O Festival de Cannes 2023 chegou ao fim no último dia 27 de maio – com Justine Triet levando para casa a cobiçada Palma de Ouro por seu aclamado thriller ‘Anatomie d’une chute’ (Anatomia de uma Queda, em tradução literal).
O prêmio foi entregue pelas mãos de ninguém menos que Jane Fonda, que causou um alvoroço ao arremessá-lo na cabeça da cineasta pouco depois dela agradecer ao júri.
Até o momento, a atriz não se pronunciou sobre o ocorrido.
Confira:
Merci à Jane Fonda qui lance dans le dos de Justine Triet, son prix oublié sur le pupitre après son discours politisée.
— Seb ! (@seb_a_volonte) May 27, 2023
Em seu discurso de agradecimento, Triet agradeceu a parceria na composição do roteiro de Arthur Harari, seu marido, e a da atriz alemã Sandra Hüller.
Além dos agradecimentos, a diretora de 44 anos fez um posicionamento político em seu discurso. Ela lembrou das manifestações nas ruas contra a reforma da previdência na França e criticou “a mercantilização da cultura”, segundo ela, defendida pelo atual governo neoliberal.
Por fim, a ganhadora da Palma de Ouro desejou sorte e luta aos jovens diretores e diretoras para eles conseguirem um espaço na indústria como ela batalhou 15 anos atrás. Esta é a segunda vez que a cineasta participa da Competição Oficial, a primeira foi com ‘Sibyl’, em 2019.