola, Allan Parker, Claudio Assis, Camilo Cavalcante, Bigode, KMF, PTA, Coutinho, Brant, Asghar Farhadi, Abbas Kiarostami, Almodovar, Pasolini, Sergio Leone ou seja eu gosto de muita gente…. gosto de bons filmes e se for citar todos aqui vou ficar o dia inteiro e isso vai ficar muito longo e eu vou esquecer um monte de gente…

 

4) Qual seu filme favorito e porquê?

Não deixe de assistir:

Eu realmente não tenho um filme favorito, tenho filmes que gosto muito de rever como por exemplo revi há pouco Amantes Eternos (Jim Jarmusch), Diários de Motocicleta (Walter Salles), Um Dia Muito Especial (Ettore Scola), A Hora da Estrela (Suzana Amaral) ou seja sou bem eclético quanto a filmes… Adoro animações.

5) O que é ser cinéfilo para você?

Aprendizado, diversão e entretenimento, trabalho tudo isso ao mesmo tempo e agora.

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

A maioria dos cinemas “independentes” que conheço tem bons programadores, com mostras bem interessantes e outros tem aquela programação feita para o seu público cativo, estes na sua maioria os multiplex que priorizam mais o lado comercial …..

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não, pois não existe nada mais mágico do que a sala escura e a tela grande sendo iluminada e aquela imersão que isso proporciona. E antigamente tinha cinemas que tinham a cortina que abria… Se acabar um dia vai ser muito chato, como é chato ir ao cine drive in e ficar dentro de um carro vendo um filme… Mas a ideia de voltar a este tipo de cinema é bacana. Não imagino o mundo sem salas de cinema.

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Frank  de Lenny Abrahamson, acho bem interessante e esquisito mas é legal.

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acho complicado, mesmo com todos os protocolos de segurança…. em primeiro lugar vem a saúde, a minha e a do próximo a mim.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Sou suspeito pois acho que não devemos nada em qualidade atualmente a nenhum cinema feito no mundo, isso em longa metragem e no curta metragem também. O nosso problema é a distribuição e atualmente a  “nova politica cultural do governo brasileiro” que insiste em desmontar toda a cadeia que há anos vem se consolidando  cada vez mais, mas vamos resistir  e ganhar essa guerra.

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Matheus Nachtergaele, Irandhir Santos…. são muitos.

12) Defina cinema com uma frase.

Parafraseando “Cinema é luz, é raio estrela e luar. Manhã de sol meu iaiá meu ioiô. Você é sim e nunca meu não, quando tão louco me beija na boca e me ama no chão”.

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema.

Nunca vou esquecer em Brasília, quando fui assistir Saló (Pier Paolo Pasolini), fila enorme, sala lotada…. no meio do filme, sala ficando vazia e no fim éramos somente eu e o meu amigo Emerval Crespi e mais umas duas pessoas. Nunca tinha visto isso.

14) Defina ‘Cinderela Baiana’ em poucas palavras…

A melhor comédia romântica brasileira dos últimos tempos!!

15) Você trabalha com cinema em um Brasil que já enfrentou diversas dificuldades quando falamos em incentivo à Cultura. Que dica você pode dar para os jovens cinéfilos que pensam em trabalhar no audiovisual futuramente?

“ Se for, vá na paz”.

16) Diga o pior filme que assistiu na vida.

Adoro Ficção Cientifica… mas Tau de Federico D’ Alessandro, não sei se é o pior pois isso é muito subjetivo…. não me pegou.

17) Depois de Gloria Pires e o falecimento do grande Rubens Ewald Filho, quem deveria comentar os prêmios do Oscar na TV aberta ou fechada?

Gente que entende de filme e premiações e principalmente gente que assiste a filmes e que saiba falar dos filmes e não apenas que o vestido é maravilhoso ou como ela é linda ou ele é lindo. Claro que isso é divertido também!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS