quinta-feira, abril 18, 2024

EXCLUSIVO! ‘Law & Order: SVU’: Série foi fundamental para o movimento #MeToo, afirma ator

No ar desde 1999, a aclamada  série ‘Law & Order: Special Victims Unit‘ tem sido palco para denúncias e debates profundos a respeito de crimes como violência doméstica, abuso de menor, assédio e abuso sexual.

Trazendo relatos originados nas manchetes dos jornais e nos telejornais, a série foi pioneira ao abordar estes crimes na televisão norte-americana, exercendo um impacto realmente genuíno no movimento #MeToo, iniciado em 2017, a partir das inúmeras denúncias de abuso e assédio sexual contra o aclamado produtor de cinema, Harvey Weinstein.

E em uma entrevista EXCLUSIVA ao CinePOP, o astro Peter Scanavino falou abertamente sobre o assunto com nossa jornalista Rafa Gomes, refletindo sobre a importância social da série, que estreia sua 20ª temporada nesta terça-feira (23), às 22h, na Universal TV.

Segundo o intérprete do detetive Dominick Carisi, ‘SVU’ foi vanguardista, reverberando na sucessão de denúncias, vindas tanto do ramo do entretenimento, como de todas as demais áreas profissionais.

Disse:

“Com certeza, a série foi pioneira. Eu acho que ‘SVU’ foi uma das primeiras a se sentir confortável em reportar sobre abuso sexual, trazendo para as telas essa conversa, relatando a história de tantas sobreviventes e abrindo caminhos para soluções e mudanças”.

Scanavino ainda falou sobre o fato do roteiro ser inspirado em circunstâncias reais, afirmando que ‘Law & Order: SVU‘ criou um ambiente saudável para discussões abertas sobre estes problemas:

“Eu creio que a série conseguiu fazer isso. Um dos aspectos de grande sucesso de ‘SVU’ é justamente o fato dela mostrar vários pontos de vista nos gabinetes dos detetives. Por exemplo, nós não podemos discutir sobre o que cada um é capaz ou não de fazer e essa é uma daquelas áreas mais turvas e um dos aspectos mais ambíguos do nosso trabalho e eu acho que a série funciona muito bem nesse sentido, trazendo vários pontos de vista e abrindo o debate para alguns assuntos como abuso sexual, abuso de menor e violência doméstica. Então, eu creio que isso é bom, pois a partir da produção, podemos ter uma conversa nacional sobre essas temáticas”.

Peter Scanavino foi ainda mais longe, ao refletir sobre o impacto sócio político que ‘SVU’ conquistou ao longo dos anos, indo muito além de uma produção que visa apenas o entretenimento:

“Como atores que interpretam situações extraídas de contextos reais, manchetes de jornais e da TV, eu penso que nos dá um enorme senso de responsabilidade, de que você deve ser verdadeiro ao material. Você não quer ser alguém que tira proveito disso. As experiências da ficção são baseadas em pessoas que estão enfrentando circunstâncias profundamente dolorosas. Acho que é necessário ter uma responsabilidade de ser sensível e não ser leviano com algo tão sério assim”.

 

Na série, Olivia Benson e sua equipe de elite do departamento de polícia de Nova York investiga crimes, incluindo agressão sexual, abuso infantil e violência doméstica.

Não deixe de assistir:

A 19ª temporada registrou uma média de 1.28 na demo.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS