sexta-feira, abril 26, 2024

10 curiosidades de ‘Homem-Aranha no Aranhaverso’, um dos melhores filmes do Cabeça de Teia

Lançado no final de 2018, Homem-Aranha no Aranhaverso se tornou um sucesso surpreendente até para a Sony, que não esperava que seu projeto de filme animado do Cabeça de Teia acabasse papando praticamente todos os troféus que disputou na temporada e revolucionasse de uma vez por todas a estética das animações do cinema atual. Estrelado por Miles Morales, o filme conquistou diferentes públicos ao mostrar que todo mundo pode ser um herói. E agora, com a proximidade da continuação chegar aos cinemas nacionais, o CinePOP separou dez curiosidades do longa que você talvez não conhecesse.

Ideia genial

Homem-Aranha no Aranhaverso é um filme que ostenta nada menos que três diretores, então a ideia que mudou o nível desse longa e trouxe um espírito único das HQs para os cinemas foi tomada em conjunto. A animação ficou marcada por trazer balões, expressões e onomatopeias típicas dos quadrinhos para a tela. Porém, se você reparar, esse artifício só acontece depois que Miles Morales é picado pela aranha. Essa ideia de só “liberar” os elementos visuais dos quadrinhos depois dele ganhar seus poderes, mostrando que ele era um jovem comum anteriormente, foi do diretor Peter Ramsey. Essa ideia foi tão boa que ele sequer precisou argumentar com os outros dois diretores, que compraram a proposta imediatamente.

Inspiração

Quando se envolveram no projeto, os produtores Chris Miller e Phil Lord aceitaram fazer parte com uma missão em mente: inspirar os jovens e os adultos por meio do Homem-Aranha. Por isso, escalar a dupla Miles Morales e Peter Parker para nutrirem uma relação de aluno e professor foi tão importante. Segundo eles, a ideia era “inspirar os jovens a se tornarem heróis, e os adultos a ajudá-los a atingirem seu potencial. E lembrar a todos que não precisamos ser picados por aranhas radioativas para fazermos nossa parte. Vocês são poderosos e contamos com vocês”.

Salto de fé

A primeira cena escrita pelos roteiristas para o projeto foi justamente a mais importante. Conhecido como “Salto de fé”, esse momento mostra Miles se aceitando como herói ao saltar de um arranha-céu, se tornando enfim o Homem-Aranha de seu universo. E esse momento épico acabou motivando todos a escreverem o resto do filme de uma forma tão épica quanto esta cena tão fantástica.

O AranhaVerso

Não deixe de assistir:

Como indica o título, o chamado ‘AranhaVerso’ é parte fundamental da trama, já que é uma falha no multiverso que permite o encontro dos diversos Homens-Aranha em uma única realidade. Por tamanha relevância, o visual dele deveria ser único e impressionante. Então, os produtores, Chris Miller e Phil Lord, sugeriram que ele fosse inspirado em uma História em Quadrinhos viva. Dessa forma, os animadores tentaram replicar o estilo das HQs, misturando a animação 3D com quadros desenhados à mão por artistas, unindo cinema e quadrinhos em uma arte única.

Liberdade criativa

Um dos personagens mais excêntricos e divertidos do filme é o Homem-Aranha Noir. Inspirado num personagem que existe nos quadrinhos, ambientado em um universo alternativo extremamente violento, o herói foi interpretado pelo igualmente excêntrico Nicolas Cage. Segundo o ator, ele teve liberdade criativa total da direção para fazer o que achasse melhor com o herói. Então, Cage decidiu basear sua atuação no icônico ídolo da Era de Ouro de Hollywood, Humphrey Bogart.

Último papel

A animação do Homem-Aranha já havia sido anunciada há algum tempo. No entanto, por ter sido lançado após a morte de Stan Lee, alguns acharam que o lendário quadrinista não teria participação. Felizmente, ele gravou sua participação antes de morrer, fazendo seu cameo neste filme, em que fala com Miles ao vender a fantasia de Homem-Aranha para ele, uma de suas últimas atuações na história.

Stan Lee

Além de ter sua participação como vendedor, falando uma frase motivacional – típica de quem conhece o personagem – para Miles, Stan Lee se tornou o grande easter egg da produção. Isso porque os animadores queriam homenageá-lo o máximo possível ao longo da história, então decidiram fazer de Stan Lee um passageiro onipresente nos metrôs. Sim, se você pausar qualquer cena do filme que envolva um metrô, haverá um Stan Lee do lado de dentro do vagão.

Órfão

O ano de 2018 foi bem complicado para os fãs do Homem-Aranha, já que o herói “morreu” em abril, no filme Vingadores: Guerra Infinita. Três meses depois, começaria uma série de perdas no mundo real. Em julho, o artista Steve Ditko, que criou o visual icônico do Homem-Aranha nos quadrinhos, faleceu repentinamente. Em novembro, foi a vez de Stan Lee se despedir. Ou seja, os dois criadores do herói morreram no mesmo ano, fazendo desse filme uma grande homenagem a eles.

Icônico

Um dos detalhes mais legais do trajes de Miles Morales é que ele é feito de forma improvisada, o que acaba mantendo alguns elementos que representam a personalidade do garoto. O mais icônico deles é o Air Jordan 1 que ele calça ao longo do filme. Além de dar esse visual mais urbano, ele ressalta a importância cultural que o tênis ocupa nas comunidades negras dos EUA. A parceria com a Nike deu tão certo, que o Air Jordan acabou ficando em destaque em vários pôsteres diferentes, mantendo o icônico calçado como um dos grandes símbolos do filme. Em comemoração, a empresa lançou uma edição limitadíssima do modelo inspirada no próprio Miles, chamada Air Jordan 1 ‘Origin Story’. Nem preciso dizer que ele esgotou em poucas horas, né?

Boca suja

A única forma de superar a excentricidade de um Homem-Aranha interpretado pelo Nicolas Cage seria mesmo colocando o famoso Porco-Aranha na história. E assim eles fizeram. Interpretado pelo humorista John Mulaney, o herói foi inspirado nos desenhos animados da década de 1940 e foi inserido na trama para ser o mais divertido possível. Por isso, os diretores falaram para o ator que a única regra para ele trabalhar no filme era fazer do bichinho o mais engraçado e sem noção possível. Por isso, enquanto fazia a voz, Mulaney enfiou um monte de palavrões no roteiro. Claro que eles acabaram não entrando no corte final por conta da classificação indicativa, mas claramente houve muita diversão nos bastidores.

Homem-Aranha no Aranhaverso está disponível no Disney+.

 

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS