sábado, abril 27, 2024

É Muita NOSTALGIA! As Séries dos Anos 90 que Completam 30 Anos em 2022 – Você Lembra Delas?

O tempo passa muito rápido! E é preciso manter viva a memória da cultura pop para os mais novos. Parece que foi ontem que muitos de nós assistíamos ainda na infância as reprises de programas clássicos na TV aberta, muito queridos por toda uma geração. Com o passar dos anos e a oferta cada vez maior das mais variadas fontes de streaming, se tornou uma missão impossível assistir ou sequer conhecer tudo como antes. Com esta enxurrada de seriados novos a cada mês, os mais jovens dificilmente se voltam ao passado na hora de assistir algo interessante na TV. Justamente por isso, para apresentar às gerações mais novas, e também para servir aqueles que assim como nós somos imensamente nostálgicos por uma época marcante e que não volta mais, resolvi separar as principais séries de TV dos anos 1990 que estão completando 30 anos de sua estreia em 2022. A brincadeira aqui é a seguinte: para os mais novos, o desafio será saber se conhecem ou ouviram falar de todos os programas apresentados abaixo. E para os mais velhos, saber se lembram de todos eles e quais gostavam de assistir. Confira.

Mad About You – Louco por Você

Uma das comédias românticas mais queridas da TV de todos os tempos, o programa era estrelado pelo casal das telinhas Paul Reiser e Helen Hunt. De fato, o seriado serviu para revelar ao mundo o talento da atriz Helen Hunt que, na segunda metade dos anos 90, enquanto o seriado ainda estava no ar, estrelaria também filmes como o blockbuster produzido por Steven Spielberg, Twister, e o drama cômico Melhor é Impossível, ao lado de Jack Nicholson – que a renderia uma indicação ao Oscar seguida da vitória de melhor atriz protagonista. Mad About You (como ficou conhecido primeiramente nas exibições da TV a cabo ainda na década de 90) estreou em 1992 e durou sete temporadas até meados de 1999. A trama mostrava um jovem casal vivendo em Nova York… bem, nos anos 90. Assim como séries como Arquivo X e Will & Grace, Mad About You também ganhou um revival muitas décadas depois com uma oitava temporada em 2019, na plataforma de streaming Spectrum.

Highlander – A Série

Highlander – O Guerreiro Imortal é um filme cult de 1986, muito querido pelos fãs da década de 80. A primeira continuação do filme estrelado por Christopher Lambert e Sean Connery veio logo em 1991, e embora tenha feito sucesso com as crianças e fãs da época em suas exibições na TV aberta, o consenso geral dos críticos foi que a sequência não fez jus, e o retorno de bilheteria foi abaixo do esperado. Mesmo assim, a franquia ainda renderia uma terceira e uma quarta parte para o cinema, em 1994 e 2000, e um quinto filme lançado direto em vídeo, em 2007. Isso, é claro, além de duas séries de TV, um desenho animado (em 1994), e atualmente é esperado um remake protagonizado por Henry Cavill e com direção de Chad Stahelski (da franquia John Wick). Voltando trinta anos no passado, iremos nos deparar com a primeira vez em que Highlander estava sendo levado às telinhas na forma de um programa em live-action. Highlander – A Série era estrelado por Adrian Paul no papel de Duncan MacLeod, um parente do personagem de Lambert, e durou por seis temporadas até 1998.

Melrose

Quem não lembra de Melrose? Os fãs de Barrados no Baile certamente lembrarão. Afinal, os dois programas pertenciam ao mesmo universo, e foram produzidos pelo mesmo Aaron Spelling. Ambos também foram criados por Darren Star, com Melrose sendo considerado a versão “adulta” de Barrados no Baile. O primeiro estreou em 1990 e narrava a vida de adolescentes privilegiados, vivendo em Beverly Hills mas precisando lidar com os mesmos dilemas de qualquer jovem, incluindo o abuso de drogas. Com dez temporadas, Barrados no Baile viu os adolescentes virarem adultos. Já Melrose encontrava seus personagens já na fase adulta, precisando lidar com outros tipos de dilema, como encontrar um lugar para morar, manter um emprego e um relacionamento. Fora isso, há trinta anos já tinha a coragem de introduzir em sua trama um personagem gay como um dos protagonistas, Matt Fielding (vivido por Doug Savant). Melrose serviu para trazer fama para atrizes como Heather Locklear, Courtney Thorne-Smith, Daphne Zuniga e Brooke Langton na época, durando sete temporadas até 1999. Assim como Barrados no Baile também, Melrose ganharia um reboot no fim dos anos 2000. O  seu reboot, porém, duraria apenas uma temporada.

Martin

O humorista Martin Lawrence pode até estar meio sumido hoje em dia, mas o comediante já fez muito sucesso na TV e cinema. Todos devem lembrar muito bem de Vovó Zona, por exemplo, um de seus maiores sucessos nas telonas. Tudo começou há trinta anos para Lawrence, quando ele ganhava sua própria série de TV intitulada… Martin. No programa cômico, ele vivia um ator de rádio e televisão, às voltas com a namorada, uma amiga e a irmã. Quase no estilo de esquetes, Lawrence tinha toda a liberdade para criar e interpretava diversos outros personagens na série, incluindo sua própria irmã. Logo, o programa viraria cult e ganharia uma legião de fãs. Mesmo tendo estreado dois anos depois do sucesso Um Maluco no Pedaço, com Will Smith, foi Lawrence quem indicou o amigo para fazer dupla com ele em Os Bad Boys em 1995, que renderia duas sequências. A série Martin durou cinco temporadas até 1997.

Não deixe de assistir:

O Jovem Indiana Jones

Novamente voltamos ao terreno das séries que são adaptações ou variações de filmes de sucesso – e você pensando que isso é coisa de agora. Depois do cult Highlander, aqui temos a versão para as telinhas de um verdadeiro blockbuster. A trilogia Indiana Jones, dirigida por Steven Spielberg e produzida por George Lucas, começou em 1981 e se tornou um verdadeiro marco do cinema entretenimento na década de 80 e além, rendendo continuações em 1984 e 1989. Já nos anos 1990, a franquia migrava para a TV, com produção e criação do mesmo George Lucas. A ideia para o programa foi algo apresentado no início do terceiro filme, Indiana Jones e a Última Cruzada, que mostrou em sua abertura uma das primeiras aventuras do protagonista, ainda na juventude, nas formas de River Phoenix. Assim, Lucas teve a ideia de contar outras aventuras prévias de Indy, que precediam o primeiro longa de 1981. Na série, no entanto, o protagonista ganhava as formas de Sean Patrick Flanery. O programa sempre começava com o protagonista já velho, vivido pelo ator George Hall, contando suas aventuras ao espectador. Mas não apenas isso. No episódio ‘Mystery of the Blues’, a série contou com a ilustríssima participação do próprio Harrison Ford como Indiana Jones aos 50 anos. Na época, o programa não fez tanto sucesso assim, e terminou sendo cancelado em 1993, após duas temporadas. Com o passar do tempo, o seriado ganhou status de cult. Quem viveu nos anos 90 certamente lembra das exibições do programa na Globo.

Renegado

Certamente quem viveu os anos 90 lembra do nome Lorenzo Lamas e também deve lembrar desta série que o fez famoso. Indo ao ar no canal americano USA, o seriado de ação trazia Lamas como Reno Raines, um sujeito na mira do policial corrupto tenente Dutch Dixon, que mata sua namorada e o incrimina. Assim, Reno se torna o “Renegado” do título, precisando fugir de tudo e todos no melhor estilo O Fugitivo. O programa durou cinco temporadas até 1997.

Picket Fences

Séries policiais passadas em cidadezinhas pacatas são sempre um atrativo. E este era o tema justamente de Picket Fences, série criada por David E. Kelley, o marido de Michelle Pfeiffer, e um dos grandes nomes da TV americana, sendo o responsável por séries como Big Little Lies e Ally McBeal. Aqui, quem protagoniza é Tom Skeritt (de Alien – O Oitavo Passageiro) na pele do xerife Jimmy Brock, que com a ajuda de sua força policial tenta manter a ordem na pequena cidade de Rome, em Wisconsin, vítima de inúmeros mistérios e crimes estranhos. Completando o elenco, Kathy Baker era a doutora Jill Brock, e Lauren Holly vivia a policial Maxine Stewart. A série durou quatro temporadas até 1996.

Maldição Eterna

Por falar em programas com clima de suspense como o item acima, agora chega na lista um representante de terror. A insana série não ficou muito famosa, mas a história trazia o vampiro de 800 anos Nick Knight (Geraint Wyn Davis), tentando ganhar sua redenção, vivendo como policial em Toronto, no Canadá, e tentando esconder sua verdadeira natureza das trevas de todos ao redor. O seriado também misturava drama e tramas policiais em sua narrativa. O programa durou três temporadas até 1996.

The Golden Palace

Também não é incomum e tampouco novidade seriados derivados de outros programas de sucesso. O que acontece na maioria dos casos é que poucos conseguem se manter com as próprias pernas e fazer tanto sucesso quanto o lugar de onde vieram – um dos casos mais notórios de todos os tempos foi o desastroso Joey, derivado do sucesso Friends. É o caso também com este The Golden Palace, derivado do sucesso dos anos 80, Super Gatas (The Golden Girls). O programa original (lançado em 1985 e que durou até 1992 – no ano em que The Golden Palace estreou) falava sobre a amizade de quatro mulheres da terceira idade, vividas pelas veteranas Betty White, Bea Arthur, Estelle Getty e Rue McClanahan. No derivado, a personagem de Arthur sai de cena (embora apareça em dois episódios) depois que se casou, e as outras três resolvem abrir um hotel – o tema da nova série, que funciona como uma continuação, contando com as mesmas atrizes. The Golden Palace, no entanto, ao contrário de seu predecessor, não fez sucesso e só durou uma temporada de 24 episódios.

California Dreams

Comédia adolescente do tipo que era muito comum na época, no estilo de Galera do Barulho (Saved by the Bell), por exemplo, este programa contava com tudo que compunha os anos 90, ou seja, os figurinos, penteados, comportamentos e, claro, o cenário de cores berrantes e artificiais. A história trazia um casal de irmãos, vividos por Kelly Packard e Michael Cade, vivendo na Califórnia, que resolvem criar uma banda de rock chamada The Dreams, ao lado de alguns amigos. Tudo, é claro, era apenas uma desculpa para cenas musicais e canções pontuando a narrativa. O clima, porém, era o mais família possível. O programa durou cinco temporadas até 1997.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS