sexta-feira, março 29, 2024

Framboesa de Ouro | Relembre os Filmes Indicados ao Pior do Cinema que Completam 30 Anos em 2022

O inimigo público número 1 da indústria do cinema, também conhecido como o “Anti-Oscar”, o “prêmio” Framboesa de Ouro segue incomodando muita gente, e fazendo outros tantos darem boas risadas. A cerimônia é uma grande brincadeira com filmes que foram execrados pela crítica, que grande parte do público torceu o nariz, mas que ninguém tem coragem de gritar aos quatro ventos o quão desagradável foram. Bem, não tinha. Numa época em que o politicamente correto impera, quem sabe algum dia o Framboesa de Ouro possa vir a ser extinto. Mas enquanto isso, continuamos celebrando estes filmes ruins que todos nós adoramos.

É claro que como toda premiação que se preze, o Framboesa de Ouro já errou muito, e terminou indicado filmes bons de verdade. Ah, a ironia das coisas. Na maioria das vezes, acerta em cheio ao lembrar-nos de produções que nem as mães dos envolvidos teriam coragem de defender, vide A Reconquista (2000), com John Travolta, e Mulher-Gato (2004), com Halle Berry. Os indicados deste ano já foram revelados, mas enquanto o prêmio para eles não sai – em geral ocorrem na véspera do Oscar – propomos algo diferente. O Framboesa está firme e forte até hoje, tendo iniciado seus trabalhos em 1981, bem a tempo para indicar a primeira leva de filmes dos anos 80. E a brincadeira não poderia ter começado em outra época, senão a fanfarrona década de 80.

Aqui, porém, iremos pular alguns anos no futuro do Framboesa de Ouro, para relembrar com você quais os filmes que completam 30 anos em 2022 estiveram indicados ou venceram o prêmio. Você lembra de todos? Confira abaixo.

Leia também: Framboesa de Ouro | Relembre os Filmes Indicados ao Pior do Cinema que Completam 40 anos em 2022

Uma Luz na Escuridão

O grande “perdedor” dentre os filmes que completam 30 anos em 2022 no Framboesa de Ouro foi o melodrama passado durante a Segunda Guerra Mundial, Uma Luz na Escuridão. Pense numa versão dos anos 90 para o flop Aliados (2016), com Brad Pitt e Marion Cotillard, e podemos imaginar um pouco o que temos aqui. Quem protagoniza é a dupla Michael Douglas e Melanie Griffith, grandes nomes da época, num filme dirigido por David Seltzer – mais conhecido como roteirista do terror clássico A Profecia (1976). Na trama passada em 1940, Griffith interpreta uma secretária numa firma de advocacia, que adora filmes antigos de guerra e espionagem, e possui descendência alemã, além de falar fluentemente o idioma.

Quando ela descobre que seu chefe no escritório, vivido por Douglas, é um espião para os aliados, ela decide se prontificar a se infiltrar disfarçada atrás das linhas inimigas e ajudar pessoalmente. A ideia tem a promessa de ser interessante, mas os diálogos e situações piegas jogaram o longa da 20th Century Fox diretamente no Framboesa, onde levou os “prêmios” de pior filme, atriz para Melanie Griffith e diretor (Seltzer). Uma Luz na Escuridão ainda foi indicado para pior roteiro e pior ator (Michael Douglas). O filme está disponível na plataforma de streaming Star+ caso você queira conferir por conta e risco. Quem sabe pode até gostar.

Extra! Extra!

Sim, também temos um filme da Toda Poderosa Disney na lista do Framboesa, concorrendo ao pior filme do ano. Você já imaginou o sisudo Christian Bale cantando num musical? Se não imaginou, mas tem curiosidade de como seria, esse é o filme para você. Aqui com 18 aninhos de idade, Bale interpreta Jack Kelly, o líder e porta-voz de um grupo de jovens vendedores de jornais das ruas de Nova York em 1899, que organiza uma greve contra a exploração dos grandes empresários do ramo da notícia, em especial Joseph Pulitzer – o vilão do filme – interpretado pelo grande Robert Duvall. Extra! Extra! (conhecido no original como Newsies) completa 30 anos em 2022 e é considerado até hoje como um dos grandes fracassos em live-action da Disney, mesmo contando com canções escritas pelos mesmos compositores de A Pequena Sereia (1989) e A Bela e a Fera (1991). A obra levou o Framboesa de pior canção para High Times, Hard Times, e ainda recebeu indicações para pior filme, diretor (Kenny Ortega, o mesmo de Abracadabra) ator e atriz coadjuvantes para Robert Duvall e Ann-Margret. Não é todo dia que uma premiação tem a coragem de taxar o icônico Duvall como pior alguma coisa. O filme está disponível no catálogo da Disney+ para quem quiser conferir.

O Guarda-Costas

O maior disparate entre os indicados ao Framboesa de Ouro que completam 30 anos em 2022, o thriller romântico O Guarda-Costas é o melhor filme daquela edição. Aqui era a época em que a “premiação” queria “causar” com algumas de suas escolhas para indicados, ao invés de indicar apenas produções consideradas ruins por gregos e troianos (ou críticos e público). O Guarda-Costas pode não ser um filme unânime, mas sem dúvida fez sucesso suficiente para a Warner para ser considerado uma obra querida por muitos. Conseguimos pensar em mais de dez longas que mereciam ocupar esta vaga. Seja como for, o filme extremamente popular marcou a estreia da estrela da música pop Whitney Houston no cinema como atriz. Houston interpreta… bem, uma diva da música pop, que está no auge de sua carreira.

Não deixe de assistir:

É quando sua equipe percebe que ela se tornou alvo de um psicopata que quer sua cabeça. Então entra em cena o ex-agente do Serviço Secreta vivido por Kevin Costner, para trabalhar como guarda-costas pessoal da estrela. Os dois, é claro, terminam se apaixonando. Além das misturas de gênero (suspense e romance), ainda temos o álbum do filme composto inteiramente pelas canções icônicas da cantora – criadas para o longa, como I Will Always Love You (o carro-chefe). Mas o Framboesa é cruel e não perdoou. Além da indicação de pior filme, O Guarda-Costas também entrou na mira para pior roteiro, pior canção (Queen of the Night), ator para Kevin Costner, e atriz e revelação (ambos para Houston). Maldade, a estreia de Houston foi ótima, com o pé direito. Quem quiser conferir esse novo clássico, pode encontrá-lo na plataforma da HBO Max.

Desejos

Continuando pelo terreno dos thrillers românticos, aqui temos a segunda parceria em tela entre os atores Richard Gere e Kim Basinger. A primeira aconteceu em Sem Perdão (1986). Repetindo a dose com Desejos (Final Analysis), lançado há 30 anos, Gere interpreta um terapeuta tratando uma mulher perturbada e sedutora, papel de uma jovem Uma Thurman. A paciente possui uma irmã mais velha, papel de Basinger, que logo se envolve com o psicólogo. O problema é que a mulher é casada com um sujeito perigoso, com laços com o crime. O filme da Warner foi tido pelos críticos na época de seu lançamento como um suspense confuso, dono de inúmeras reviravoltas sem muito sentido. Desejos teve três indicações no Framboesa: pior filme, roteiro e atriz para Kim Basinger. Apesar de terem sido indicados a pior filme, ambos os filmes da Warner (O Guarda-Costas e este Desejos) saíram ilesos, sem nenhuma “vitória” no prêmio zoeiro.

Cristóvão Colombo – A Aventura do Descobrimento

Fechando a categoria principal de pior filme no Framboesa de Ouro, dentre os longas que completam 30 anos em 2022, temos este “épico” histórico sobre o explorador italiano do título, cuja maior descoberta foi as terras que se tornariam as Américas. A jornada do aventureiro teve o aval da coroa espanhola do Rei Ferdinando, após não encontrar apoio de Portugal, mas precisou passar pela aprovação do inquisidor Tomas de Torquemada. Dirigido por John Glen, o mesmo dos últimos três filmes de 007 com Roger Moore (e os dois de Timothy Dalton), o drama biográfico aposta em algumas escolhas, digamos, questionáveis de elenco, como a revelação de Georges Corraface no papel protagonista do título – ator que não obteve o destaque planejado. Fora isso, escala Tom Selleck e Rachel Ward como o rei e a rainha da Espanha, e o grande Marlon Brando em uma de suas performances mais apagadas da carreira como Torquemada. Cristóvão Colombo levou o Framboesa de pior coadjuvante para Selleck, e ainda foi indicado para pior filme, roteiro, diretor (Glen), revelação (Corraface) e outro coadjuvante para Brando.

OUTRAS INDICAÇÕES

Não é todo dia que uma edição do Framboesa de Ouro tem a pachorra de indicar atores do porte de Jack Nicholson, Michael Douglas e Kevin Costner para os piores do ano. Mas foi exatamente o que ocorreu na edição dos filmes que completam 30 anos em 2022. E mais curioso, alguns deles estavam indicados duplamente, por dois filmes. Se no Oscar não é sempre que isso ocorre (como uma matéria que fiz recentemente aborda), no Framboesa isso não é tão raro. Quem ganhou a “honraria” como pior ator da noite foi um velho conhecido do Framboesa, o ídolo Sylvester Stallone. E por mais que adoremos Stallone e achemos a maioria de suas indicações no Framboesa injustiça com o ator, desta vez a premiação estava certa e não podemos defendê-lo.

Acontece que Sly foi considerado o pior ator pelo horrendo Pare! Senão Mamãe Atira, filme que nem mesmo o ator defende – pelo contrário, considera o pior de sua carreira. E ele está certo. No filme, ele vive um policial durão precisando lidar com seu maior desafio até hoje: sua mãe intrometida (papel de Estelle Getty). Esse foi o filme que Schwarzenegger enganou Stallone a fazer – como os dois astros divulgaram recentemente. Além de Stallone e Kevin Costner (já citado por O Guarda-Costas), Tom Selleck foi indicado por Um Homem à Beira de um Ataque de Nervos (o ator levou o Framboesa como coadjuvante por Cristóvão Colombo). Michael Douglas e Jack Nicholson foram duplamente indicados na categoria pelos filmes Uma Luz na Escuridão / Instinto Selvagem e Hoffa – Um Homem, Uma Lenda / Cão de Guarda.

Dentre as atrizes, Melanie Griffith foi a grande perdedora da noite, com a vitória igualmente dupla por Uma Luz na Escuridão e Uma Estranha entre Nós (basicamente uma refilmagem de A Testemunha, trocando Harrison Ford por Griffith). Kim Basinger também esteve indicada duplamente, por Desejos e pelo misto de animação e live-action Cool World – Mundo Proibido, que mirou em Roger Rabbit (1988) mas errou. E não para por aí. Nesta edição do Framboesa ainda temos outra atriz indicada duplamente. Trata-se de Lorraine Bracco, nomeada ao Oscar por sua revelação em Os Bons Companheiros (1990), aqui lembrada no Framboesa por O Curandeiro da Selva (com Sean Connery) e o thriller erótico Marcas de Batom, com James Belushi. Na categoria ainda tínhamos a saudosa Whitney Houston no citado O Guarda-Costas, e a veterana Sean Young indicada por Crimes de Amor.

Dos filmes citados, o trágico Pare! Senão Mamãe Atira (que muito bem poderia substituir O Guarda-Costas na lista de pior filme) ainda recebeu os Framboesas de pior roteiro e pior atriz coadjuvante para Estelle Getty. O bizarro A Revolta dos Brinquedos, com o saudoso Robin Williams, recebeu indicação de pior diretor para Barry Levinson. Já o divertido e amalucado O Homem da Califórnia, em que Brendan Fraser é revelado como um homem das cavernas descongelado em Los Angeles na década de 1990, levou o prêmio de pior revelação para o sumido Pauly Shore (que para o bem ou para o mal marcou os anos 90). Shore desbancou a forte concorrência de Sharon Stone em Instinto Selvagem, por exemplo – outra injustiça de indicação. Fechando a lista com mais um absurdo cometido pelo Framboesa está a indicação do ótimo Danny DeVito como o vilão Pinguim do excelente Batman – O Retorno como pior coadjuvante. O Framboesa é divertido, mas nem sempre acerta.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS