InícioDestaqueFestival do Rio 2025 começa celebrando o MELHOR do cinema brasileiro e...

Festival do Rio 2025 começa celebrando o MELHOR do cinema brasileiro e internacional; Aonde assistir aos filmes?


O Rio de Janeiro se transforma novamente na capital do cinema com o início da 27ª edição do Festival do Rio, que terá a cobertura COMPLETA pelo CinePOP. De hoje até o dia 12 de outubro, a cidade será palco de uma verdadeira maratona cinematográfica, reunindo cerca de 300 filmes, entre ficções, documentários, curtas, filmes de terror e outras produções que prometem agradar aos mais variados públicos.

A programação é extensa e inclui tanto produções nacionais quanto internacionais, com títulos já premiados nos principais festivais do mundo. E este ano, a Première Brasil bate um recorde histórico: são 125 produções brasileiras – entre longas, curtas, pilotos de séries e filmes restaurados – refletindo o momento de destaque do cinema nacional, que brilhou no Oscar e em festivais ao redor do planeta.

A edição 2025 também traz novos prêmios na competição oficial, como o de Melhor Figurino, e marca o retorno do Prêmio do Público para Melhor Filme e Melhor Documentário. A mostra Novos Rumos também contará com a escolha do público para Melhor Filme.



10 FILMES DE TERROR para ficarmos de olho no FESTIVAL DO RIO 2025

Convidados internacionais e estreias de peso

A seleção internacional está espalhada por mostras como Panorama Mundial, Expectativa 2025, Première Latina, Midnight Movies e Itinerários Únicos. Um dos destaques deste ano é a Temporada França-Brasil, que traz a consagrada atriz Juliette Binoche, agora como diretora. Ela apresentará seu primeiro longa por trás das câmeras, In-I in Motion, exibido pela primeira vez no Brasil.

Remake brasileiro de ‘O Quarto do Pânico’ com Isis Valverde e Marco Pigossi ganha cartaz e estreia no Festival do Rio

Juliette Binoche

Outro destaque é a presença da cineasta portuguesa Teresa Villaverde, que vem ao Rio exclusivamente para a estreia mundial de Justa, protagonizado por Betty Faria. Já a argentina Dolores Fonzi traz Belén, o filme que representa a Argentina na corrida pelo Oscar 2025. Do lado chileno, estarão presentes o diretor Diego Céspedes e a atriz Paula Dinamarca, com O Misterioso Olhar do Flamingo.

Outros nomes confirmados são o israelense Nadav Lapid, com Yes, e o português Pedro Pinho, diretor de O Riso e a Faca, indicado por Portugal ao Oscar.

20 filmes para ficarmos de olho no Festival do Rio 2025

Abertura oficial e onde assistir

Antes mesmo da Gala de Abertura, que acontece esta noite no tradicional Cine Odeon, no coração da Cinelândia, o público já pode conferir sessões em várias salas espalhadas pela cidade. A abertura oficial será com o filme Depois da Caçada (After the Hunt), de Luca Guadagnino, que chega ao Brasil após passar pelos festivais de Veneza e Nova York.

Os ingressos já estão à venda no site Ingresso.com e nas bilheterias dos cinemas participantes. A programação completa pode ser conferida no site oficial do Festival do Rio.

Aonde assistir aos filmes?

O Festival estará presente em 22 salas de cinema do circuito comercial, como os cinemas do Circuito NET (Gávea e Botafogo), Kinoplex São Luiz, CineSystem Belas Artes, CineSanta, Cine Carioca José Wilker e, claro, o clássico Odeon. Além disso, haverá exibições gratuitas em espaços como o Museu do Amanhã, Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), Pavilhão do RioMarket e Teatro Glaucio Gil.

Uma das atrações mais queridas pelo público, o Cinema Circulação, está de volta com sessões gratuitas no Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília (Complexo do Alemão), Casas Casadas (Laranjeiras) e Cine Santa (Santa Teresa). Também está confirmada a exibição ao ar livre no Parque Susana Naspolini, em Realengo – uma ótima opção de lazer gratuito para famílias da zona oeste.

Festival e sustentabilidade: foco na COP30

Sintonizado com os grandes temas globais, o Festival deste ano destaca a COP30, conferência sobre o clima que será realizada no Brasil em 2025. A programação especial “Futuros Possíveis“, com curadoria e apoio da Ford Foundation, reúne filmes e debates voltados para o meio ambiente, justiça climática e sustentabilidade.

Esse tema atravessa diferentes mostras do festival, como a Première Brasil – Estado das Coisas, a mostra Expectativa e o Programa Geração, trazendo reflexões urgentes sobre o planeta que queremos construir.

Renato Marafonhttps://cinepop.com.br/
Influencer, dono do CinePOP, crítico de cinema, jornalista, publicitário e empresário.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS