domingo , 22 dezembro , 2024

Festival do Rio 2015 divulga seus filmes

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Durante 15 dias o Rio de Janeiro será a capital oficial do cinema. O Festival do Rio vai apresentar cerca de 250 filmes de mais de 60 países, exibidos em 20 locais por toda a cidade, receber profissionais do audiovisual para palestras e workshops no RioMarket, realizar debates no Cine Encontro e muito mais.

Festival do Rio tem a honra de abrir sua 17ª edição no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Odeon, com a exibição do aguardado Chico: Artista Brasileiro, de Miguel Faria Jr. O longa acompanha o cantor e compositor Chico Buarque na montagem de um show com convidados, mostrando seu cotidiano, seu método de trabalho, seu processo criativo e sua trajetória.



A partir do dia 2 de outubro, o público vai poder conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.

São mais de 250 filmes espalhados por cerca de 15 mostras, entre eles, filmes de mestres como Nanni Moretti (Mia madre), Wim Wenders (Tudo vai ficar bem), Aleksandr Sokurov (Francofonia), Jerzy Skolimowski (11 minutos), Phillippe Garrel (À sombra de uma mulher), Frederick Wiseman (Em Jackson Heights), Hong Sangsoo (com 2 filmes: Lugar certo, história erradaMontanha da liberdade), Amos Gitai (Rabin, The Last Day), Chantal Akerman (Não é um filme caseiro), Takashi Miike (Apocalipse Yakuza), Tsai Ming-liang (À tarde), Irmãos Taviani (Maravilhoso Boccacio), Arturo Ripstein (Rua da Amargura), Albert Maysles (com 2 filmes: Em trânsitoIris, uma vida de estilo), Johnnie To (Escritório), Carlos Saura (Argentina), entre outros.

Assista também:
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O Festival exibe ainda os highlights da safra 2015, com obras premiadas e exibidas nos mais importantes festivais do mundo, de diretores como: Denis Villeneuve (Sicario: Terra de ninguém), Michel Gondry (Micróbio & Gasolina), Matteo Garrone (O conto dos contos), Robert Zemeckis (A travessia), Sharunas Bartas (Paz para nós em nossos sonhos), Yorgos Lanthimos (The Lobster), José Luis Guerín (A academia das musas), Alex Ross Perry (Rainha do mundo), Maïwenn (Mon Roi), Sebastian Silva (Nasty Baby), Radu Muntean (No andar debaixo), Thomas Vinterberg (Longe deste insensato mundo), Guillermo Del Toro (A Colina Escarlate), Kim Ki-Duk (Stop), Catherine Hardwicke (Miss You Already), Catherine Corsini (A bela Estação), Joaquim Pinto e Nuno Leonel (Rabo de peixe), James Ponsoldt (O final da turnê), Joachim Lafosse (Les Chevaliers Blancs), Stanley Nelson (Os panteras negras: vanguarda da revolução), Cesc Gay (Truman, com Ricardo Darín), Patricia Riggen (Os 33, com Rodrigo Santoro), o projeto coletivo de Gael García Bernal, com episódios também dirigidos por Lucrecia Martel, Flavia Castro e Eryk Rocha, A aula vazia (outros títulos abaixo).

Além das mostras já conhecidas Panorama do Cinema Mundial, Expectativa 2015Première Brasil, Première Latina, Fronteiras, Midnight, Midnight Docs, Film Doc, Geração, Itinerários UnicosMeio Ambiente, o Festival vai dedicar mostras especiais a raridades do Noir Mexicano, ao gênio Orson Welles, às famosas produções de animação do Estúdio Ghibli e aos Grandes Mestres do Cinema. Pelo segundo ano, o Prêmio Felix vai eleger o melhor filme de temática LGBTQ de toda a programação, escolhido por um júri oficial.

O diretor Hal Hartley, considerado um dos cineastas mais criativos do cinema independente americano dos anos 90 vem ao Rio especialmente para participar da mostra Lição de Cinema com Hal Hartley, em que ele participa de uma aula aberta ao público e apresenta 3 de seus filmes, Flerte, Simples Desejo e Ned Rifle, sua mais recente produção.

Os debates e sessões com presença de convidados também se tornaram parte essencial do programação: “Um dos nossos objetivos é buscar uma aproximação cada vez maior entre público e nossos convidados. Por essa razão, além do já tradicional Cine Encontro, vamos promover palestras, conversas e apresentações no OdeonCCBBCCJFInstituto Moreira Salles e outros cinemas do circuito’, anuncia Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival.

O Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cine Odeon volta a integrar o circuito do Festival, exibindo sessões populares da Première Brasil e do Cine Encontro – um dos eventos mais esperados pelo grande público. No Cine Encontro, os espectadores tem a oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico.

Cinépolis Lagoon será o cinema oficial das sessões de gala da Première Brasil e das sessões com presença de diretores e atores.

Além dos cinemas Kinoplex São Luiz e Roxy, salas do Circuito NET Estação, Jóia, Museu da República, CCBB, CCJF e Ponto Cine a Cinemateca do MAM retorna ao circuito com programação especial.  O circuito completo será divulgado posteriormente.

RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, vai oferecer os aguardados RioSeminars, Workshops & Master Classes (com consagrados profissionais da indústria) e as Rodadas de Negócios (reuniões com a participação de produtores, distribuidores, programadores e “sales agents” nacionais e internacionais das áreas de cinema, televisão e mídias digitais).

Durante nove dias de programação, produtores, roteiristas, diretores, autoridades, advogados, técnicos e profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional se reunirão para trocar informações e discutir sobre o mercado audiovisual com o público.  Serão mais de 45 mesas de debates e mais de 15 Workshops e Master Classes, entre atividades pagas e gratuitas, em uma programação repleta de novidades com o que há de mais atual e importante no cinema e TV.

A nova sede do RioMarket e outras atividades do Festival do Rio será no Colégio Brasileiro de Altos Estudos – UFRJ, situado à Avenida Rui Barbosa, 762, no Flamengo.

Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.

O Festival do Rio é realizado com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro & RioFilme, Petrobras e BNDES; copatrocínios da Globo Filmes e Oi; Ministério da Cultura (Lei Rouanet), Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro (ICMS) e demais parceiros e apoiadores.

Títulos e mostras:

Filme de Abertura
– Chico – Artista brasileiro (Chico – Brazilian Artist), de Miguel Faria Jr., Brasil

Panorama: Grandes Mestres do Cinema
– Tudo vai ficar bem (Every Thing Will Be Fine), de Wim Wenders, Alemanha/Canadá/França/Suécia/Noruega
– Mia madre, de Nanni Moretti, Itália/França
– Francofonia, de Aleksandr Sokurov, França/Alemanha/Holanda
– 11 minutos (11 minut), de Jerzy Skolimowski, Polônia/Irlanda
– À sombra de uma mulher (L’Ombre des Femmes), de Philippe Garrel, França
– Maravilhoso Boccacio (Maraviglioso Boccaccio), de Paolo Taviani, Vittorio Taviani, Itália/França
– Rabin, the Last Day, de Amos Gitai, Israel/França
– Em Jackson Heights (In Jackson Heights), de Frederick Wiseman, Estados Unidos
– Não é um filme caseiro (No Home Movie), de Chantal Akerman, Bélgica/França
– Lugar certo, história errada (Right Now, Wrong Then), de Hong Sangsoo, Coreia do Sul
– Montanha da liberdade (Hill of Freedom), de Hong Sangsoo, Coreia do Sul
– À tarde (Afternoon), de Tsai Ming-liang, China
– A rua da amargura (Bleak Street), de Arturo Ripstein, México/Espanha
– Um amor a cada esquina (She’s Funny That Way), de Peter Bogdanovich, Estados Unidos/Alemanha

– Argentina, de Carlos Saura, Argentina/Espanha/França
– Em trânsito (In Transit), de Albert Maysles, Lynn True, Nelson Walker, David Usui, Ben Wu, Estados Unidos

Panorama do Cinema Mundial
– Sicario: terra de ninguém (Sicario), de Denis Villeneuve, Estados Unidos
– O conto dos contos (Tale of Tales), de Matteo Garrone, Itália/França
– O final da turnê (The End of the Tour), de James Ponsoldt, Estados Unidos
– The Lobster, de Yorgos Lanthimos, Irlanda/Reino Unido/França/Grécia/Holanda
– Mon Roi, de Maïwenn, França
– Micróbio & Gasolina (Microbe & Gasoline), de Michel Gondry, França
– Malala (He Named Me Malala), de Davis Guggenheim, Estados Unidos
– Rainha do mundo (Queen of Earth), de Alex Ross Perry, Estados Unidos
– Ned Rifle, de Hal Hartley, Estados Unidos
– Miss You Already, de Catherine Hardwicke, Reino Unido
– Sr. Holmes (Mr. Holmes), de Bill Condon, Reino Unido
– A bela estação (La Belle Saison), de Catherine Corsini, França
– Truman, de Cesc Gay, Espanha/Argentina
– Je suis Charlie, de Daniel Leconte, Emmanuel Leconte, França
– Love & mercy, de Bill Pohlad, Estados Unidos
– Per amor vostro, de Giuseppe M. Gaudino, Itália/França
– Les Chevaliers Blancs, de Joachim Lafosse, Bélgica/França
– Rabo de peixe, de Joaquim Pinto, Nuno Leonel, Portugal
– Resultados (Results), de Andrew Bujalski, Estados Unidos
– Nasty Baby, de Sebastian Silva, Estados Unidos
– Grandma, de Paul Weitz, Estados Unidos
– Brasil vs Brasil, de Marcos Prado, Brasil
– Eu sou Michael (I am Michael), de Justin Kelly, Estados Unidos
– Longe deste insensato mundo (Far from the Madding Crowd), de Thomas Vinterberg, Estados Unidos/Reino Unido
– Os 33 (Los 33), de Patricia Riggen, Chile
– O outro lado (The Other Side), de Roberto Minervini, França/Itália/Estados Unidos
– No andar debaixo (One Floor Below), de Radu Muntean, Romênia
– Madonna, de Su-Won Shin, Coreia do Sul
– Fatima, de Philippe Faucon, França
– Paz para nós em nossos sonhos (Peace to Us in Our Dreams), de Sharunas Bartas, Lituânia/França/Rússia
– Stop, Kim Ki-Duk, Coreia do Sul/Japão
– Bombay Velvet, de Anurag Kashyap, Índia
– A travessia (The Walk), de Robert Zemeckis, Estados Unidos
– Aqui em Lisboa, de Denis Côté, Dominga Sotomayor, Gabriel Abrantes, Marie Losier, Portugal/Canadá/França/Chile
– Pecados antigos, longas sombras (La Isla Mínima), de Alberto Rodríguez, Espanha
– A academia das musas (L’Accademia delle Muse), de José Luis Guerín, Espanha
– Ruth & Alex (5 Flights Up), de Richard Loncraine, Estados Unidos
– A linguagem do coração (Marie’s Story), de Jean-Pierre Améris, França
– Depois de tudo (Through It All), de João Araújo, Brasil

Expectativa 2015
– Cinco graças (Mustang), de Deniz Gamze Ergüven, França/Alemanha/Turquia
– Tangerina (Tangerine), de Sean Baker, Estados Unidos
– Necktie Youth, de Sibs Shongwe-La Mer, África do Sul
– Dope, de Rick Famuyiwa , Estados Unidos
– Eu, você e a garota que vai morrer (Me and Earl and the Dying Girl), de Alfonso Gomez-Rejon, Estados Unidos
– The diary of a teenage girl, de Marielle Heller, Estados Unidos
– Coro (Chorus), de François Delisle, Canadá
– Tikkun, de Avishai Sivan, Israel
– Bela e perdida (Bella e perduta), de Pietro Marcello, Itália
H., de  Rania Attieh, Daniel Garcia, Estados Unidos/Argentina
– Tribunal (Court), de Chaitanya Tamhane, Índia
– Contando (Counting), de Jem Cohen, Estados Unidos
– Nahid, de Ida Panahandeh, Irã
– O quarto código (The Fourth Direction), de Gurvinder Singh, Índia/França
– Transtorno (Disorder), de Alice Winocour, França
– Mediterrânea (Mediterranea), de Jonas Carpignano, Itália/França /Estados Unidos/Alemanha/Qatar
– Paraíso fétido (Stinking Heaven), de Nathan Silver,Estados Unidos
– Eu, Soldado (I am a Soldier), de Laurent Larivière, França/Bélgica
– Cavalo negro (The Dark Horse) , de James Napier Robertson, Nova Zelândia
– Febre ondulante (Undulant Fever), de Ando Hiroshi, Japão
– In natura (Out of Nature), de Ole Giæver, Marte Vold, Noruega
– 10 anos, divorciada (I Am Nojoom, Age 10 and Divorced), de Khadija Al-Salami, Iêmen
– Dégradé, de Arab Nasser, Tarzan Nasser, França/Palestina
– Estórias de nossas vidas (Stories of Our Lives), de Jim Chuchu, Quênia
– Short Skin, de Duccio Chiarini, Itália
– Sangue francês (Un Français), de Diastème, França
– Zoom, de Pedro Morelli, Brasil/Canada
– Dora ou as neuroses sexuais de nossos pais (Dora or The Sexual Neuroses of Our Parents), de Stina Werenfels, Suíça/Alemanha
– Aos 14 (Being 14), de Helene Zimmer, França
– Koza, de Ivan Ostrochovský, Eslováquia/República Tcheca
– Sol a pino (The High Sun), de Dalibor Matanic, Croácia/Eslovênia /Sérvia
– Gigante adormecido (Sleeping Giant), de Andrew Cividino, Canadá
– Como gente grande (Learn by Heart), de Mathieu Vadepied, França
– Sem ar (Tiempo sin Aire), de Samuel Martín Mateos, Andrés Luque Pérez, Espanha
– Sem fronteiras (Borderless), de Amirhossein Asgari , Irã
– Os exilados românticos (Los Exiliados Románticos ), de Jonás Trueba, Espanha
– Streetkids United II, as meninas do Rio (Streetkids United II, The Girls From Rio), de Maria Clara Costa, Brasil/Holanda/Reino Unido
– Filhos de Bach, de Ansgar Ahlers, Alemanha/Brasil
Ninguém ama ninguém… Por mais de dois anos (No One Loves Anyone… For More Than Two Years), de Clovis Mello, Brasil
– Quanto tempo o tempo tem (Transtime), de Adriana L. Dutra, Brasil
– Dá licença de contar (Stories of Samba), de Pedro Serrano, Brasil
– Pêras (Pears), de Karen Sztajnberg, Estados Unidos
– Rebelião (Riot), de Nathan Silver, Estados Unidos

Première Latina
– Sociedade indiferente (Un monstruo de mil cabezas), de Rodrigo Plá, México
– 600 Millas, de Gabriel Ripstein, México
– O incêndio (El Incendio), de Juan Schnitman, Argentina
– As escolhidas (Las Elegidas), de David Pablos, México
– Paulina, de Santiago Mitre, Argentina/Brasil/França
– Allende meu avô Allende (Allende mi abuelo Allende), de Marcia Tambutti Allende, Chile/México
– Te prometo anarquia (Te Prometo Anarquía), de Julio Hernández Cordón, México/Alemanha
– A obra do século (La Obra del Siglo), de Carlos Machado Quintela, Cuba/Argentina/Suíça/Alemanha
– Lúcifer (Lucifer), de Gust Van den Berghe, México/Bélgica
– A aula vazia (El Aula Vacía), de Gael García Bernal, Flavia Castro, Mariana Chenillo, Pablo Fendrik, Carlos Gaviria, Tatiana Huezo, Lucrecia Martel, Nicolás Pereda, Eryk Rocha, Pablo Stoll, Daniel e Diego Veja, México/Argentina/Brasil/Colômbia/El Salvador
– Viagem (Viaje), de Paz Fabrega, Costa Rica
– O homem novo (El Hombre Nuevo), de Aldo Garay, Uruguai/Chile/Nicarágua
– Hilda, de Andrés Clariond Rangel, México
– Sozinhos (Solos), de Joanna Lombardi, Peru
– Aurora, de Rodrigo Sepúlveda, Chile
– O silêncio do rio (El Silencio del Río), de Carlos Tribiño Mamby, Colômbia/Uruguai/França
– O caçador de estátuas (Rastreador de estatuas), de Jeronimo Rodriguez, Chile
– Semana santa, de Alejandra Márquez Abella, México
– A terra vermelha (La Tierra Roja), de Diego Martínez Vignatti, Bélgica/Argentina/Brasil

Midnight Movies
– Apocalipse yakuza (Yakuza Apocalypse), de Takashi Miike, Japão
– A Colina Escarlate (Crimson Peak), de Guillermo Del Toro, Estados Unidos
– Escritório (Office), de Johnnie To, Hong Kong/China
– Green Room, de Jeremy Saulnier, Estados Unidos
– Entertainment (Rick Alverson), Estados Unidos
– O pesadelo – Paralisia do sono (The Nightmare), de Rodney Ascher, Estados Unidos
– Paz & Amor (Love & Peace), de Sion Sono, Japão
– Endorfina (Endorphine), de Andre Turpin, Canadá
– Der Nachtmahr: seu pior pesadelo (Der Nachtmahr), de Akiz, Alemanha
– As fábulas negras (The Black Fables), de Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf, José Mojica Marins, Brasil
– Schneider vs. Bax, de Alex van Warmerdam, Holanda/Bélgica
– Straight outta compton – a história do N.W.A. (Straight Outta Compton), de F. Gary Gray, Estados Unidos
– Kiri – Profissão: assassino (Kiri – Profession: Assassin), de Koichi Sakamoto, Japão, Estados Unidos
– HOMENAGEM A WES CRAVEN: Pânico (Scream), de Wes Craven, Estados Unidos
– 25 ANOS DE LUA DE CRISTAL!: Lua de cristal, de Tizuka Yamasaki, Brasil

Midnight Docs
– MIDNIGHT DOCS MÚSICA: The Reflektor Tapes, de Kahlil Joseph, de Reino Unido
– MIDNIGHT DOCS MÚSICAJanis Joplin: Little Girl Blue (Janis: Little Girl Blue), de Amy Berg, Estados Unidos
– MIDNIGHT DOCS MÚSICA: James Brown: Mr. Dynamite (Mr. Dynamite: The Rise of James Brown), de Alex Gibney, Estados Unidos
– Cartel Land, de Matthew Heineman, Estados Unidos/México
– Os irmãos lobo (The Wolfpack), de Crystal Moselle, Estados Unidos
– Going Clear: Scientology and the Prison of Belief, de Alex Gibney, Estados Unidos
– O mundo de Daniel (Daniel’s World), de Veronika Lišková, República Tcheca

Obrigado por jogar (Thank You For Playing), de David Osit, Malika Zouhali-Worrall, Estados Unidos
– Melhores inimigos (Best of Enemies), de Morgan Neville, Robert Gordon, Estados Unidos
– O pica pau russo (The Russian Woodpecker), de Chad Gracia, Reino Unido/Ucrânia/Estados Unidos
– Batalhas (Battles), de Isabelle Tollenaere, Bélgica/Holanda
– Cárcere 4614: Prisioneiros do fetiche (Prison System 4614), de Jan Soldat, Alemanha
– Cockpit (The Cockpit), de Sho Miyake, Japão
– Stand by for tape back-up: memória em VHS (Stand by for Tape Back-up), de Ross Sutherland , Reino Unido
– Copycat, de Charlie Lyne, Reino Unido

Fronteiras
– Apanhadora de sonhos (Dreamcatcher), de Kim Longinotto, Reino Unido/Estados Unidos
– Os panteras negras: vanguarda da revolução (The Black Panthers: Vanguard of the Revolution), de Stanley Nelson, Estados Unidos
– O peso do silêncio (The Look of Silence), de Joshua Oppenheimer, Anônimo, Dinamarca/Finlândia/Indonésia/Noruega/Reino Unido
– Chicas nuevas 24 horas, de Mabel Lozano, Espanha/Paraguai/Argentina/Colômbia/Peru
– Filha da Índia (India’s Daughter), de Leslee Udwin, Reino Unido/Índia
– Terra natal (Iraque ano zero) parte I – antes da queda (Homeland (Iraq Year Zero) Part I – Before the Fall), de Abbas Fahdel, Iraque/França
– Terra natal (Iraque ano zero) parte II – depois da batalha (Homeland (Iraq Year Zero) Part II – After the Battle), de Abbas Fahdel, Iraque/França
– Speed sisters: irmãs na velocidade (Speed Sisters), de Amber Fares, Palestina/Estados Unidos/Qatar/Reino Unido/Dinamarca
– Terão de nos matar primeiro (They Will Have to Kill Us First), de Johanna Schwartz, Reino Unido

Entre fiéis (Among the Believers), de Mohammed Naqvi, Hemal Trivedi, Paquistão/Estados Unidos
– Dr. Mukwege: o homem que conserta mulheres (The Man Who Mends Women), de Thierry Michel, Bélgica
– K2 e os lacaios invisíveis (K2 and the Invisible Footmen), de Iara Lee, Estados Unidos
– Istambul: crônica de uma revolta (Chronik einer Revolte – Ein Jahr Istanbul), de Biene Pilavci, Ayla Gottschlich, Alemanha
– A marcha dos elefantes brancos (The March of the White Elephants), de Craig Tanner
– Levante! (Uprising!), de Susanna Lira, Barney Lankester-Owen, Brasil

Itinerários Únicos
– Peggy Guggenheim – Paixão por arte (Peggy Guggenheim – Art Addict), de – Lisa Immordino Vreeland, Estados Unidos/Reino Unido/Itália
– Bem-vinda a esta casa (Welcome to this House), de Barbara Hammer, Estados Unidos/Canadá/Brasil
– Doug Aitken – de estação em estação (Station to Station), de Doug Aitken, de Estados Unidos
– Troublemakers, a história da Land Art, de James Crump, Estados Unidos
– Cozinhando o melhor do mundo: El Celler de Can Roca (Cooking Up a Tribute), de Luis González, Andrea Gómez, Espanha
– Iris, uma vida de estilo (Iris), de Albert Maysles, Estados Unidos
– O culto a J.T. Leroy (The Cult of J.T. LeRoy), de Marjorie Sturm, Estados Unidos
– Sentimentos são fatos – a vida de Yvonne Rainer (Feelings Are Facts: The Life of Yvonne Rainer), de Jack Walsh, Estados Unidos
– Um conto de bailarina (A Ballerina’s Tale), de Nelson George, Estados Unidos
– Hockney, de Randall Wright, Reino Unido
– Paco de Lucía, a busca (Paco de Lucía, La Búsqueda), de Francisco Sánchez Varela, Espanha
– Dândi Negro – Uma beleza política (Black dandy, une beauté politique), de Laurent Lunetta, França
– Jeff Koons, abrace seu passado (Jeff, Embrace Your Past), de Roger Teich, Estados Unidos
– Lygia Clark em Nova York (Lygia Clark in New York), de Daniela Thomas, Brasil
– Carmen – Life is a celebration, de Mauricio Branco, Brasil
– Xampy, de Paulo Menezes, Daniel Wierman, Brasil

Filme Doc
By Sidney Lumet, de Nancy Buirski, Estados Unidos

– Sembene! – O pai do cinema africano (Sembene!), de Samba Gadjigo, Jason Silverman, Estados Unidos/Senegal
– Fassbinder – Amor sem cobranças (Fassbinder – To Love Without Demands), de Christian Braad Thomsen, Dinamarca
Steve McQueen: o homem e a velocidade (Steve McQueen: The Man & Le Mans), de Gabriel Clarke, John McKenna, Reino Unido/Estados Unidos
– Uma verdade cintilante (A Flickering Truth), de Pietra Brettkelly, Nova Zelândia/Afeganistão

Meio Ambiente
– Naomi Klein: Isso muda tudo (This Changes Everything), de Avi Lewis, Canadá/Estados Unidos
– Humano (Human), de Yann Arthus-Bertrand, França
– Os Yes Man em revolta (The Yes Men Are Revolting), de Laura Nix, Andy Bichlbaum, Mike Bonanno, Estados Unidos
10 bilhões (10 Billion), de Peter Webber, Reino Unido
– Indian point: uma usina nuclear em Nova York (Indian Point), de Ivy Meeropol, Estados Unidos
– Açúcar! (That Sugar Film), de Damon Gameau, Austrália
– Contenção (Containment), de Peter Galison, Robb Moss, Estados Unidos
– Carvão branco (White Coal), de Georg Tiller, Áustria
A corrida contra a extinção (Racing Extinction), de Louie Psihoyos, Estados Unidos

Geração
– Happy end?, de Petra Clever, Alemanha
– 14+, de Andrey Zaytsev, Rússia
– Camelo celestial, de Yuriy Feting, Rússia
– O desejo de Jack (Jack’s Wish), de Anne de Clercq, Holanda
– Aviãozinho de papel (Paper Planes), de Robert Connolly, Austrália

Orson Welles
– Too much Johnson, de Orson Welles, Estados Unidos
– Soberba (The Magnificent Ambersons), de Orson Welles, Estados Unidos
– Falstaff – o toque da meia noite (Chimes at Midnight), de Orson WellesEspanha/França/Suíça
– Wellesiana: raridades de Orson Welles (Wellesiana: Rare Welles’ Footage), de Orson Welles e outros
– Volta ao mundo com Orson Welles (Around the World with Orson Welles), de Orson Welles, Reino Unido
– Otelo (Otello), de Orson Welles, Estados Unidos/Itália/Marrocos/França
– DOCUMENTARIOSOrson Welles, autópsia de uma lenda (Orson Welles, Shadows and Light), de Elisabeth Kapnist, França
– DOCUMENTARIOS: This Is Orson Welles, de Clara Kuperberg, Julia Kuperberg, França
– DOCUMENTARIOS: O mago: vida e obra de Orson Welles (Magician: The Astonishing Life and Work of Orson Welles), de Chuck Workman, Estados Unidos

O Mundo Ghibli
– As memórias de Marnie (When Marnie Was There), de Hiromasa Yonebayashi , Japão
– Meu amigo Totoro (My Neighbor Totoro), de Hayao Miyazaki, Japão
– Porco Rosso: o último herói romântico (Porco Rosso), de Hayao Miyazaki, Japão
– Meus vizinhos, os Yamadas (My Neighbors the Yamadas), de Isao Takahata, Japão
– O reino dos gatos (The Cat Returns), de Hiroyuki Morita, Japão
– Contos de terramar (Tales from Earthsea), de Goro Miyazaki, Japão
– Os pequeninos (The Secret World of Arrietty), de Hiromasa Yonebayashi, Japão
– Túmulo dos vagalumes (Grave of the Fireflies), de Isao Takahata, Japão
– O castelo de cagliostro (O Castelo de Cagliostro), de Hayao Miyazaki, Japão

Lição de Cinema com Hal Hartley
– Ned Rifle
, de Hal Hartley, Estados Unidos
– Flerte (Flirt), de Hal Hartley, Estados Unidos/Alemanha/Japão
– Simples desejo (Simple Men), de Hal Hartley, Itália/Reino Unido/Estados Unidos

Tesouros da Cinemateca
– Menino de engenho
(Plantation Boy), de Walter Lima Jr, Brasil

Cinema Noir Mexicano
– Outro amanhecer (Distinto Amanecer), de Julio Bracho, México
– A outra (La Outra), de Roberto Gavaldón, México
A deusa ajoelhada (La diosa arrodillada), de Roberto Gavaldón, México
– As riquezas do Diabo (Los dineros del diablo), de Alejandro Galindo, México
– Na palma de tua mão (En la palma de tu mano), de Roberto Gavaldón, México
– A noite avança (La noche avanza), de Roberto Gavaldón, México

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Première Brasil

LONGAS MOSTRAS COMPETITIVAS

Ficção (Fiction)
1.    Aspirantes (Hopefuls), de Ives Rosenfeld, 75 min (RJ)
2.    A Floresta Que se Move (The Moving Forest), de Vinícius Coimbra, 99 min (RJ) WP
3.    Beatriz (Beatriz), de Alberto Graça, 99 min (RJ) WP
4.    Boi Neon (Bull Down), de Gabriel Mascaro, 101 min (PE)
5.    Califórnia (California), de Marina Person, 85 min (SP) WP
6.    Campo Grande (Campo Grande), de Sandra Kogut, 109 min (RJ) WP
7.    Introdução à Música do Sangue (Introduction to the Music of Blood), de Luiz Carlos Lacerda, 95 min, (RJ)
8.    Mate-me Por Favor (Kill Me Please), de Anita Rocha da Silveira, 101 min (RJ)
9.    Mundo Cão (In Dog’s Words), de Marcos Jorge, 100 min (SP) WP
10. Nise – Coração da Loucura (Nise – The Heart of Madness), de Roberto Berliner, 109 min (RJ) WP
11. Órfãos do Eldorado (Orphans of Eldorado), de Guilherme Coelho, 96 min (RJ)
12. Quase Memória (Oblivious Memory), de Ruy Guerra, 95 min (RJ) WP
13. Tudo que Aprendemos Juntos (The Violin Teacher), de Sérgio Machado, 100 min (SP)

Documentário

1.    Betinho – A Esperança Equilibrista (Betinho – Hope on the Line), de Victor Lopes, 90 min (RJ) WP
2.    Cordilheiras no Mar: A Fúria do Fogo Bárbaro (Ridges in the Sea: The Fury of the Wild Fire), de Geneton Moraes Neto, 98 min (RJ)
3.    Crônica da Demolição (Chronicle of the Demolition), de Eduardo Ades, 89 min (RJ) WP
4.    Futuro Junho (Future June), de Maria Augusta Ramos, 100 min (RJ) WP
5.    Marias (Marias), de Joana Mariani, 73 min (SP) WP
6.    Mario Wallace Simonsen, Entre a Memória e a História (Mario Wallace Simonsen, Between Memory and History), de Ricardo Pinto e Silva, 110 min (SP) WP
7.    Olmo e a Gaivota (Olmo and The Seagull), de Petra Costa e Lea Glob, 82 min (SP)

Novos Rumos

1.    A Morte de J.P. Cuenca (The Death of J.P.Cuenca), de João Paulo Cuenca, 90 min (RJ) WP
2.    A Seita (The Sect), de André Antônio, 70 min (PE) WP
3.    Beira-Mar (Seashore), de Filipe Matzembacher & Marcio Reolon, 83 min (RS)
4.    Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois (Clarisse or something about us), de Petrus Cariry, 84 min (CE) WP
5.    Jonas (Jonah), de Lô Politi, 90 min (SP) WP
6.    Ralé (Ralé – The Lower Depths), de Helena Ignez, 73 min (SP) WP

MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS

Hors Concours

Ficção

  1. Através da Sombra (The other side of the Win), de Walter Lima Jr., 100 min (RJ) WP
  2. Em Três Atos, de Lúcia Murat, 76 min (RJ)
  3. A Frente Fria que a Chuva Traz (The Cold Front), de Neville D’Almeida,  80 minutos (RJ)

Documentário
1.    82 Minutos (82 Minutes), de Nelson Hoineff, 125 min (RJ) WP
2.    Andre Midani – do Vinil ao Download (A Brief History of Brazilian Music – Andre Midani, from Vinyl to Download), de Andrucha Waddington e Mini Kerti, 120 min (RJ)

Rio 450 Anos
1.     O Rio por Eles (Rio by Them), de Ernesto Rodrigues, 90 min (RJ) WP
2.     São Sebastião do Rio de Janeiro, a Formação de uma Cidade (São Sebastiao do Rio de Janeiro, Creating a City), de Juliana de Carvalho, 90 min (RJ) WP
3.     O Porto do Rio, de Pedro Évora, Luciana Bezerra, 85 min (SP) WP
Rio 450 Anos – CURTAS
1.    A Pedra Que Samba (A Rock That Sambas), de Camila Agustini e Roman Lechapelier, 12 min (RJ) DOC
2.    Projeto Beirute (Beirut), de Anna Azevedo, 15 min (RJ) DOC
3.    Solte os Bichos de Uma Vez! (Heads Will Roll!), de Marcelo Goulart, 11 min (RJ) DOC

Panorama
1.    Depois de Tudo, de João Araujo, 101 min (RJ) WP
2.    Brasil vs Brasil (Brasil vs Brasil), de Marcos Prado, 52 min (RJ) WP

Expectativa
1.    Ninguém Ama Ninguém… Por Mais de Dois Anos (No One Loves Anyone… For More Than Two Years), de Clovis Mello, 87 min (SP) WP
2.    Zoom (Zoom), de Pedro Morelli, 97 min (SP)
3.     Quanto Tempo o Tempo Tem (How Much Time Time Has), de Adriana L. Dutra, 80 min (RJ)
4.     Dá licença de contar, de Pedro Serrano (curta)

Fronteiras
1.    Levante! (Uprising!), de Susanna Lira e Barney Lankester-owen, 52 min (RJ)

Midnight
1.   As Fábulas Negras (The Black Fables), de Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf e José Mojica Marins, 93 min (ES)

Tesouro
1.       Menino de Engenho, de Walter Lima Jr, 110 min – 1965

CURTAS:

MOSTRAS COMPETITIVAS (COMPETITIVE SHOWS)

1.    Até a China (Sheeliton), de Marão, 15 min (RJ) DOC
2.     Cumieira (The Top Floor), de Diego Benevides, 13 min (PB) DOC
3.    Fantasia de Papel (Photonovels), de Tetê Mattos, 15 min (RJ) DOC
4.    Guida (Guida), de Rosana Urbes, 12 min (SP) FIC
5.    Mar de Fogo (Sea of Fire), de Joel Pizzini, 8 min (RJ) DOC
6.    Marrocos (Morocco), de Andrea Nero e Iajima Silena, 8 min (SP) DOC
7.    Olho-Urubu (Urubu-Eye), de André Guerreiro Lopes, 13 min (SP) FIC
8.    Pele de Pássaro (Bird Skin), de Clara Peltier, 15 min (RJ) DOC
9.    Serra do Caxambu (Serra do Caxambu), de Marcio Brito Neto, 15 min (RJ) DOC
10. Som Guia (Sound Guide), de Felipe Rocha, 15 min (RJ) FIC

Novos Rumos

1.    Escape From My Eyes (Escape From My Eyes), de Felipe Bragança, 30 min (RJ) DOC
2.    Imóvel (Still), de Isaac Pipano, 20 min (RJ) FIC
3.    Outubro Acabou (October is Over), de Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes, 24 min (RJ) FIC
4.    Tarântula (Tarantula), de Aly Muritiba, Marja Calafange, 20 min (PR) FIC

CURTAS EM MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS
Itinerários Únicos

1.    Lygia Clark em Nova York (Lygia Clark in New York), de Daniela Thomas, 26 min (RJ) DOC
2.    Xampy (Xampy), de Paulo Menezes e Daniel Wiermant, 25 min (SP) DOC


Festival do Rio 2015
De 1 a 14 de outubro

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CRÍTICAS

Festival do Rio 2015 divulga seus filmes

Durante 15 dias o Rio de Janeiro será a capital oficial do cinema. O Festival do Rio vai apresentar cerca de 250 filmes de mais de 60 países, exibidos em 20 locais por toda a cidade, receber profissionais do audiovisual para palestras e workshops no RioMarket, realizar debates no Cine Encontro e muito mais.

Festival do Rio tem a honra de abrir sua 17ª edição no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Odeon, com a exibição do aguardado Chico: Artista Brasileiro, de Miguel Faria Jr. O longa acompanha o cantor e compositor Chico Buarque na montagem de um show com convidados, mostrando seu cotidiano, seu método de trabalho, seu processo criativo e sua trajetória.

A partir do dia 2 de outubro, o público vai poder conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.

São mais de 250 filmes espalhados por cerca de 15 mostras, entre eles, filmes de mestres como Nanni Moretti (Mia madre), Wim Wenders (Tudo vai ficar bem), Aleksandr Sokurov (Francofonia), Jerzy Skolimowski (11 minutos), Phillippe Garrel (À sombra de uma mulher), Frederick Wiseman (Em Jackson Heights), Hong Sangsoo (com 2 filmes: Lugar certo, história erradaMontanha da liberdade), Amos Gitai (Rabin, The Last Day), Chantal Akerman (Não é um filme caseiro), Takashi Miike (Apocalipse Yakuza), Tsai Ming-liang (À tarde), Irmãos Taviani (Maravilhoso Boccacio), Arturo Ripstein (Rua da Amargura), Albert Maysles (com 2 filmes: Em trânsitoIris, uma vida de estilo), Johnnie To (Escritório), Carlos Saura (Argentina), entre outros.

O Festival exibe ainda os highlights da safra 2015, com obras premiadas e exibidas nos mais importantes festivais do mundo, de diretores como: Denis Villeneuve (Sicario: Terra de ninguém), Michel Gondry (Micróbio & Gasolina), Matteo Garrone (O conto dos contos), Robert Zemeckis (A travessia), Sharunas Bartas (Paz para nós em nossos sonhos), Yorgos Lanthimos (The Lobster), José Luis Guerín (A academia das musas), Alex Ross Perry (Rainha do mundo), Maïwenn (Mon Roi), Sebastian Silva (Nasty Baby), Radu Muntean (No andar debaixo), Thomas Vinterberg (Longe deste insensato mundo), Guillermo Del Toro (A Colina Escarlate), Kim Ki-Duk (Stop), Catherine Hardwicke (Miss You Already), Catherine Corsini (A bela Estação), Joaquim Pinto e Nuno Leonel (Rabo de peixe), James Ponsoldt (O final da turnê), Joachim Lafosse (Les Chevaliers Blancs), Stanley Nelson (Os panteras negras: vanguarda da revolução), Cesc Gay (Truman, com Ricardo Darín), Patricia Riggen (Os 33, com Rodrigo Santoro), o projeto coletivo de Gael García Bernal, com episódios também dirigidos por Lucrecia Martel, Flavia Castro e Eryk Rocha, A aula vazia (outros títulos abaixo).

Além das mostras já conhecidas Panorama do Cinema Mundial, Expectativa 2015Première Brasil, Première Latina, Fronteiras, Midnight, Midnight Docs, Film Doc, Geração, Itinerários UnicosMeio Ambiente, o Festival vai dedicar mostras especiais a raridades do Noir Mexicano, ao gênio Orson Welles, às famosas produções de animação do Estúdio Ghibli e aos Grandes Mestres do Cinema. Pelo segundo ano, o Prêmio Felix vai eleger o melhor filme de temática LGBTQ de toda a programação, escolhido por um júri oficial.

O diretor Hal Hartley, considerado um dos cineastas mais criativos do cinema independente americano dos anos 90 vem ao Rio especialmente para participar da mostra Lição de Cinema com Hal Hartley, em que ele participa de uma aula aberta ao público e apresenta 3 de seus filmes, Flerte, Simples Desejo e Ned Rifle, sua mais recente produção.

Os debates e sessões com presença de convidados também se tornaram parte essencial do programação: “Um dos nossos objetivos é buscar uma aproximação cada vez maior entre público e nossos convidados. Por essa razão, além do já tradicional Cine Encontro, vamos promover palestras, conversas e apresentações no OdeonCCBBCCJFInstituto Moreira Salles e outros cinemas do circuito’, anuncia Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival.

O Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cine Odeon volta a integrar o circuito do Festival, exibindo sessões populares da Première Brasil e do Cine Encontro – um dos eventos mais esperados pelo grande público. No Cine Encontro, os espectadores tem a oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico.

Cinépolis Lagoon será o cinema oficial das sessões de gala da Première Brasil e das sessões com presença de diretores e atores.

Além dos cinemas Kinoplex São Luiz e Roxy, salas do Circuito NET Estação, Jóia, Museu da República, CCBB, CCJF e Ponto Cine a Cinemateca do MAM retorna ao circuito com programação especial.  O circuito completo será divulgado posteriormente.

RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, vai oferecer os aguardados RioSeminars, Workshops & Master Classes (com consagrados profissionais da indústria) e as Rodadas de Negócios (reuniões com a participação de produtores, distribuidores, programadores e “sales agents” nacionais e internacionais das áreas de cinema, televisão e mídias digitais).

Durante nove dias de programação, produtores, roteiristas, diretores, autoridades, advogados, técnicos e profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional se reunirão para trocar informações e discutir sobre o mercado audiovisual com o público.  Serão mais de 45 mesas de debates e mais de 15 Workshops e Master Classes, entre atividades pagas e gratuitas, em uma programação repleta de novidades com o que há de mais atual e importante no cinema e TV.

A nova sede do RioMarket e outras atividades do Festival do Rio será no Colégio Brasileiro de Altos Estudos – UFRJ, situado à Avenida Rui Barbosa, 762, no Flamengo.

Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.

O Festival do Rio é realizado com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro & RioFilme, Petrobras e BNDES; copatrocínios da Globo Filmes e Oi; Ministério da Cultura (Lei Rouanet), Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro (ICMS) e demais parceiros e apoiadores.

Títulos e mostras:

Filme de Abertura
– Chico – Artista brasileiro (Chico – Brazilian Artist), de Miguel Faria Jr., Brasil

Panorama: Grandes Mestres do Cinema
– Tudo vai ficar bem (Every Thing Will Be Fine), de Wim Wenders, Alemanha/Canadá/França/Suécia/Noruega
– Mia madre, de Nanni Moretti, Itália/França
– Francofonia, de Aleksandr Sokurov, França/Alemanha/Holanda
– 11 minutos (11 minut), de Jerzy Skolimowski, Polônia/Irlanda
– À sombra de uma mulher (L’Ombre des Femmes), de Philippe Garrel, França
– Maravilhoso Boccacio (Maraviglioso Boccaccio), de Paolo Taviani, Vittorio Taviani, Itália/França
– Rabin, the Last Day, de Amos Gitai, Israel/França
– Em Jackson Heights (In Jackson Heights), de Frederick Wiseman, Estados Unidos
– Não é um filme caseiro (No Home Movie), de Chantal Akerman, Bélgica/França
– Lugar certo, história errada (Right Now, Wrong Then), de Hong Sangsoo, Coreia do Sul
– Montanha da liberdade (Hill of Freedom), de Hong Sangsoo, Coreia do Sul
– À tarde (Afternoon), de Tsai Ming-liang, China
– A rua da amargura (Bleak Street), de Arturo Ripstein, México/Espanha
– Um amor a cada esquina (She’s Funny That Way), de Peter Bogdanovich, Estados Unidos/Alemanha

– Argentina, de Carlos Saura, Argentina/Espanha/França
– Em trânsito (In Transit), de Albert Maysles, Lynn True, Nelson Walker, David Usui, Ben Wu, Estados Unidos

Panorama do Cinema Mundial
– Sicario: terra de ninguém (Sicario), de Denis Villeneuve, Estados Unidos
– O conto dos contos (Tale of Tales), de Matteo Garrone, Itália/França
– O final da turnê (The End of the Tour), de James Ponsoldt, Estados Unidos
– The Lobster, de Yorgos Lanthimos, Irlanda/Reino Unido/França/Grécia/Holanda
– Mon Roi, de Maïwenn, França
– Micróbio & Gasolina (Microbe & Gasoline), de Michel Gondry, França
– Malala (He Named Me Malala), de Davis Guggenheim, Estados Unidos
– Rainha do mundo (Queen of Earth), de Alex Ross Perry, Estados Unidos
– Ned Rifle, de Hal Hartley, Estados Unidos
– Miss You Already, de Catherine Hardwicke, Reino Unido
– Sr. Holmes (Mr. Holmes), de Bill Condon, Reino Unido
– A bela estação (La Belle Saison), de Catherine Corsini, França
– Truman, de Cesc Gay, Espanha/Argentina
– Je suis Charlie, de Daniel Leconte, Emmanuel Leconte, França
– Love & mercy, de Bill Pohlad, Estados Unidos
– Per amor vostro, de Giuseppe M. Gaudino, Itália/França
– Les Chevaliers Blancs, de Joachim Lafosse, Bélgica/França
– Rabo de peixe, de Joaquim Pinto, Nuno Leonel, Portugal
– Resultados (Results), de Andrew Bujalski, Estados Unidos
– Nasty Baby, de Sebastian Silva, Estados Unidos
– Grandma, de Paul Weitz, Estados Unidos
– Brasil vs Brasil, de Marcos Prado, Brasil
– Eu sou Michael (I am Michael), de Justin Kelly, Estados Unidos
– Longe deste insensato mundo (Far from the Madding Crowd), de Thomas Vinterberg, Estados Unidos/Reino Unido
– Os 33 (Los 33), de Patricia Riggen, Chile
– O outro lado (The Other Side), de Roberto Minervini, França/Itália/Estados Unidos
– No andar debaixo (One Floor Below), de Radu Muntean, Romênia
– Madonna, de Su-Won Shin, Coreia do Sul
– Fatima, de Philippe Faucon, França
– Paz para nós em nossos sonhos (Peace to Us in Our Dreams), de Sharunas Bartas, Lituânia/França/Rússia
– Stop, Kim Ki-Duk, Coreia do Sul/Japão
– Bombay Velvet, de Anurag Kashyap, Índia
– A travessia (The Walk), de Robert Zemeckis, Estados Unidos
– Aqui em Lisboa, de Denis Côté, Dominga Sotomayor, Gabriel Abrantes, Marie Losier, Portugal/Canadá/França/Chile
– Pecados antigos, longas sombras (La Isla Mínima), de Alberto Rodríguez, Espanha
– A academia das musas (L’Accademia delle Muse), de José Luis Guerín, Espanha
– Ruth & Alex (5 Flights Up), de Richard Loncraine, Estados Unidos
– A linguagem do coração (Marie’s Story), de Jean-Pierre Améris, França
– Depois de tudo (Through It All), de João Araújo, Brasil

Expectativa 2015
– Cinco graças (Mustang), de Deniz Gamze Ergüven, França/Alemanha/Turquia
– Tangerina (Tangerine), de Sean Baker, Estados Unidos
– Necktie Youth, de Sibs Shongwe-La Mer, África do Sul
– Dope, de Rick Famuyiwa , Estados Unidos
– Eu, você e a garota que vai morrer (Me and Earl and the Dying Girl), de Alfonso Gomez-Rejon, Estados Unidos
– The diary of a teenage girl, de Marielle Heller, Estados Unidos
– Coro (Chorus), de François Delisle, Canadá
– Tikkun, de Avishai Sivan, Israel
– Bela e perdida (Bella e perduta), de Pietro Marcello, Itália
H., de  Rania Attieh, Daniel Garcia, Estados Unidos/Argentina
– Tribunal (Court), de Chaitanya Tamhane, Índia
– Contando (Counting), de Jem Cohen, Estados Unidos
– Nahid, de Ida Panahandeh, Irã
– O quarto código (The Fourth Direction), de Gurvinder Singh, Índia/França
– Transtorno (Disorder), de Alice Winocour, França
– Mediterrânea (Mediterranea), de Jonas Carpignano, Itália/França /Estados Unidos/Alemanha/Qatar
– Paraíso fétido (Stinking Heaven), de Nathan Silver,Estados Unidos
– Eu, Soldado (I am a Soldier), de Laurent Larivière, França/Bélgica
– Cavalo negro (The Dark Horse) , de James Napier Robertson, Nova Zelândia
– Febre ondulante (Undulant Fever), de Ando Hiroshi, Japão
– In natura (Out of Nature), de Ole Giæver, Marte Vold, Noruega
– 10 anos, divorciada (I Am Nojoom, Age 10 and Divorced), de Khadija Al-Salami, Iêmen
– Dégradé, de Arab Nasser, Tarzan Nasser, França/Palestina
– Estórias de nossas vidas (Stories of Our Lives), de Jim Chuchu, Quênia
– Short Skin, de Duccio Chiarini, Itália
– Sangue francês (Un Français), de Diastème, França
– Zoom, de Pedro Morelli, Brasil/Canada
– Dora ou as neuroses sexuais de nossos pais (Dora or The Sexual Neuroses of Our Parents), de Stina Werenfels, Suíça/Alemanha
– Aos 14 (Being 14), de Helene Zimmer, França
– Koza, de Ivan Ostrochovský, Eslováquia/República Tcheca
– Sol a pino (The High Sun), de Dalibor Matanic, Croácia/Eslovênia /Sérvia
– Gigante adormecido (Sleeping Giant), de Andrew Cividino, Canadá
– Como gente grande (Learn by Heart), de Mathieu Vadepied, França
– Sem ar (Tiempo sin Aire), de Samuel Martín Mateos, Andrés Luque Pérez, Espanha
– Sem fronteiras (Borderless), de Amirhossein Asgari , Irã
– Os exilados românticos (Los Exiliados Románticos ), de Jonás Trueba, Espanha
– Streetkids United II, as meninas do Rio (Streetkids United II, The Girls From Rio), de Maria Clara Costa, Brasil/Holanda/Reino Unido
– Filhos de Bach, de Ansgar Ahlers, Alemanha/Brasil
Ninguém ama ninguém… Por mais de dois anos (No One Loves Anyone… For More Than Two Years), de Clovis Mello, Brasil
– Quanto tempo o tempo tem (Transtime), de Adriana L. Dutra, Brasil
– Dá licença de contar (Stories of Samba), de Pedro Serrano, Brasil
– Pêras (Pears), de Karen Sztajnberg, Estados Unidos
– Rebelião (Riot), de Nathan Silver, Estados Unidos

Première Latina
– Sociedade indiferente (Un monstruo de mil cabezas), de Rodrigo Plá, México
– 600 Millas, de Gabriel Ripstein, México
– O incêndio (El Incendio), de Juan Schnitman, Argentina
– As escolhidas (Las Elegidas), de David Pablos, México
– Paulina, de Santiago Mitre, Argentina/Brasil/França
– Allende meu avô Allende (Allende mi abuelo Allende), de Marcia Tambutti Allende, Chile/México
– Te prometo anarquia (Te Prometo Anarquía), de Julio Hernández Cordón, México/Alemanha
– A obra do século (La Obra del Siglo), de Carlos Machado Quintela, Cuba/Argentina/Suíça/Alemanha
– Lúcifer (Lucifer), de Gust Van den Berghe, México/Bélgica
– A aula vazia (El Aula Vacía), de Gael García Bernal, Flavia Castro, Mariana Chenillo, Pablo Fendrik, Carlos Gaviria, Tatiana Huezo, Lucrecia Martel, Nicolás Pereda, Eryk Rocha, Pablo Stoll, Daniel e Diego Veja, México/Argentina/Brasil/Colômbia/El Salvador
– Viagem (Viaje), de Paz Fabrega, Costa Rica
– O homem novo (El Hombre Nuevo), de Aldo Garay, Uruguai/Chile/Nicarágua
– Hilda, de Andrés Clariond Rangel, México
– Sozinhos (Solos), de Joanna Lombardi, Peru
– Aurora, de Rodrigo Sepúlveda, Chile
– O silêncio do rio (El Silencio del Río), de Carlos Tribiño Mamby, Colômbia/Uruguai/França
– O caçador de estátuas (Rastreador de estatuas), de Jeronimo Rodriguez, Chile
– Semana santa, de Alejandra Márquez Abella, México
– A terra vermelha (La Tierra Roja), de Diego Martínez Vignatti, Bélgica/Argentina/Brasil

Midnight Movies
– Apocalipse yakuza (Yakuza Apocalypse), de Takashi Miike, Japão
– A Colina Escarlate (Crimson Peak), de Guillermo Del Toro, Estados Unidos
– Escritório (Office), de Johnnie To, Hong Kong/China
– Green Room, de Jeremy Saulnier, Estados Unidos
– Entertainment (Rick Alverson), Estados Unidos
– O pesadelo – Paralisia do sono (The Nightmare), de Rodney Ascher, Estados Unidos
– Paz & Amor (Love & Peace), de Sion Sono, Japão
– Endorfina (Endorphine), de Andre Turpin, Canadá
– Der Nachtmahr: seu pior pesadelo (Der Nachtmahr), de Akiz, Alemanha
– As fábulas negras (The Black Fables), de Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf, José Mojica Marins, Brasil
– Schneider vs. Bax, de Alex van Warmerdam, Holanda/Bélgica
– Straight outta compton – a história do N.W.A. (Straight Outta Compton), de F. Gary Gray, Estados Unidos
– Kiri – Profissão: assassino (Kiri – Profession: Assassin), de Koichi Sakamoto, Japão, Estados Unidos
– HOMENAGEM A WES CRAVEN: Pânico (Scream), de Wes Craven, Estados Unidos
– 25 ANOS DE LUA DE CRISTAL!: Lua de cristal, de Tizuka Yamasaki, Brasil

Midnight Docs
– MIDNIGHT DOCS MÚSICA: The Reflektor Tapes, de Kahlil Joseph, de Reino Unido
– MIDNIGHT DOCS MÚSICAJanis Joplin: Little Girl Blue (Janis: Little Girl Blue), de Amy Berg, Estados Unidos
– MIDNIGHT DOCS MÚSICA: James Brown: Mr. Dynamite (Mr. Dynamite: The Rise of James Brown), de Alex Gibney, Estados Unidos
– Cartel Land, de Matthew Heineman, Estados Unidos/México
– Os irmãos lobo (The Wolfpack), de Crystal Moselle, Estados Unidos
– Going Clear: Scientology and the Prison of Belief, de Alex Gibney, Estados Unidos
– O mundo de Daniel (Daniel’s World), de Veronika Lišková, República Tcheca

Obrigado por jogar (Thank You For Playing), de David Osit, Malika Zouhali-Worrall, Estados Unidos
– Melhores inimigos (Best of Enemies), de Morgan Neville, Robert Gordon, Estados Unidos
– O pica pau russo (The Russian Woodpecker), de Chad Gracia, Reino Unido/Ucrânia/Estados Unidos
– Batalhas (Battles), de Isabelle Tollenaere, Bélgica/Holanda
– Cárcere 4614: Prisioneiros do fetiche (Prison System 4614), de Jan Soldat, Alemanha
– Cockpit (The Cockpit), de Sho Miyake, Japão
– Stand by for tape back-up: memória em VHS (Stand by for Tape Back-up), de Ross Sutherland , Reino Unido
– Copycat, de Charlie Lyne, Reino Unido

Fronteiras
– Apanhadora de sonhos (Dreamcatcher), de Kim Longinotto, Reino Unido/Estados Unidos
– Os panteras negras: vanguarda da revolução (The Black Panthers: Vanguard of the Revolution), de Stanley Nelson, Estados Unidos
– O peso do silêncio (The Look of Silence), de Joshua Oppenheimer, Anônimo, Dinamarca/Finlândia/Indonésia/Noruega/Reino Unido
– Chicas nuevas 24 horas, de Mabel Lozano, Espanha/Paraguai/Argentina/Colômbia/Peru
– Filha da Índia (India’s Daughter), de Leslee Udwin, Reino Unido/Índia
– Terra natal (Iraque ano zero) parte I – antes da queda (Homeland (Iraq Year Zero) Part I – Before the Fall), de Abbas Fahdel, Iraque/França
– Terra natal (Iraque ano zero) parte II – depois da batalha (Homeland (Iraq Year Zero) Part II – After the Battle), de Abbas Fahdel, Iraque/França
– Speed sisters: irmãs na velocidade (Speed Sisters), de Amber Fares, Palestina/Estados Unidos/Qatar/Reino Unido/Dinamarca
– Terão de nos matar primeiro (They Will Have to Kill Us First), de Johanna Schwartz, Reino Unido

Entre fiéis (Among the Believers), de Mohammed Naqvi, Hemal Trivedi, Paquistão/Estados Unidos
– Dr. Mukwege: o homem que conserta mulheres (The Man Who Mends Women), de Thierry Michel, Bélgica
– K2 e os lacaios invisíveis (K2 and the Invisible Footmen), de Iara Lee, Estados Unidos
– Istambul: crônica de uma revolta (Chronik einer Revolte – Ein Jahr Istanbul), de Biene Pilavci, Ayla Gottschlich, Alemanha
– A marcha dos elefantes brancos (The March of the White Elephants), de Craig Tanner
– Levante! (Uprising!), de Susanna Lira, Barney Lankester-Owen, Brasil

Itinerários Únicos
– Peggy Guggenheim – Paixão por arte (Peggy Guggenheim – Art Addict), de – Lisa Immordino Vreeland, Estados Unidos/Reino Unido/Itália
– Bem-vinda a esta casa (Welcome to this House), de Barbara Hammer, Estados Unidos/Canadá/Brasil
– Doug Aitken – de estação em estação (Station to Station), de Doug Aitken, de Estados Unidos
– Troublemakers, a história da Land Art, de James Crump, Estados Unidos
– Cozinhando o melhor do mundo: El Celler de Can Roca (Cooking Up a Tribute), de Luis González, Andrea Gómez, Espanha
– Iris, uma vida de estilo (Iris), de Albert Maysles, Estados Unidos
– O culto a J.T. Leroy (The Cult of J.T. LeRoy), de Marjorie Sturm, Estados Unidos
– Sentimentos são fatos – a vida de Yvonne Rainer (Feelings Are Facts: The Life of Yvonne Rainer), de Jack Walsh, Estados Unidos
– Um conto de bailarina (A Ballerina’s Tale), de Nelson George, Estados Unidos
– Hockney, de Randall Wright, Reino Unido
– Paco de Lucía, a busca (Paco de Lucía, La Búsqueda), de Francisco Sánchez Varela, Espanha
– Dândi Negro – Uma beleza política (Black dandy, une beauté politique), de Laurent Lunetta, França
– Jeff Koons, abrace seu passado (Jeff, Embrace Your Past), de Roger Teich, Estados Unidos
– Lygia Clark em Nova York (Lygia Clark in New York), de Daniela Thomas, Brasil
– Carmen – Life is a celebration, de Mauricio Branco, Brasil
– Xampy, de Paulo Menezes, Daniel Wierman, Brasil

Filme Doc
By Sidney Lumet, de Nancy Buirski, Estados Unidos

– Sembene! – O pai do cinema africano (Sembene!), de Samba Gadjigo, Jason Silverman, Estados Unidos/Senegal
– Fassbinder – Amor sem cobranças (Fassbinder – To Love Without Demands), de Christian Braad Thomsen, Dinamarca
Steve McQueen: o homem e a velocidade (Steve McQueen: The Man & Le Mans), de Gabriel Clarke, John McKenna, Reino Unido/Estados Unidos
– Uma verdade cintilante (A Flickering Truth), de Pietra Brettkelly, Nova Zelândia/Afeganistão

Meio Ambiente
– Naomi Klein: Isso muda tudo (This Changes Everything), de Avi Lewis, Canadá/Estados Unidos
– Humano (Human), de Yann Arthus-Bertrand, França
– Os Yes Man em revolta (The Yes Men Are Revolting), de Laura Nix, Andy Bichlbaum, Mike Bonanno, Estados Unidos
10 bilhões (10 Billion), de Peter Webber, Reino Unido
– Indian point: uma usina nuclear em Nova York (Indian Point), de Ivy Meeropol, Estados Unidos
– Açúcar! (That Sugar Film), de Damon Gameau, Austrália
– Contenção (Containment), de Peter Galison, Robb Moss, Estados Unidos
– Carvão branco (White Coal), de Georg Tiller, Áustria
A corrida contra a extinção (Racing Extinction), de Louie Psihoyos, Estados Unidos

Geração
– Happy end?, de Petra Clever, Alemanha
– 14+, de Andrey Zaytsev, Rússia
– Camelo celestial, de Yuriy Feting, Rússia
– O desejo de Jack (Jack’s Wish), de Anne de Clercq, Holanda
– Aviãozinho de papel (Paper Planes), de Robert Connolly, Austrália

Orson Welles
– Too much Johnson, de Orson Welles, Estados Unidos
– Soberba (The Magnificent Ambersons), de Orson Welles, Estados Unidos
– Falstaff – o toque da meia noite (Chimes at Midnight), de Orson WellesEspanha/França/Suíça
– Wellesiana: raridades de Orson Welles (Wellesiana: Rare Welles’ Footage), de Orson Welles e outros
– Volta ao mundo com Orson Welles (Around the World with Orson Welles), de Orson Welles, Reino Unido
– Otelo (Otello), de Orson Welles, Estados Unidos/Itália/Marrocos/França
– DOCUMENTARIOSOrson Welles, autópsia de uma lenda (Orson Welles, Shadows and Light), de Elisabeth Kapnist, França
– DOCUMENTARIOS: This Is Orson Welles, de Clara Kuperberg, Julia Kuperberg, França
– DOCUMENTARIOS: O mago: vida e obra de Orson Welles (Magician: The Astonishing Life and Work of Orson Welles), de Chuck Workman, Estados Unidos

O Mundo Ghibli
– As memórias de Marnie (When Marnie Was There), de Hiromasa Yonebayashi , Japão
– Meu amigo Totoro (My Neighbor Totoro), de Hayao Miyazaki, Japão
– Porco Rosso: o último herói romântico (Porco Rosso), de Hayao Miyazaki, Japão
– Meus vizinhos, os Yamadas (My Neighbors the Yamadas), de Isao Takahata, Japão
– O reino dos gatos (The Cat Returns), de Hiroyuki Morita, Japão
– Contos de terramar (Tales from Earthsea), de Goro Miyazaki, Japão
– Os pequeninos (The Secret World of Arrietty), de Hiromasa Yonebayashi, Japão
– Túmulo dos vagalumes (Grave of the Fireflies), de Isao Takahata, Japão
– O castelo de cagliostro (O Castelo de Cagliostro), de Hayao Miyazaki, Japão

Lição de Cinema com Hal Hartley
– Ned Rifle
, de Hal Hartley, Estados Unidos
– Flerte (Flirt), de Hal Hartley, Estados Unidos/Alemanha/Japão
– Simples desejo (Simple Men), de Hal Hartley, Itália/Reino Unido/Estados Unidos

Tesouros da Cinemateca
– Menino de engenho
(Plantation Boy), de Walter Lima Jr, Brasil

Cinema Noir Mexicano
– Outro amanhecer (Distinto Amanecer), de Julio Bracho, México
– A outra (La Outra), de Roberto Gavaldón, México
A deusa ajoelhada (La diosa arrodillada), de Roberto Gavaldón, México
– As riquezas do Diabo (Los dineros del diablo), de Alejandro Galindo, México
– Na palma de tua mão (En la palma de tu mano), de Roberto Gavaldón, México
– A noite avança (La noche avanza), de Roberto Gavaldón, México

———–


Première Brasil

LONGAS MOSTRAS COMPETITIVAS

Ficção (Fiction)
1.    Aspirantes (Hopefuls), de Ives Rosenfeld, 75 min (RJ)
2.    A Floresta Que se Move (The Moving Forest), de Vinícius Coimbra, 99 min (RJ) WP
3.    Beatriz (Beatriz), de Alberto Graça, 99 min (RJ) WP
4.    Boi Neon (Bull Down), de Gabriel Mascaro, 101 min (PE)
5.    Califórnia (California), de Marina Person, 85 min (SP) WP
6.    Campo Grande (Campo Grande), de Sandra Kogut, 109 min (RJ) WP
7.    Introdução à Música do Sangue (Introduction to the Music of Blood), de Luiz Carlos Lacerda, 95 min, (RJ)
8.    Mate-me Por Favor (Kill Me Please), de Anita Rocha da Silveira, 101 min (RJ)
9.    Mundo Cão (In Dog’s Words), de Marcos Jorge, 100 min (SP) WP
10. Nise – Coração da Loucura (Nise – The Heart of Madness), de Roberto Berliner, 109 min (RJ) WP
11. Órfãos do Eldorado (Orphans of Eldorado), de Guilherme Coelho, 96 min (RJ)
12. Quase Memória (Oblivious Memory), de Ruy Guerra, 95 min (RJ) WP
13. Tudo que Aprendemos Juntos (The Violin Teacher), de Sérgio Machado, 100 min (SP)

Documentário

1.    Betinho – A Esperança Equilibrista (Betinho – Hope on the Line), de Victor Lopes, 90 min (RJ) WP
2.    Cordilheiras no Mar: A Fúria do Fogo Bárbaro (Ridges in the Sea: The Fury of the Wild Fire), de Geneton Moraes Neto, 98 min (RJ)
3.    Crônica da Demolição (Chronicle of the Demolition), de Eduardo Ades, 89 min (RJ) WP
4.    Futuro Junho (Future June), de Maria Augusta Ramos, 100 min (RJ) WP
5.    Marias (Marias), de Joana Mariani, 73 min (SP) WP
6.    Mario Wallace Simonsen, Entre a Memória e a História (Mario Wallace Simonsen, Between Memory and History), de Ricardo Pinto e Silva, 110 min (SP) WP
7.    Olmo e a Gaivota (Olmo and The Seagull), de Petra Costa e Lea Glob, 82 min (SP)

Novos Rumos

1.    A Morte de J.P. Cuenca (The Death of J.P.Cuenca), de João Paulo Cuenca, 90 min (RJ) WP
2.    A Seita (The Sect), de André Antônio, 70 min (PE) WP
3.    Beira-Mar (Seashore), de Filipe Matzembacher & Marcio Reolon, 83 min (RS)
4.    Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois (Clarisse or something about us), de Petrus Cariry, 84 min (CE) WP
5.    Jonas (Jonah), de Lô Politi, 90 min (SP) WP
6.    Ralé (Ralé – The Lower Depths), de Helena Ignez, 73 min (SP) WP

MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS

Hors Concours

Ficção

  1. Através da Sombra (The other side of the Win), de Walter Lima Jr., 100 min (RJ) WP
  2. Em Três Atos, de Lúcia Murat, 76 min (RJ)
  3. A Frente Fria que a Chuva Traz (The Cold Front), de Neville D’Almeida,  80 minutos (RJ)

Documentário
1.    82 Minutos (82 Minutes), de Nelson Hoineff, 125 min (RJ) WP
2.    Andre Midani – do Vinil ao Download (A Brief History of Brazilian Music – Andre Midani, from Vinyl to Download), de Andrucha Waddington e Mini Kerti, 120 min (RJ)

Rio 450 Anos
1.     O Rio por Eles (Rio by Them), de Ernesto Rodrigues, 90 min (RJ) WP
2.     São Sebastião do Rio de Janeiro, a Formação de uma Cidade (São Sebastiao do Rio de Janeiro, Creating a City), de Juliana de Carvalho, 90 min (RJ) WP
3.     O Porto do Rio, de Pedro Évora, Luciana Bezerra, 85 min (SP) WP
Rio 450 Anos – CURTAS
1.    A Pedra Que Samba (A Rock That Sambas), de Camila Agustini e Roman Lechapelier, 12 min (RJ) DOC
2.    Projeto Beirute (Beirut), de Anna Azevedo, 15 min (RJ) DOC
3.    Solte os Bichos de Uma Vez! (Heads Will Roll!), de Marcelo Goulart, 11 min (RJ) DOC

Panorama
1.    Depois de Tudo, de João Araujo, 101 min (RJ) WP
2.    Brasil vs Brasil (Brasil vs Brasil), de Marcos Prado, 52 min (RJ) WP

Expectativa
1.    Ninguém Ama Ninguém… Por Mais de Dois Anos (No One Loves Anyone… For More Than Two Years), de Clovis Mello, 87 min (SP) WP
2.    Zoom (Zoom), de Pedro Morelli, 97 min (SP)
3.     Quanto Tempo o Tempo Tem (How Much Time Time Has), de Adriana L. Dutra, 80 min (RJ)
4.     Dá licença de contar, de Pedro Serrano (curta)

Fronteiras
1.    Levante! (Uprising!), de Susanna Lira e Barney Lankester-owen, 52 min (RJ)

Midnight
1.   As Fábulas Negras (The Black Fables), de Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf e José Mojica Marins, 93 min (ES)

Tesouro
1.       Menino de Engenho, de Walter Lima Jr, 110 min – 1965

CURTAS:

MOSTRAS COMPETITIVAS (COMPETITIVE SHOWS)

1.    Até a China (Sheeliton), de Marão, 15 min (RJ) DOC
2.     Cumieira (The Top Floor), de Diego Benevides, 13 min (PB) DOC
3.    Fantasia de Papel (Photonovels), de Tetê Mattos, 15 min (RJ) DOC
4.    Guida (Guida), de Rosana Urbes, 12 min (SP) FIC
5.    Mar de Fogo (Sea of Fire), de Joel Pizzini, 8 min (RJ) DOC
6.    Marrocos (Morocco), de Andrea Nero e Iajima Silena, 8 min (SP) DOC
7.    Olho-Urubu (Urubu-Eye), de André Guerreiro Lopes, 13 min (SP) FIC
8.    Pele de Pássaro (Bird Skin), de Clara Peltier, 15 min (RJ) DOC
9.    Serra do Caxambu (Serra do Caxambu), de Marcio Brito Neto, 15 min (RJ) DOC
10. Som Guia (Sound Guide), de Felipe Rocha, 15 min (RJ) FIC

Novos Rumos

1.    Escape From My Eyes (Escape From My Eyes), de Felipe Bragança, 30 min (RJ) DOC
2.    Imóvel (Still), de Isaac Pipano, 20 min (RJ) FIC
3.    Outubro Acabou (October is Over), de Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes, 24 min (RJ) FIC
4.    Tarântula (Tarantula), de Aly Muritiba, Marja Calafange, 20 min (PR) FIC

CURTAS EM MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS
Itinerários Únicos

1.    Lygia Clark em Nova York (Lygia Clark in New York), de Daniela Thomas, 26 min (RJ) DOC
2.    Xampy (Xampy), de Paulo Menezes e Daniel Wiermant, 25 min (SP) DOC


Festival do Rio 2015
De 1 a 14 de outubro

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