Robert Eggers, cineasta responsável por ‘Nosferatu’ e pelo futuro ‘Lobis-Homem’, planeja retomar parceria com a Focus Features com uma nova abordagem de ‘Romeu e Julieta’, de William Shakespeare (via Deadline).
Detalhes sobre a visão de Eggers para a clássica tragédia ainda não foram revelados. O acordo ainda não foi finalizado, mas sabe-se que ele dirigirá e produzirá esta versão da peça clássica, mantendo os diálogos no inglês arcaico (Old English). A parceria marcaria seu reencontro com o estúdio, com o qual trabalhou na maior parte de sua filmografia.
‘Romeu e Julieta’, de Shakespeare — escrita em meados da década de 1590 —, é uma das obras mais encenadas e estudadas do cânone literário ocidental. Trata-se da história clássica de dois jovens apaixonados pertencentes a famílias rivais de Verona — Romeu Montecchio e Julieta Capuleto —, cujo romance apaixonado termina em tragédia.
Ao longo das décadas, a história foi adaptada inúmeras vezes para o cinema. Entre os exemplos mais famosos estão o filme de 1968 dirigido por Franco Zeffirelli, vencedor de dois Oscars, e a ousada modernização de 1996 de Baz Luhrmann, ‘Romeu + Julieta’ — estrelada por Leonardo DiCaprio e Claire Danes —, que trouxe a história para a contemporaneidade sem abrir mão dos diálogos originais de Shakespeare em inglês elisabetano.
Lobis-Homem | O que esperar do novo TERROR de Robert Eggers
‘Romeu e Julieta’ marca uma mudança de gênero para Eggers, que, nos últimos anos, dedicou-se a filmes de monstros. Seu trabalho mais recente, o filme de terror com vampiros ‘Nosferatu’, recebeu indicações ao Oscar em quatro categorias técnicas e também foi um grande sucesso comercial, além de se tornar o projeto de maior bilheteria do cineasta com quase US$182 milhões arrecadados mundialmente.
Sua próxima incursão cinematográica é ‘Lobis-Homem’ O próximo filme de Eggers é *Werwulf*, da Focus, estrelado por Aaron Taylor-Johnson no papel de um fazendeiro que se transforma em lobisomem na Inglaterra do século XIV.


