O clássico vencedor do Oscar ‘…E o Vento Levou‘ foi retirado misteriosamente da plataforma da HBO Max, em meio à recentes acusações de racismo. A informação foi revelada pelo portal The Hollywood Reporter.

Segundo a publicação, o polêmico drama fora retirado da grade de programação de forma silenciosa, sem qualquer aviso oficial prévio. Inicialmente, a produção era anunciada como um dos grandes destaques da nova plataforma de streaming da WarnerMedia.

A saída do filme da grade de programação do serviço acontece em meio a um contexto bem estratégico, onde uma série de protestos contra racismo se espalham ao redor do mundo.

Além disso, o cineasta John Ridley, vencedor do Oscar pelo aclamado ‘12 Anos de Escravidão‘, escreveu nesta semana um editorial para o jornal Los Angeles Times, em que solicita a retirada do filme de forma temporária, à medida que reflete sobre os efeitos históricos do longa:

“Como um cineasta, eu entendo que os filmes geralmente são retratos de momentos na história. ‘…E o Vento Levou‘ é, no entanto, um problema único. Não erra apenas em se tratando de representatividade. É um filme que glorifica o sul pré-guerra. É um filme que, quando não ignora os horrores da escravidão, pausa para perpetuar alguns dos estereótipos mais dolorosos das pessoas de cor”.

Aproveite para assistir:

…E o Vento Levou‘ tem sido alvo de controvérsias há muitos anos, embora tenha conquistado 10 Oscar em 1940, se perpetuando ainda como a maior bilheteria da história do cinema, considerando o ajuste da inflação.

A produção é duramente criticada pela forma como as pessoas pretas são abordadas, bem como pela glamourização do sul norte-americano na Guerra Civil. A trama se passa em meio a Guerra Civil americana, quando as tensões ao redor dos conflitos étnicos nos Estados Unidos estavam se tornando cada vez mais elevadas.

Lançado em 1939, ‘…E o Vento Levou’ tornou-se de imediato um das mais clássicas obras do cinema mundial. Recebeu 13 indicações ao Oscar, levou 8, inclusive, Melhor Filme.

Sobre a HBO MAX

O novo serviço chegou no dia 27 de maio, trazendo diversos conteúdos populares das emissoras pertencentes ao grupo Warner. Um dos conteúdos mais aguardados e que já está disponível na íntegra é a série cômica Friendse todos os filmes da franquia ‘Harry Potter’.

Além do lançamento de ‘Friends‘, a nova plataforma já conta com a trilogia de ‘O Senhor dos Anéis‘, com todas as temporadas de ‘The Big Bang Theory‘, além do vencedor do Oscar ‘Coringa‘.

A plataforma também disponibilizou um catálogo repleto de conteúdos de estúdios parceiros e emissoras da própria WarnerMedia, como TBS, TNT, CNN, Cartoon Network, e Turner Classic Movies.

Também estarão disponíveis títulos da BBC Studios e do Studio Ghibli, responsável por ‘A Viagem de Chihiro’, ‘O Castelo Andante’, ‘Cemitério dos Vagalumes’, e ‘Princesa Mononoke‘.

Confira um vídeo que faz um tour na interface da plataforma:

Lembrando que John Stephens, proprietário da Warner Media, revelou ao The Hollywood Reporter que as produções originais planejadas para a estreia da HBO Max serão adiadas devido ao surto do Coronavírus.

Por conta disso, séries como ‘Love Life, ‘The Flight Attendant’, ‘Tokyo Vice’, ‘I’m Be the One’, ‘Made for Love‘, e o reboot de ‘Gossip Girl’ permanecem sem previsão de estreia.

Por enquanto, ainda não previsão de chegada da HBO Max no Brasil.

Assista ao trailer de lançamento:

Comentários

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE