segunda-feira, março 18, 2024

Em Breve | 24 Filmes de TERROR que estreiam em 2022, 2023 e 2024

Este ano já lançamos nossas costumeiras matérias dos Filmes mais esperados e também a dos filmes de terror mais esperados. Como alguns deles já estrearam, como Fresh e os novos Massacre da Serra Elétrica e Pânico, resolvemos reformular a lista com mais filmes e as novidades de 2023.

Vale lembrar que 2022 ainda guarda muitos longas promissores que nos deixa muito empolgados, vide nos novos trabalhos de gente como Jordan Peele, Ari Aster, Robert Eggers e Olivia Wilde, por exemplo.

Confira abaixo e já deixe agendado para poder assistir.

 

Não! Não Olhe!

nope cinepop

Outro nome que em pouco tempo se tornou sensação não apenas para os amantes de terror, como de cinema em geral, Jordan Peele possui uma trajetória curiosa. Ele começou na comédia, fazendo esquetes e dupla com o humorista Keegan-Michael Key. A dupla chegou inclusive a fazer seu filme em 2016. Mas foi aí que Peele deu o passo extra e passou para trás das câmeras, escrevendo o roteiro, produzindo e dirigindo o sucesso Corra! em 2017.

O terror / sátira social coloca o dedo na ferida do racismo, e fez tanto sucesso que além de ter sido indicado ao Oscar de melhor filme, garantiu o domínio de um subgênero próprio – o citado terror racial, em voga atualmente. Assim seguiram Nós (2019) – outro sucesso – e produções em marcas muito famosas, sempre colocando o seu selo de qualidade, vide a série Além da Imaginação e o reboot A Lenda de Candyman. Em Não! Não Olhe!, uma cidade do interior da Califórnia começa a ter eventos bizarros e aparentemente extraterrestres. Os irmãos interpretados por Keke Palmer (‘True Jackson’) e Daniel Kaluuya (‘Corra’) possuem um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões de uma série de televisão do personagem interpretado por Steven Yeun, inspirada no velho oeste. Os dois então são testemunhas de eventos bizarros e UFOs.

Não! Não Olhe! estreia em 25 de Agosto.

Não deixe de assistir:

 

MEN – Faces do Medo

men cinepop

Para além da tríade Eggers, Aster e Peele, temos muitos outros realizadores de qualidade na lista, cuja abrangência transcende para além do gênero terror. Aqui temos Alex Garland dando o ar de sua graça. Os cinéfilos o conhecem muito bem de filmes como Ex-Machina – Instinto Artificial e Aniquilação. Agora ele investe em um projeto bem curiosos e interessantíssimo, estrelado pela indicada ao Oscar Jessie Buckley (A Filha Perdida). Na trama, seu marido aparentemente se suicida, e ela resolve fazer uma viagem a fim de superar a tragédia. Chegando numa casa de campo, ela se depara com estranhos acontecimentos e começa a questionar sua sanidade. Um dos elementos mais criativos do filme, no entanto, é que todos os homens que aparecem no filme são interpretados pelo ator Rory Kinnear, transformado através de maquiagem de um personagem para outro. O trailer é bastante misterioso.

A estreia acontece em 8 de Setembro.

 

Não se Preocupe, Querida

darling cinepop

A primeira mulher diretora a aportar na lista, a talentosa Olivia Wilde ficou com a bola cheia após o sucesso de crítica de Fora de Série (2019). O resultado foi tão positivo, que a diretora de primeira viagem descolou um trabalho de peso junto à Sony: o comando do filme da heroína Mulher-Aranha, o qual ela está desenvolvendo. Antes disso, no entanto, Wilde entrega um filme de um gênero diferente. O curioso é que Não se Preocupe, Querida já não é mais anunciado como um terror, e sim como um suspense. Mas veremos. Na trama passada na década de 1950, uma dona de casa começa a suspeitar da vizinhança utópica onde vive. O elenco traz Florence Pugh, Chris Pine e a própria Wilde.

A estreia acontece em 22 de Setembro.

Halloween Ends

ends cinepop

Por falar em clássicos, a nova trilogia de Halloween se encerra este ano. Particularmente, não consigo esconder certa decepção com o que o cineasta David Gordon Green trouxe ao universo de Michael Myers e Laurie Strode (Jamie Lee Curtis). Tudo bem que a expectativa era alta, mas o resultado de Halloween (2018), desde seu título pouco criativo até o produto final não desceu completamente redondo, digamos. Mas sei que nessa fui a minoria, pois o filme fez bastante sucesso de crítica e público. Bem mais que seu predecessor, Halloween Kills – O Terror Continua, uma decepção para a metade que havia gostado do anterior. Agora só nos resta esperar pela conclusão para saber se Myers será eliminado de vez. Minha aposta é que não.

A Órfã 2 – A Origem

a orfa 4

A Órfã (2009) é um terror eficiente que conta a seu favor a reviravolta final chocante, levemente baseada numa história real, que deixou todos perplexos e falando sobre. O negócio agora é: sem essa reviravolta (que não poderá ser usada duas vezes, afinal já sabemos o segredo), o segundo terá o mesmo impacto?

 

Evil Dead Rise

rise cinepop

Seguimos pelas franquias clássicas do terror com o novo exemplar de Evil Dead – A Morte do Demônio. O original, dirigido por Sam Raimi, completa 41 anos em 2022, época perfeita para celebrar este que é um dos longas mais icônicos de terror de todos os tempos, e que ajudou a moldar os subgêneros do terror na cabana e de possessões demoníacas. O novo longa trará Raimi apenas nas capacidades de roteirista e produtor, e centra a trama num ambiente urbano pela primeira vez. isso é, se não contarmos a série Ash vs Evil Dead.

 

Umma

umma cinepop

Agora adentramos ao território das pequenas pérolas indies. A primeira é esta obra que conversa muito com a cultura asiática, ao mostrar a história da personagem de Sandra Oh, uma mulher coreana deixando suas origens para traz buscando dar uma vida melhor para sua filha na América. Mas seu passado a persegue quando as cinzas de sua mãe são enviadas para sua casa. Nem precisa ser dito que a alma da matriarca chega junto para atormentar a família.

O filme não tem previsão de estreia no Brasil.

 

2023 

Pânico 6

panico6 1

Após o sucesso do tardio Pânico 5 (conhecido apenas como Pânico), no início deste ano, a Paramount não perdeu tempo e deu sinal verde para o sexto filme. Era o planejado para o quarto filme, ainda comandado por Wes Craven, ou seja, iniciar uma nova trilogia ainda em 2011. Mas foi só com o quinto e a mudança de estúdio que os filmes de Ghostface começaram a dar fruto de novo. O sexto filme estreia em 31 de março de 2023.

“Sam, Tara, Chad e Mindy, os quatro sobreviventes do massacre realizado pelo Ghostface, decidem deixar Woodsboro para trás em busca de um novo começo em uma cidade diferente. Mas não demora muito para eles se tornarem alvo de um novo serial killer mascarado.”

Jenna OrtegaMelissa BarreraMason GoodingJasmin Savoy Brown tiveram seus retornos confirmados, junto com Courteney Cox. Hayden Panettiere volta como Kirby Reed.

 

Olhos Famintos – Jeepers Creepers Reborn

creeper cinepop

O primeiro Olhos Famintos completa 21 anos em 2022. Após seu lançamento nos cinemas, ganhou uma aura cult e uma legião de fãs, que embarcaram na história da criatura milenar meio humanoide, meio dragão. Mas daí em diante foi só ladeira abaixo com o segundo filme e em especial o terceiro, lançado de forma tardia. Agora, esse novo exemplar promete reiniciar a franquia. Agora só nos resta esperar a próxima matança.

 

Knock at the Cabin

knock cinepop

Trata-se do novo trabalho de M. Night Shyamalan, uma vez tido como o mestre do terror e do suspense. Depois do auge inicial, sua carreira caiu em declínio e agora o cineasta fica entre erros e acertos, sem que nunca saibamos o que esperar. O que sabemos deste seu novo projeto é o título, ou seja, espere algo envolvendo uma cabana, e as participações de Dave Bautista, Rupert Grint, Jonathan Groff e William Ragsdale.

Wolf Creek 3

wolf cinepop1

No ano de 2023, com certeza teremos muitos filmes de terror que ainda serão revelados, mas à princípio já separamos alguns para você saber o que esperar. Começamos com este Wolf Creek 3, terceira parte da franquia de terror baseada numa história real do psicopata que ficou conhecido como o “Crocodilo Dundee do mal”. Pode ser que este longa chegue ainda em 2022, embora não tenha data confirmada.

 

O Exorcista

exorcist cinepop

Nova parceria entre a Blumhouse e o diretor David Gordon Green, que revitalizaram o clássico Halloween para uma nova geração. Agora, os realizadores pretendem fazer o mesmo com o filme de possessão demoníaca definitivo do cinema. O longa é anunciado como sequência direta do original de 1973, esquecendo todas as continuações. E para isso, trouxeram até mesmo a mãe da menina possuída no filme original, a veterana Ellen Burstyn.

A estreia está marcada para 13 de Outubro de 2023.

 

Gremlins 3

gremlins3 cinepop

Outro projeto saído lá dos anos 80 para uma nova chance de cair no gosto do grande público atual, ou seja, os jovens, crianças e adolescentes. Os jovens de hoje talvez não saibam quem são os Gremlins, mas o filme original lá de 1984 se tornou uma verdadeira febre e logo as criaturinhas estavam em todo lugar. Um longo hiato se abateu até que finalmente uma continuação fosse lançada em 1990. Depois disso, a ideia ficou guardada na geladeira durante anos. Em 2033, se tudo der certo, será o ano de revisitarmos Gizmo e toda a turma de criaturinhas homicidas.

 

Renfield

renfield cinepop

Essa é uma reimaginação do conto Drácula de Bram Stocker, escrita por Robert Kirkman (criador de The Walking Dead) e dirigida por Chris McKay (Lego Batman), focada no assistente possuído do vampiro, que dá título ao filme. Mas tudo o que precisamos saber na verdade é que teremos Nicolas Cage no papel do vampirão Conde Drácula. Ou seja, nosso dinheiro já está nas mãos dos realizadores.

 

You Won’t Be Alone

wont cinepop

Protagonizado pela sueca Noomi Rapace, esse longa vem sendo enaltecido como o melhor terror folk desde A Bruxa. De fato, a obra guarda muitas semelhanças com o citado filme de Robert Eggers. Passado na Macedônia e falado em seu idioma, o filme é situado no Século XIX e mostra uma jovem mulher de uma aldeia sendo sequestrada e transformada em uma bruxa por um espírito maligno e antigo.

 

Hellraiser

hellraiser cinepop

Não se sabe muito sobre esse reboot do clássico Hellraiser – Renascido do Inferno, que completa 35 anos em 2022. Ou seja, época perfeita para uma reimaginação. Se for lançado este ano como o anunciado, o longa deverá estrear na segunda metade de 2022. O roteiro possui a mão de David S. Goyer, da trilogia O Cavaleiro das Trevas, e tem direção de David Bruckner, do elogiado A Casa Sombria. O que sabemos de concreto é a mudança de gênero do vilão Pinhead, agora nas formas da atriz trans Jamie Clayton.

Resurrection

resurrection cinepop

O nome da atriz Rebecca Hall costuma estar associado a bons filmes de terror. Ano passado, por exemplo, ela entregou o elogiado A Casa Sombria. Assim, esperamos mais um ótimo exemplar do gênero com este thriller policial de terror. Na trama, Hall vive uma mulher bem-sucedida e independente, que está no controle de sua vida. Isto é, até o retorno de David, papel de Tim Roth, que traz consigo os horrores do passado da mulher.

 

Os Vampiros de Salem

salems cinepop

Outro clássico que volta em nova forma no ano de 2022 é Os Vampiros de Salem, baseado no livro de Stephen King, que é a segunda adaptação do autor para as telas (depois de Carrie – A Estranha), antecedendo até mesmo o atemporal O Iluminado. Na trama, um escritor retorna à sua cidadezinha, somente para descobrir que o local está prestes a ser dominado por vampiros. Dá para sentir as influências na ótima Missa da Meia Noite, não é? O roteiro e direção ficam com Gary Dauberman, do terceiro Annabelle (2019).

 

Watcher

watcher cinepop

Outro nome bem conhecido dos fãs de terror, a jovem atriz Maika Monroe marcou presença e chamou atenção em A Corrente do Mal, um dos melhores exemplares do gênero na última década. Aqui, a loirinha volta a um terror bem psicológico, no papel de uma jovem que suspeita que seu vizinho a está espionando. O voyerismo é o tema aqui, mas o longa pode guardar alguns elementos sobrenaturais também.

 

Dark Harvest

dark cinepop

Se feito da maneira correta, este promete ser um dos exemplares mais divertidos do gênero. Dirigido por David Slade (30 Dias de Noite), o longa traz a história de uma figura mitológica lendária, conhecido como October Boy, ou o menino de outubro. O ser desperta dos milharais todo dia das bruxas para aterrorizar uma cidadezinha. Não sabemos muito mais sobre a trama, mas o filme já possui nosso interesse.

 

Disappointment Blvd.

disappointment cinepop 1

Aqui, com a adição do diretor Ari Aster temos o que pode ser considerada a tríade do terror atual. Ao lado de Jordan Peele e Robert Eggers (em especial), Ari Aster rapidamente escalou ao topo do gênero. Curiosamente, os três lançam em 2022 seus terceiros trabalhos. Aster surgiu com Hereditário (2018) – um dos longas mais perturbadores de anos recentes – e seguiu para o igualmente incômodo Midsommar – O Mal Não Espera a Noite (2019).

Como nenhum cineasta de qualidade gosta de ficar preso numa caixinha, ambos Robert Eggers e Ari Aster tentam brincar um pouco fora da caixa de areia com seus novos projetos. Enquanto Eggers arrisca num épico medieval de ação com O Homem do Norte, o caminho de Aster será um misto de drama e comédia com Disappointment Blvd., estrelado por Joaquin Phoenix no papel de um dos maiores empreendedores de todos os tempos. O longa irá acompanhar décadas em sua vida.

 

Sobrenatural 5

insidious cinepop

Um dos diferenciais do quinto capítulo da franquia Sobrenatural no cinema, iniciada ainda 2010, é a direção do ator Patrick Wilson, que viveu o protagonista nos primeiros dois filmes. Além de marcar a estreia de Wilson na cadeira de diretor, ele também participará na frente das câmeras

Rose Byrne, que estrelou os dois primeiros filmes da franquia como Renai Lambert, irá retornar na sequência ‘Sobrenatural 5‘. Além dela, Patrick Wilson e Ty Simpkins também retornarão como Josh e Dalton Lambert, respectivamente.

A trama se passará 10 anos após os eventos do segundo filme. Josh Lambert (Wilson) viaja para o leste para deixar o seu filho Dalton (Simpkins) na faculdade. No entanto, o sonho de Dalton se torna um pesadelo quando os demônios reprimidos do seu passado retornam para assombrá-lo.

A Sony Pictures anunciou que o filme será lançado no dia 7 de Julho de 2023.

 

2024

Um Lugar Silencioso 3

quiet cinepop

Produção recente que é sinônimo de sucesso, Um Lugar Silencioso surpreendeu a todos em 2018, inclusive o diretor John Krasinski. Um filme feito em família, com a esposa do cineasta, Emily Blunt, protagonizando. O terceiro filme, porém, não trará mais a direção de Krasinski, que desta vez irá participar apenas como produtor e roteirista. ‘Um Lugar Silencioso 3‘ estava previsto para setembro de 2023, mas agora foi jogado para 8 março de 2024.

 

Bônus: Abracadabra 2

hocus cinepop

Sabemos que Abracadabra não é um filme de terror, mas é um filme que usa elementos de terror e tem a cara do halloween – ao ponto de se tornar uma das grandes escolhas dos cinéfilos para a data. E foi justamente essa força cult do filme de 1993 que fazia os fãs exigirem uma continuação. E agora ela finalmente sairá, com direito ao trio protagonista, Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker, reprisando os pais do trio de irmãs bruxas Winifred, Mary e Sarah.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS