terça-feira, março 19, 2024

Especial 1º de abril | As franquias mais mentirosas do cinema

Todo mundo já falou ou tem um amigo/ parente que vai ao cinema ver um filme de ação ou aventura e terminando falando: “nossa, que mentirada!”. Isso geralmente acontece em longas que são ambientados em um cenário mais realista, mas colocam seu protagonista fazendo coisas que até MacGyver duvida. Neste dia da mentira, o CinePOP selecionou algumas franquias que, mesmo muito queridas, dão aquela forçada de barra, fazendo milhares de tiozões pelo mundo falarem: “Tem muita mentira nesse filme!”.

Velozes & Furiosos

Velozes
Sim, isso é um carro passando por cima de uma submarino nuclear no gelo

Vin Diesel e seus amigos chegaram aos cinemas no início dos anos 2000 para fazer rachas com máquinas iradas e contrabandear aparelhos de DVD. No entanto, a franquia Velozes & Furiosos foi crescendo e parece que quanto mais coisas impossíveis acontecem, mais o público se apaixona pela Família Toretto. Ao longo de 8 filmes da saga principal e um Spin Off, a família já saltou de prédio em prédio com um carro, desviou um míssil com as mãos, enfrentou um super-humano e tirou racha com um avião.

Missão: ImpossívelImpossívelTida por muitos (inclusive por mim) como a melhor franquia de ação da atualidade, Missão: Impossível teve uma trilogia inicial louvada por público e crítica. Mas, ao contrário de algumas franquias que não se sustentam após os três primeiros capítulos, a saga do agente secreto Ethan Hunt (Tom Cruise) ganhou um novo fôlego com o filme 4, Protocolo Fantasma, que ousou ao trazer cenas de ação cada vez mais impossíveis e fantásticas, como a perseguição em uma tempestade de areia, lutas em um penhasco íngreme, acidentes de moto que não resultam em nenhum arranhão. Mas há de se comentar uma coisa. As cenas mais “impossíveis” da franquia, como escalar o prédio mais alto do mundo, pular de um prédio para outro e invadir um avião de carga em decolagem foram realmente gravadas por Tom Cruise. Então, será que são tão impossíveis assim?

Indiana Jonesindiana jones and the last crusade 1575546725O aventureiro mais famoso dos cinemas sempre pareceu estar inserido no mundo normal. Mesmo com todos os artefatos de poderes sobrenaturais, como a arca da aliança, as pedras Sankara, o Santo Graal e a Caveira de Cristal, as coisas mais difíceis de acreditar eram justamente as acrobacias de Indy (Harrison Ford) e seus amigos, como explodir uma moto em movimento atravessando um mastro de bandeira no aro, sobreviver a uma explosão nuclear dentro de uma geladeira, pular de um avião e escorregar por uma montanha em um bote inflável, ficar a poucos metros da lava e não pegar fogo,se balançar em cipós com macacos prego e derrubar um pilar egípcio sem ser soterrado pela areia.

InvasãoInvasãoTalvez a franquia menos querida dessa lista, a saga Invasão começou em 2013 com Invasão à Casa Branca e sabe Deus como rendeu mais duas continuações, Invasão à Londres e Invasão ao Serviço Secreto. Eles trazem Gerard Butler como o agente secreto protagonista de diversos atentados contra os Estados Unidos, Londres e, por fim, contra ele mesmo. É uma trilogia baseada nas “mentiradas” clássicas, como sobreviver a tiros, explosões, acidentes, aeronaves sem nenhum tipo de arranhão e sair como o herói sem reconhecimento.

RamboRambo III Sylvester Stallone horseback molotov cocktailA franquia Rambo é difícil demais de entender. Ela começou com uma crítica fantástica ao descaso do governo americano com os veteranos de guerra, que arriscaram suas vidas pelos interesses políticos do país, e vivem as consequências disso enquanto são ignorados por quem deveria cuidar deles. Claro que desde o primeiro filme já havia toda a violência impossível do “exército de um homem só” interpretado por Sylvester Stallone, mas conforme a franquia foi crescendo, John Rambo foi perdendo aquela ideologia inicial e virou simplesmente uma máquina de matar, sem sentido e cada vez mais violento. E quanto mais violento, mais coisas impossíveis ele faz, como invadir bases asiáticas e arrancar jugulares sem sofrer danos, se manter isolado da tecnologia e derrubar veículos de guerra com suas mãos e armas. O maior exemplo disso é o último filme, lançado no ano passado, em que mostrava Rambo brincando de Esqueceram de Mim contra bandidos imigrantes. Se comparar o Rambo do primeiro filme com o do último filme, mal dá para dizer que são o mesmo personagem.

Esqueceram de MimHomeA saga do jovem Kevin McCallister, interpretado por Macaulay Culkin, que é constantemente esquecido por seus pais em viagens de família traz diversas coisas impossíveis. A primeira delas é como a família McCallister não recebeu UMA visita do Conselho Tutelar até hoje? Sério mesmo, eles já esqueceram o menino em casa, perderam ele em Nova Iorque. Prêmio de piores pais para eles. Outra coisa é que eles usam a lógica da violência dos desenhos animados, em que os bandidos sofrem nas mãos de Kevin, mas não morrer nem se ferem gravemente. Há alguns anos, a Netflix lançou um filme chamado A Babá, que é praticamente um Esqueceram de Mim, no qual os bandidos vão morrendo da forma mais explícita possível a cada armadilha do pequeno protagonista. Além disso, também mostra adultos agindo com naturalidade a uma criança pequena perambulando por aí sem estar acompanhada de um adulto responsável – se bem que, no caso dos McCallister, seriam adultos irresponsáveis.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS