sábado, abril 27, 2024

Entrevista | Em Infinity Pool, Mia Goth e Alexander Skarsgård concordam: “Filmes de horror são mais desafiadores” [Berlim 2023]

Após a aclamada estreia no Festival de Sundance, em janeiro deste ano, Infinity Pool realizou o seu lançamento europeu na mostra Berlinale Special. Para celebrar o momento, o elenco atravessou o tapete vermelho no Kino International e participou de uma coletiva de imprensa durante o Festival de Berlim.

Com a presença do diretor Brandon Cronenberg e os protagonistas Mia Goth e Alexander Skarsgård, a conversa teve um tom descontraído e revelações sobre a construção dos loucos personagens. Sobre a inspiração do mirabolante e original da história, Brendon alegou não ter se inspirado em nada específico, apenas na crença que a maioria das pessoas mentem para si mesma, isto é, sobre seus verdadeiros “eus”. 

Leia também: Crítica | Infinity Pool: Alexander Skarsgård e Mia Goth em performances chocantes em um dos filmes mais polêmicos e grotescos de 2023

Sucesso do início de 2023

Brandon Cronenberg na coletiva de imprensa no Festival de Berlim

Com 87% de aprovação de mais de 170 críticos no Rotten Tomatoes, o terceiro longa de Brandon Cronenberg conta a história de um casal de férias num resort que se aventura fora do paradisíaco hotel e começa uma jornada de hedonismo, violência e horror incalculável. Com classificação 18 anos, a produção gerou comentários por cenas quase explicitas de sexo, com enquadramento em órgãos sexuais, sexo grupal e sadismo. 

Para ter uma ideia do sucesso, Infinity Pool em sua primeira semana de estreia nos Estados Unidos ultrapassou a bilheteria inteira de Crimes do Futuro, último filme do seu pai David Cronenberg. O motivo é óbvio, a loucura do filho prodígio é muito mais redonda e medonha do que a do progenitor, além de um elenco muito mais dedicado. 

Por outro lado, o próprio cineasta estava temerário sobre o resultado do seu projeto. Segundo ele, durante as projeções para colegas de profissão e amigos “houve zero risadas, praticamente. Então, eu pensei que estávamos fodidos.”, confessou Brandon. 

Mia Goth, nova rainha do horror

Mia Goth em coletiva de imprensa no Festival de Berlim

Dentre os 13 longas em sua cinematografia, Mia Goth participou de nove produções de terror e, seus últimos três trabalhos, a destacaram como a musa do gênero. Depois de X – A Marca da Morte (2022) e Pearl (2022), a produção de Brandon coroa sua belíssima atuação nesse campo. Com sua voz aguda e uma beleza fora do padrão, a atriz de 29 anos alega coincidência sobre a sua participação recorrente em obras de horror. 

Não procuro por esse tipo de material. Contudo esses personagens são desafiadores e me permitem explorar partes de mim mesma as quais não me sinto muito confortável em revelar fora de um set. Gosto deste processo, gosto de ser empurrada para um material provocativo. Gosto de histórias que dividem o público. E espero que as pessoas assistam a esses tipos de filmes e tirem algo deles”, declara Mia aos jornalistas. 

Segundo a atriz, mesmo se Brandon Cronenberg a chamasse para fazer um comédia romântica, ela aceitaria pois admira o trabalho do diretor. 

Não deixe de assistir:

Alexander Skarsgård, o muso do nu frontal

Alexander Skarsgård e toda equipe de Infinity Pool

Assim como Mia Goth, Alexander Skarsgård topou o desafio proposto pelo cineasta, o qual contém cenas humilhantes e de muito contato íntimo entre os atores. Para as cenas de sexo grupal, Cronenberg revelou que o seu método é ter um profissional presente —  o Coordenador de Intimidade — , que conversa com todos os participantes da cena e descobre o limite de cada um para organizar melhor a ação.

Conhecido no mundo audiovisual como um ator disposto às cenas ousadas, vide a icônica cena final da série True Blood (2008-2014), da HBO, e A Lenda de Tarzan (2016). O artista sueco encaixa-se perfeitamente no papel do escritor decadente James Foster. Em tom jocoso, Alexander explica sua preparação para uma das cenas mais emblemáticas do filme, sua versão canina.

“Doggystyle foi [um processo] diferente. Vivi como cachorro por três meses, completamente nu em Estocolmo para fazer jus àquela sequência. A fim de conhecer os maneirismos e movimentos dos cachorros, eu ia todos os dias aos parques caninos. [Fazer coisas como] emaranhar-me em mulheres na rua e cagar na calçada, todo esse tipo de coisa que  incorpora um cachorro. Não quero me gabar, mas acho que mandei bem no filme. Sou um ator dedicado, o que posso dizer?”, brinca o ator de 46 anos. 

Antes da passagem no Festival de Berlim, Infinity Pool estreou nos Estados Unidos e no Canadá no dia 27 de janeiro de 2023. A polêmica produção, no entanto, não tem data de estreia no Brasil.

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS