A 94ª cerimônia do Oscar foi marcada pela polêmica envolvendo Will Smith e Chris Rock, que levou um tapa na cara do colega.
Smith o agrediu depois que Chris fez uma piada sobre a perda de cabelo de sua esposa, a atriz Jada Pinkett Smith, dizendo que ela deveria fazer uma sequência de ‘Até o Limite da Honra‘, filme em que Demi Moore raspa a cabeça ao entrar para a marinha.
Para alguns artistas, como Frank Oz, conhecido por seu papel como Mestre Yoda na saga ‘Star Wars‘, o Oscar se vem se transformando em um circo e os organizadores estão desesperados por audiência.
Através do Twitter, o veterano disse que:
“Depois de 30 anos sendo membro do Oscar, tenho vergonha de ser associado à transmissão do evento. Não por causa do ‘tapa’, mas por causa da falsidade do show. Tudo o que sinto é uma tentativa desesperada de conseguir mais audiência de qualquer forma possível, não é mais sobre o amor por fazer filmes.”
Confira:
After being a member for 30 years I’m embarrassed to be associated with the Oscars telecast.Not because of “The Slap” but because of the phoniness of the show. All I sense is a desperate attempt to get more viewers by any means possible, not a show about the love of making movies
— Frank Oz (@TheFrankOzJam) March 29, 2022
Lembrando que a edição mais recente do Oscar teve um aumento enorme de audiência, cerca de 56% nos Estados Unidos em comparação com a cerimônia do ano passado.
O evento foi visto por quase 16 milhões de espectadores, em detrimento a pouco mais de 10 milhões registrados em 2021.
Levando em conta apenas a audiência entre pessoas de 18 a 49 anos, o aumento sobe para 68%, sendo um feito impressionante. Na edição atual, o Oscar marcou 3,2 pontos de audiência, superando os minguados 1,9 pontos da edição passada.
Esse levantamento foi feito pela Nielsen, que ainda vai analisar os números totais da exibição na TV linear com as reprises no streaming. Ou seja, o Oscar 2022 pode ver sua audiência final aumentar ainda mais.
Ainda assim, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não conseguiu conter a crise de audiência que o Oscar vive na última década. A edição deste ano teve o segundo menor número da história, perdendo apenas para a cerimônia de 2021, que foi realizada durante o período de pandemia.
Só para se ter ideia, na última edição do Oscar, que contou com apresentador fixo, realizada em 2018 por Jimmy Kimmel, a audiência foi de 26,6 milhões de espectadores, quase o trilo do evento realizado em 2021.
Confira a lista completa dos ganhadores da noite:
MELHOR FILME
CODA (VENCEDOR)
King Richard: Criando Campeãs
O Beco do Pesadelo
Amor, Sublime Amor
MELHOR DIREÇÃO
Ryusuke Hamaguchi, Drive My Car
Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza
Jane Campion, Ataque dos Cães (VENCEDORA)
Steven Spielberg, Amor, Sublime Amor
MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain, Os Olhos de Tammy Faye (VENCEDORA)
Olivia Colman, A Filha Perdida
Penélope Cruz, Mães Paralelas
Nicole Kidman, Being the Ricardos
MELHOR ATOR
Javier Bardem, Being the Ricardos
Benedict Cumberbatch, Ataque dos Cães
Andrew Garfield, Tick, Tick… Boom
Will Smith, King Richard: Criando Campeãs (VENCEDOR)
Denzel Washington, A Tragédia de Macbeth
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Jessie Buckley, A Filha Perdida
Ariana DeBose, Amor, Sublime Amor (VENCEDORA)
Judy Dench, Belfast
Kirsten Dunst, Ataque dos Cães
Aunjanue Ellie, King Richard: Criando Campeãs
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ciarán Hinds, Belfast
Troy Kotsur, CODA (VENCEDOR)
Jesse Plemons, Ataque dos Cães
J.K. Simmons, Being the Ricardos
Kodi Smit-McPhee, Ataque dos Cães
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
CODA (VENCEDOR)
A Filha Perdida
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Belfast (VENCEDOR)
King Richard: Criando Campeãs
A Pior Pessoa do Mundo
MELHOR ANIMAÇÃO
Encanto (VENCEDOR)
Flee
Luca
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Raya e o Último Dragão
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Ascension
Attica
Flee
Summer of Soul (VENCEDOR)
Writing with Fire
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
Audible
Lead Me Home
The Queen of Basketball (VENCEDOR)
Three Songs for Benazir
When We Were Bullies
MELHOR FILME INTERNACIONAL
Drive My Car (VENCEDOR)
Flee
A Mão de Deus
Lunana: A Yak in the Classroom
A Pior Pessoa do Mundo
MELHOR FIGURINO
Cruella (VENCEDOR)
Cyrano
O Beco do Pesadelo
Amor, Sublime Amor
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Duna (VENCEDOR)
O Beco do Pesadelo
A Tragédia de Macbeth
Amor, Sublime Amor
MELHOR MONTAGEM
Duna (VENCEDOR)
King Richard: Criando Campeãs
Tick, Tick… Boom!
MELHOR FOTOGRAFIA
Duna (VENCEDOR)
O Beco do Pesadelo
A Tragédia de Macbeth
Amor, Sublime Amor
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Duna (VENCEDOR)
Free Guy – Assumindo o Controle
007 – Sem Tempo para Morrer
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
MELHOR MAQUIAGEM & CABELO
Um Príncipe em Nova York 2
Os Olhos de Tammy Faye (VENCEDOR)
MELHOR SOM
Duna (VENCEDOR)
007 – Sem Tempo para Morrer
Amor, Sublime Amor
MELHOR TRILHA SONORA
Duna (VENCEDOR)
Encanto
Mães Paralelas
MELHOR MÚSICA ORIGINAL
“Be Alive”, King Richard: Criando Campeãs
“Dos Oruguitas”, Encanto
“Down To Joy”, Belfast
“No Time To Die”, 007 – Sem Tempo para Morrer (VENCEDORA)
“Somehow You Do”, 4 Good Days
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMADO
Affairs of the Art
Bestia
Boxballet
A Sabiá Sabiazinha
The Windshield Wiper (VENCEDOR)
MELHOR CURTA-METRAGEM EM LIVE-ACTION
Ala Kachuu – Take and Run
The Dress
The Long Goodbye (VENCEDOR)
On My Mind
Please Hold