sexta-feira, abril 19, 2024

Gosta de SUSPENSE? Conheça 10 grandes filmes sobre investigações policiais

Ao longo dos anos, grandes filmes de ação e investigação foram produzidos no universo do cinema. Geralmente são filmes empolgantes, repleto de surpresas e com alta carga de mistérios.

Buscando fugir da mesmice em listas sobre filmes que contornam seus enredos em investigações policiais, segue abaixo 10 produções muito interessantes, umas mais badaladas e outras quase desconhecidas.

 

Infiltrado na Klan

Baseado no livro de memórias Black Klansman, de Ron Stallworth, o trabalho do sempre genial cineasta norte americano Spike Lee é uma grande aula sobre as facetas da sociedade norte-americana. Ao longo dos 135 minutos de projeção, com um roteiro completamente atemporal, Lee consegue criar uma fórmula de diversão (quando pensamos em cinema) com conscientização. Nomeado à Palma de Ouro em Cannes, sendo exibido também em festivais aqui no Brasil, Infiltrado na Klan é um daqueles filmes imperdíveis que você precisa ver.

 

Terra Selvagem

Não deixe de assistir:

Que nem todas as dores do mundo me façam desistir. Em seu segundo trabalho como diretor, o norte americano Taylor Sheridan (roteirista do ótimo Sicario: Terra de Ninguém e indicado ao Oscar, também como roteirista, pelo excelente A Qualquer Custo) volta as telonas com um suspense de tons altos de drama, em meio a um distante e frio território indígena, explorando os caminhos tumultuados de uma investigação de um violento assassinato. Com uma direção primorosa, o filme vai envolvendo o espectador a cada nova descoberta sobre o assassinato. Em um ambiente de frio intenso e pessoas com recursos limitados, a selvageria ganha tons de drama, seja pelo passado traumático do protagonista, seja pelas fortes evidências que vão aparecendo a cada nova descoberta.

 

Que Dios nos Perdone

A razão e a inconsequência. A inconsequência e a razão. Indicado em categorias importante no prêmio Goya, Que Dios nos Perdone é instigante, investigativo e que detalha as feridas emocionais dos personagens captadas pelas lentes inteligentes de Rodrigo Sorogoyen, diretor do longa. Ao longo de um pouco mais de duas horas de projeção, somos envolvidos em um thriller alucinante com grandes atuações onde cada peça do quebra cabeça vai aparecendo aos poucos em meio aos conflitos morais e psicológicos dos investigadores de casos de assassinatos interligados.

 

El Hombre de las Mil Caras

O risco de uma decisão errada é preferível ao terror da indecisão. Vencedor de dois prêmios Goya (uma espécie de Oscar espanhol), nas categorias melhor ator revelação e melhor roteiro adaptado, El hombre de las mil caras é um suspense policial embasado em uma trama extremamente detalhista e com muitas surpresas em seu curso. Dirigido pelo ótimo cineasta espanhol Alberto Rodríguez (do excelente e recentemente lançado no Brasil Pecados Antigos, Longas Sombras) a fita lembra muito filmes antigos de espionagem e promete agradar grande parte do público. A história é baseada em fatos reais, o protagonista, ex-espião Francisco Paesa.

 

Linha de Ação

O que fazer quando não há heróis? Quando somos simplesmente envolvidos em situações incontroláveis? Dirigindo pelo norte-americano Allen Hughes (Nova York, Eu Te Amo), Linha de Ação é um suspense político que mostra as muitas facetas de personagens intrigantes que se envolvem constantemente em ótimos diálogos, fruto do primeiro roteiro para cinema do jovem escritor Brian Tucker. Tramas políticas costumam ser maçantes mas esse apresenta diferenciais e muitas saídas para o seu desfecho deixando o público com os olhos fixos em cada cena.

 

Caça aos Gângsters

Na trama, passada numa Los Angeles sombria, no ano de 1949, uma equipe secreta de policiais liderados por um detetive que voltou da guerra para uma cidade deixada à margem do caos de crimes e delitos provocados por um homem que subiu na hierarquia da máfia pela força. Assim, o esquadrão antigângsters trabalharão juntos para derrubar o cruel Mickey Cohen que governa a cidade. O filme melhora quando começa a seleção do futuro esquadrão. Um clima nostálgico e de glamour é embutido nas sequências dando um ritmo exótico à história. Uma espécie de Os Intocáveis dentro de uma romance noir. Algumas partes dramáticas são bem executadas, compondo os porquês e as causas pessoais de cada um dos justiceiros da lei. Destaque para a interpretação da excelente Mireille Enos.

 

No Vale das Sombras

Longa muito interessante que apresenta os horrores da guerra e não deixa de ser uma crítica à guerra do Iraque e suas conseqüências. Tommy Lee Jones está fantástico, uma de suas melhores atuações, é sempre bom ver o Tommy fazendo coisa boa nos cinemas! Na trama, um jovem soldado volta do Iraque e no seu primeiro fim de semana longe da guerra some misteriosamente, deixando para trás um pai desesperado que conta com a ajuda de uma policial encarregada do caso para descobrir o que houve.

 

O Guarda

Com um personagem, totalmente louco, que possui uma inteligência e uma falta de tato social incríveis , O Guarda, promete arrancar muitas risadas. A dupla Don Cheadle e Brendan Gleeson está sensacional. O último, tem uma de suas melhores interpretações da carreira. Impressionante como os dois conseguem ter uma incrível harmonia em cena. Uma sequência melhor que a outra.

 

Homicídio

Filme de ação e suspense protagonizado pelo Joe Mantegna, Homicídio, é um longa que surpreende pelos diálogos bem construídos e pela grande atuação de seu protagonista. Nunca esquecendo do coadjuvante de luxo William H. Macy (grandíssimo ator) que tem uma atuação tão boa quanto a de Mantegna.

 

O Informante

Do que vale a palavra quando há interpretações sobre a ética? Homônimo (pelo menos o título em português) a um excelente filme do final dos anos 90, dirigido por Michael Mann, com Al Pacino e Russell Crowe no elenco, O Informante lançado em 2021 pela Netflix, no final do mês de abril, busca de maneira despretensiosa chegarmos à conclusões, ou pelo menos refletir sobre, a filosofia moral, também chamada de ética, dentro de um combate emocional preenchido com licença poética em relação a uma não aceitação provocada pelo desespero. Em um imenso tabuleiro onde as regras são quebradas instantaneamente pela ganância, o desejo de estar no controle e um já batido desfile de hipocrisia acompanhamos a saga de um homem com destino duvidoso que consegue muitas vezes estar no lugar, na hora errada, mas que assume os erros que comete pelo caminho. O filme é dirigido pelo cineasta italiano Andrea Di Stefano.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS