sábado, abril 27, 2024

Festival do Rio 2022 | 15 Filmes IMPERDÍVEIS dessa edição!

Com mais de duas centenas de filmes selecionados, de muitos países do mundo, a edição 2022 do Festival do Rio deve ser emocionante e muito concorrida. Emocionante pois é o retorno do Festival de forma completa e ainda terá o Odeon como palco principal (além de outras conhecidas salas). Concorrida porque cinéfilos cariocas, e de todo o Brasil, prometem uma enorme busca por algum dos excelentes e exclusivos filmes que o Festival exibirá ao longo de quase duas semanas de evento. Para ajudar você leitor na sua busca pelos mais aguardados filmes, separei uma lista bem legal com alguns longas-metragens que prometem:

 

Holy Spider

Vencedor do prêmio de Melhor atriz no Festival de Cannes nesse ano, Holy Spider, dirigido pelo cineasta iraniano Ali Abbasi, nos mostra uma história, baseada em fatos reais de uma jornalista que investiga o submundo da cidade sagrada iraniana Mashad, em busca de um serial killer de prostitutas.

 

Close

Vencedor de um importante prêmio no Festival de Cannes nesse ano, Close, escrito e dirigido pelo cineasta belga Lukas Dhont, vai mostrar a intensa amizade entre dois meninos de treze anos, Leo e Remi, que de repente é interrompida. Lutando para entender o que aconteceu, um deles se aproxima da mãe do outro.

Não deixe de assistir:

 

Os Piores

Vencedor da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes nesse ano, dirigido pela dupla de cineastas francesas Lise Akoka e Romane Gueret, nesse projeto vamos conhecer a história de um grupo de adolescentes do mesmo bairro que é selecionado para atuar em um longa-metragem durante o verão.

 

The Wonder

Adaptação do livro homônimo, escrito por Emma Donoghue, em The Wonder, dirigido pelo ótimo cineasta chileno Sebastián Lelio (do filme Uma Mulher Fantástica) e protagonizado por Florence Pugh, o projeto se passa na Irlanda no século XIX, onde assistiremos a história de uma enfermeira que chega a um vilarejo para observar uma garota que parou de se alimentar.

 

Império da Luz

O filme de abertura do Festival do Rio 2022, e com apenas uma exibição durante todo o evento, nos apresenta uma história de amor, ambientado em uma Inglaterra do início dos anos 80, que tem o cinema como palco. Um filme emocionante com uma atuação maravilhosa de Olivia Colman. O projeto é dirigido pelo cineasta britânico Sam Mendes.

 

Carvão

Exibido nos Festivais de Toronto e San Sebastian, o longa-metragem brasileiro Carvão, dirigido pela cineasta Carolina Markowicz, o projeto nos apresentará a história de uma família do interior do Brasil que recebe uma proposta rentosa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa.

 

Broker – Uma Nova Chance

Dirigido pelo cineasta japonês Hirokazu Kore-eda e vencedor do prêmio de melhor ator em Cannes nesse ano, Broker – Uma Nova Chance abordará um assunto polêmico sobre pessoas que abandonam seus bebês em caixas de forma anônima.

 

Nanny

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance 2022, longa-metragem de estreia da diretora e roteirista nascida em Serra Leoa Nikyatu Jusu, em Nanny vamos conhecer a história de uma imigrante do Senegal que vive ilegalmente nos Estados Unidos, trabalhando como babá para uma família rica. Ela luta para reencontrar o filho, e quando esse reencontro se aproxima, ela é atormentada por uma presença sobrenatural que parece estar entre seus sonhos e a vida real.

 

A Acusação

A Acusação, dirigido pelo cineasta israelense Yvan Attal é um profundo drama que aborda os olhares da lei, das famílias, da opinião pública, sobre um caso de estupro. Um filme impactante que deveria ser exibido em muitos lugares e com debates sobre suas reflexões.

 

O Menu

Estrelado por Anya Taylor-Joy e Nicholas Hoult, O Menu nos mostra um casal que visita um restaurante exclusivo em uma ilha onde um chef preparou um menu cheio de surpresas.

 

Regra 34

O aguardado longa-metragem brasileiro, dirigido por Julia Murat, recebeu o Leopardo de Ouro, o prêmio máximo do Festival de Locarno também está na seleção desse ano. Na trama, vamos acompanhar a história de uma defensora pública que defende mulheres em casos de abuso.

 

Os Banshees de Inisherin

Escrito e dirigido pelo cineasta britânico Martin McDonagh (do sucesso Três Anúncios para um Crime) Os Banshees de Inisherin levou dois importantes prêmios no Festival de Veneza esse ano. Na trama, dois amigos de longa data encontram-se em um impasse quando um deles termina abruptamente seu relacionamento.

 

Argentina, 1985

O aguardado novo filme argentino protagonizado pelo genial Ricardo Darín, nos mostra a história real de dois promotores argentinos que investigaram e processaram a ditadura militar mais sangrenta da história do país sul-americano.

 

Decisão de Partir

Dirigido pelo genial cineasta sul-coreano Park Chan-wook (do já clássico Oldboy), em Decisão de Partir vamos acompanhar um detetive investigando a morte de um homem nas montanhas onde acaba encontrando a misteriosa esposa do homem morto. Um suspense que promete!

 

Transe

Escrito e dirigido pelas cineastas brasileiras Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães, no filme vamos acompanhar a história de Luisa (Luisa Arraes), uma jovem atriz que vive com seu namorado músico, Ravel (Ravel Andrade). Ela conhece Johnny (Johnny Massaro), um espírito livre, e os três vivem um relacionamento baseado no amor livre quando um perigo iminente ameaça colocar o futuro de todos em risco.

 

E aí, algum filme lhe interessou? Saiba os horários deles nesse link: https://www.festivaldorio.com.br/br/programacao.

Bom Festival do Rio para todos nós!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS