quinta-feira, abril 18, 2024

Terra Prometida

UM HOMEM DE TALENTO

Lançado no fim do ano passado nos Estados Unidos, Terra Prometida marca a volta do grande cineasta americano Gus Van Sant (Gênio Indomável, Milk e Elefante). Van Sant esteve no Festival do Rio 2011 com o ótimo drama Inquietos. Agora, o diretor retorna dois anos depois oferecendo essa produção sobre um tema não muito conhecido do grande público: a fraturação hidráulica, conhecida nos EUA como “Fracking”. O ato envolve a perfuração do solo, e a injeção de fluidos a uma pressão muito elevada, a fim de fraturar rochas de xisto e liberar o gás natural. O procedimento é considerado uma técnica muito arriscada e geralmente é pouco recomendada.

Terra Prometida estava programado para ser o primeiro filme como diretor do astro Matt Damon. Por motivo de agenda, e refilmagem de cenas de um projeto no qual o ator estava vinculado, Damon passou a oportunidade e se ateve apenas ao trabalho de ator na produção. Para o comando da obra, o ator chamou seu amigo de longa data, que o comandou em filmes como Gênio Indomável (1997) e no experimental Gerry (2002). Terra Prometida também marca por outro importante fator, esse é o segundo filme dirigido por Van Sant e estrelado por Damon, no qual o ator foi o roteirista, ao lado de um jovem talento e amigo pessoal.

2

Dessa vez, sai Ben Affleck, parceiro de escrita de Damon em Gênio Indomável, e entra John Krasinski (da série The Office). Como é sabido, Damon é um ator politizado, e consciente ecologicamente. Terra Prometida é um projeto muito íntimo para o astro, que realmente acredita na obra e a promove com coração. O curioso, no entanto, é que no filme Damon é, inicialmente ao menos, o antagonista. Funcionário de uma grande empresa de gás americana, cuja função é convencer as autoridades, e os moradores de uma pequena cidade a aceitarem o método de extração que têm a oferecer. A tarefa do sujeito mostra-se não tão fácil.

Um morador local, papel do veterano Hal Holbrook (Lincoln), de 88 anos, é o primeiro a combatê-lo. Atualmente um professor na cidade, o sujeito tem um passado que o torna mais do que entendido no assunto, sabendo muito bem os riscos de tal operação. E depois, a chegada de um agressivo militante do Green Peace, vivido por Krasinski, começa a tirar o sono do desesperado protagonista. O personagem de Krasinski sabe dos riscos que o procedimento trará aos animais do local, como cavalos e vacas. Muitos animais inclusive morreram nas proximidades de locais que fizeram uso do processo. O emprego do personagem de Damon está em risco, caso ele não faça a venda para a cidadezinha.

3

Para isso, ele conta com a ajuda de uma parceira experiente, vivida por Frances McDormand (Moonrise Kingdom). Fechando o elenco principal temos um nome em ascensão dentro do cinema americano, Rosemarie DeWitt vem de produções independentes como A Irmã da Sua Irmã e O Casamento de Rachel (2008), mas começa a adentrar o cinema mainstream. Ela está escalada para ser a protagonista na refilmagem do terror Poltergeist. No filme, a atriz vive uma das moradoras da cidadezinha, que acaba se metendo num triângulo amoroso inadvertido, com os rivais profissionais.

4

Terra Prometida tem toda a estrutura de clássicos do cinema de Hollywood. O tema central é a redenção. O protagonista de Damon apenas deseja fazer seu trabalho, e cumprir sua missão. Até começar a perceber, e pensar por si próprio, que talvez não esteja do lado certo do jogo. O filme é aconchegante e sincero o suficiente para agradar a todos. Tem a mente e o coração no lugar certo. E apesar de apresentar uma estrutura relativamente batida, usa como tema um assunto não muito conhecido do grande público, e a ele faz o favor de informar. Terra Prometida é agradável, possui boas performances, e elementos suficientes para ser recomendado.

Mais notícias...

Artigo anterior
Próximo artigo

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS