quinta-feira, março 28, 2024

[EXCLUSIVO] ‘Artemis Fowl’: Filme traz referências de Shakespeare, revela o diretor

A plataforma Disney+ já está disponível no Brasil e um dos principais lançamento da gigante do streaming em 2020 foi justamente a adaptação da saga de livros ‘Artemis Fowl‘.

Já presente no catálogo digital da Casa do Mickey, a produção explora o universo fantástico do jovem Artemis Fowl, o último descendente de uma lendária família de criminosos.

E durante uma entrevista EXCLUSIVA à nossa jornalista e crítica Rafa Gomes, o cineasta Kenneth Branagh compartilhou como funcionou o processo de construção criativa da adaptação.

Para construir toda a estética e o conceito mais extravagante da produção, o cineasta recorreu à referências clássicas do meio artístico cultural, como as ilustrações de Arthur Rackham, responsável pelas histórias de Cinderela e Alice no País das Maravilhas.

Indo mais além, Branagh voltou-se para o aclamado poeta, dramaturgo e ator William Shakespeare, como uma grande referência para a construção do mundo de Artemis Fowl. E segundo ele, a peça Sonho de uma Noite de Verão foi um dos trabalhos do lendário escritor que serviu como referencial:

“Além dos livros e da graphic novel que Eoin Colfer criou, nós também fomos às ilustrações vitorianas de Arthur Rackman, um ótimo ilustrador responsável por histórias como Cinderela e Alice no País das Maravilhas. E elas possuem essa incrível qualidade a lá Sonho de uma Noite de Verão, com suas artes e pinturas feitas em aquarela. Há uma cena no filme, em que a Holly aterrissa no topo de uma montanha, que foi muito influenciada pelo trabalho de Arthur e também pela noção das fadas shakespearianas. Obviamente que na obra de Shakespeare isso ganha proporções diferenciadas – que não caberiam em um filme da Disney, mas sim, as referências estão lá”.

Ao longo do bate papo, Branagh ainda refletiu sobre qual o diferencial de Artemis Fowl, que se contrasta dos demais heróis literários que surgiram na mesma época, como Harry Potter e Percy Jackson:

“Em contraste com Harry Potter, a narrativa de Artemis vai para um caminho não gótico e mais puxado para o irlandês, que é um pouco mais irreverente e mais inusitado. Eu gosto dessas características presentes na trama”.

Não deixe de assistir:

Artemis Fowl: O Mundo Secreto‘ traz as aventuras de um garoto de 12 anos, o último descendente de uma lendária família do crime prestes a desaparecer. Com a ajuda de seu guarda-costas, ele planeja uma maneira de retomar a antiga glória dos Fowls: Sequestrar uma fada e exigir resgate. Entretanto, o jovem não desconfia que as fadas também têm seus recursos, incluindo uma perigosa polícia do mundo fantástico.

O novato Ferdia Shaw interpretará o personagem principal. Josh Gad será Mulch Diggums, um anão leal apenas a ele mesmo. Judi Dench será a comandante Root, que lidera a força policial das fadas. Lara McDonnell será a Capitã Holly Short, uma heroína entre os elfos. Por fim, Nonso Anozie será o guarda-costas de Artemis, Butler.

O longa traz Kenneth Branagh (‘Assassinato No Expresso do Oriente’) na direção.

A franquia conta com 8 livros e foi uma das primeiras a se beneficiar da onda de popularidade do gênero de fantasia infanto-juvenil iniciada por Harry Potter.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS