sábado, abril 27, 2024

Festival do Rio 2022 resgata a magia da volta aos cinemas com 200 novos filmes em sua programação

O cheiro de uma boa pipoca quentinha permeia os corredores dos cinemas cariocas, como aquela memória afetiva de um tempo pré-pandêmico. Aflorando nossas memórias de grandes filmes passados, esse aroma tem nome e local certo: Festival do Rio 2022.

Resgatando a magia de poder voltar aos cinemas, sob a tranquilidade de que um novo tempo se anuncia no Brasil, o amado evento está de volta com uma seleção de 200 novas produções, entre aclamados longas lançados no Festival de Cannes, Festival de Sundance e Festival de Toronto, além de diversos títulos nacionais.

E nesta edição, o compromisso do Festival é justamente transformar aquela memória afetiva do passado em uma experiência nova e revigorante. Para a diretora do evento, Ilda Santiago, 2022 tem um sabor diferente. Mais do que nas edições anteriores, hoje o objetivo é atrair o público brasileiro de volta para as telonas, a partir de uma coletânea variada de títulos que englobam tanto os amantes do cinema cult, como os apaixonados por documentários, animações e longas mais ousados.

“Estamos trabalhando para garantir o retorno do público aos cinemas, para que todos possam conferir filmes diferentes. Sabemos que ainda existe uma resistência muito grande de retomar esse hábito, pois vivemos quase três anos entre o medo e o impedimento de estar dentro de uma sessão. Mas estamos cada vez mais fortes, com uma programação linda que celebra a arte em sua totalidade. Temos ainda o Premiére Brasil, que é uma grande janela que se comunica com o nosso povo sobre o que está sendo produzido aqui. E nosso desejo é que o público volte e volte para celebrar o cinema brasileira”, comentou Santiago.

Com um otimismo encorajador, mesmo diante do enorme crescimento das plataformas de streaming em virtude da pandemia da Covid-19, Ilda reflete sobre como a indústria aprendeu a se reinventar ao longo das décadas.

“Desde que o cinema existe ele vive esses momentos de dúvida sobre o quanto o público ainda continuará apoiando esse formato. Isso aconteceu com a chegada da televisão, do VHS e também do DVD. Eu acho que existe uma magia única em ir a uma sessão de um filme. Essa é uma experiência cultural coletiva muito específica, diferente e especial. Eu sou muito otimista com o nosso cenário, porque trabalho com isso e acredito nisso”, disse.

Ponderando sobre a importância de avaliar o cenário atual e o potencial de sucesso e alcance dos novos filmes que serão lançados ao longo dos próximos meses, ela revelou como enxerga o mercado das redes de cinema, diante da constante ascensão dos serviços digitais.

Não deixe de assistir:

“É claro que o streaming e outras modalidades de consumo mudam muito os hábitos, mas acho que isso nos obriga a pensar melhor nesse mercado e me incluo dentro disso. Esse contexto atual nos convida a repensar quais são os filmes que valem a pena ser lançados nos cinemas. Todo esse momento nos motiva a reavaliar a programação e o que podemos oferecer de tão especial que motive uma saída para encontrar os amigos e curtir um bom filme fora. Acho que o nosso grande desafio é sintonizar com o público e entender como e quais são as produções que proporcionam experiências diferenciadas para que as pessoas se sintam encorajadas a sair de casa”.

E com uma versátil e rica curadoria de filmes, o Festival do Rio retorna em 2022 resgatando o fascínio pela sétima arte em suas raízes, com uma cartela que ainda inclui uma seleção de clássicos modernos como E.T.: O Extraterrestre (1985), Grito de Horror (1981), O Assalto ao Trem Pagador (1962) e Priscilla, a Rainha do Deserto (1994).

Para a coordenadora do evento, a apresentação destes e de outros icônicos filmes do passado visa gerar uma conexão com as gerações mais novas. “Trouxemos alguns clássicos que passaram por um belo trabalho de restauração e essa é a oportunidade ideal para os mais jovens conhecerem alguns dos longas que marcaram a história do cinema”.

Em se tratando dos novos lançamentos internacionais, os cinéfilos poderão conferir alguns dos filmes que já circularam em outros festivais de prestígio, como Império da Luz (de Sam Mendes com Olivia Colman e Colin Firth); Operação Hunt (dirigido, estrelado, roteirizado e produzido por Lee Jung-jae, de Round 6); Living (com Bill Nighy), Nanny (original Prime Video com Michelle Monaghan); O Menu (com Anya Taylor Joy, Ralph Fiennes e Nicholas Hoult); My Policeman (original Prime Video com Harry Styles); Call Jane (com Elizabeth Banks e Sigourney Weaver); e Dalíland: A Vida de Salvador Dali (com Ezra Miller e Ben Kingsley).

Já na categoria Premiére Brasil, o público poderá prestigiar títulos como Bom dia Violeta, Carvão (lançado no Festival de Toronto de 2022); a animação Dom Quixote, Corpolítica, entre outros – conforme salientou Ilda Santiago:

“É difícil escolher um destaque principal, pois fizemos uma curadoria maravilhosa e diferenciada, que abrange públicos dos mais diversos backgrounds. Queremos nos conectar à audiência a partir da versatilidade de uma programação que ofereça o maior número de opções possível e conseguimos fazer isso com sucesso neste ano”, concluiu a coordenadora.

O Festival do Rio 2022 acontece entre os dias 06 e 16 de outubro. Confira a programação aqui.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS