terça-feira, abril 23, 2024

Gostou de ‘Top Gun: Maverick’? – Conheça as Próximas SUPERPRODUÇÕES do astro Tom Cruise

Um verdadeiro astro com A maiúsculo, Tom Cruise é sinônimo de entretenimento grandioso de qualidade. E mantém esse status por nada menos de quatro décadas. A diferença entre Cruise e a maioria dos grandes atores ainda em atividade (alguns inclusive há mais tempo que ele), é que seus filmes continuam a lucrar absurdamente para os estúdios, bastando apenas ter o nome do astro vinculado a eles. Tom Cruise é um dos poucos atores veteranos que ainda conseguem arrastar multidões aos cinemas com o peso de sua presença, sem importar muito qual é o filme – isso porque sabemos que seu envolvimento numa produção é sinônimo de qualidade.

Seu mais recente blockbuster, Top Gun: Maverick, segue dando o que falar. Foram 36 anos exatos de espera para vermos a tão aguardada continuação de Top Gun: Ases Indomáveis (1986), filme que transformava o então jovem Tom Cruise (aos 24 anos) numa das maiores potências de Hollywood. O novo Top Gun foi aplaudido de pé no prestigiado festival de Cannes, com direito à presença de um Cruise emocionado. O longa estava pronto para o lançamento desde 2020, mas com a pandemia foi adiado inúmeras vezes. Talvez nesse tempo, os realizadores tenham podido lapidar bem o resultado final, que se mostrou “o” grande sucesso desta primeira metade de 2022.

Parte da graça de vermos uma superprodução de Tom Cruise nas telonas – não espere ver um lançamento do astro direto no streaming, ao menos por enquanto -, está no fato de que Cruise realiza grande parte de suas próprias proezas e cenas de ação, sem o uso de dublês. Isso traz uma maior veracidade às cenas. O incansável, inquebrável e invencível astro não fez diferente no novo Top Gun, pilotando ele mesmo alguns dos caças do filme e participando de muitas de suas cenas, sentadinho no cockpit dos jatos de verdade.

Pensando nisso, nessa nova matéria iremos descortinar alguns dos próximos grandes lançamentos na filmografia de Tom Cruise, para colocar você, querido leitor, a par do que lhe espera nos próximos anos. Apertem os cintos, pois a adrenalina está garantida. Confira abaixo.

Missão: Impossível – Acerto de Contas, Parte 1

Sim, querido leitor. O sétimo filme da franquia Missão: Impossível é o próximo projeto engatilhado de Tom Cruise, e já tem data de estreia garantida para julho do ano que vem. É curioso pensar que Top Gun: Maverick é apenas a terceira continuação da carreira do astro, a primeira sendo esta franquia. Talvez nem mesmo ele soubesse que o filme original lá de 1996 renderia uma das mais longínquas e bem-sucedidas séries cinematográficas de todos os tempos. Quando assinou para a produção, Cruise e o diretor Brian De Palma estavam dispostos apenas a realizar um bom filme de ação e suspense, que adaptava às telonas um clássico seriado de espionagem da década de 1960. Dito e feito, Cruise colecionava mais um sucesso colossal, e De Palma conquistava a maior bilheteria de sua carreira.

De lá para cá foram um total de cinco continuações até 2018, com então o último episódio, Efeito Fallout (aquele com o infame bigode do Superman). Nas cadeiras de direção dos filmes da franquia passaram gente do nível de John Woo, J.J. Abrams e Brad Bird, até Christopher McQuarrie se assentar confortavelmente no comando dos três últimos longas, incluindo o inédito Acerto de Contas – Parte 1. O trailer já está no ar (ou na internet) para todos que quiserem conferir, mas a trama ainda não foi especificada. Tudo o que sabemos é que trará o retorno de algumas mulheres fatais da franquia, como Ilsa Faust (Rebecca Ferguson) e a Viúva Branca (Vanessa Kirby), além da adição de mais duas: Grace (Hayley Atwell) e Pom Klementieff (a Mantis, de Guardiões da Galáxia) em um personagem não divulgado – mas pelo trailer podemos chutar ser uma assassina habilidosa. O filme encontra-se em fase de pós-produção.

Missão: Impossível 8

Você deveria estar se perguntando do porquê da “Parte 1” no título de Missão: Impossível 7, certo? Pois bem, o motivo é autoexplicativo: os filmes sete e oito são basicamente um único longo filme dividido em dois. Algo como Kill Bill, It: A Coisa e o recente Duna. Essa estratégia vem sendo utilizada desde que Harry Potter dividiu seu último livro em dois filmes, parte 1 e parte 2, rendendo o dobro da bilheteria de uma produção apenas. Ou seja, ao que tudo indica, Missão: Impossível 8 será a continuação direta do sétimo filme, que deverá deixar o final em aberto, provavelmente com um baita gancho que nos fará contorcer em ansiedade. Pelo título, Acerto de Contas, imaginamos que algum vilão ou organização irá acertar contas com Ethan Hunt (Cruise) e sua equipe. Ou quem sabe são eles que irão acertar as coisas com a agência que os invalidou.

Não deixe de assistir:

Tudo o que sabemos de verdade é que a parte 8 da franquia está sendo filmada nesse instante, e contará com o retorno de grande parte dos “jogadores” da parte 7, o que incluem Ferguson, Kirby, Atwell e Klementieff, além dos veteranos da franquia Simon Pegg e Ving Rhames. Ah sim, um dos elementos mais interessantes, até o momento, desses filmes em conjunto é o retorno de Henry Czerny como Eugene Kitridge, um personagem lá de 1996, do primeiro Missão: Impossível. Kitridge era o chefe da equipe de Cruise, e quando ela é eliminada com apenas ele sobrevivendo, seu citado superior começa a suspeitar de uma jogada suja por parte do protagonista, desconfiando que ele seja o traidor. Assim, desde o primeiro episódio, Hunt precisa limpar seu nome, enquanto foge de outros agentes. A volta de Kitridge nos dois novos episódios pode significar o fechamento de um ciclo, despertando a hipótese de que estes sejam os últimos filmes da franquia, ao menos protagonizados por Tom Cruise e seu Ethan Hunt.

Filme do Espaço / SpaceX

Como dito, Tom Cruise se tornou um ator que se orgulha de fazer suas próprias cenas de ação. Isso acaba servindo de grande atrativo para o público quando vai assistir a suas superproduções – sempre esperando uma veracidade maior das cenas. O fato se tornou inclusive peça de publicidade na hora de se vender tais filmes, com os realizadores anunciando o mais recente feito do ator e exibindo os bastidores para que todos comprem a ideia. Veja, por exemplo, o último Missão: Impossível (Efeito Fallout), no qual Cruise pulou de um prédio ao outro e quebrou o tornozelo (não sem antes concluir o feito), pilotou e se pendurou em um helicóptero, e ainda fez um impressionante salto de paraquedas da estratosfera da Terra.

Seguindo esta mesma linha, chega o novo projeto do astro. Tom Cruise já realizou os mais inacreditáveis atos em seus filmes sem o uso de dublês. Mas depois de todos as estripulias do ator na franquia Missão: Impossível, e o show a bordo dos jatos de Top Gun: Maverick, o que sobrou para o ator fazer? Que tal gravar um filme inteiramente no espaço? Essa é a ideia de Cruise, e dos cineastas Christopher McQuarrie (que escreve o roteiro) e Doug Liman (que irá dirigir). De fato, o filme ainda sem título já se encontra em fase de pré-produção e deverá ser o próximo lançamento da carreira do ator após os geminados Missão: Impossível sete e oito. Gravidade (2013), de Alfonso Cuarón, teve a proposta de ser um filme passado inteiramente no espaço, usando apenas dois atores; porém, tudo foi apenas simulado nos bastidores. O objetivo de Cruise e dos realizadores aqui é realmente voar o ator para o espaço e filmar a produção inteiramente fora da Terra. Para o feito, Tom Cruise embarcou na onda do bilionário Elon Musk e sua SpaceX, a companhia que pretende em breve fazer voos comerciais para o espaço e colonizar Marte.

O projeto inclusive vem sendo descrito como “filme de Tom Cruise e da SpaceX”. Se tudo sair como o planejado, esse será o primeiro filme de Hollywood e do mundo inteiramente filmado no espaço, ou seja, deixe para um astro do porte de Tom Cruise quebrar mais este recorde. O empreendimento será frutífero para ambas as partes, já que a SpaceX se fortalecerá com seu feito de montar um estúdio de cinema no espaço, dando mais um passo em seu objetivo de tirar os humanos da Terra em busca de um novo planeta que nos sirva da moradia. Ainda é cedo para falar sobre a trama do longa, mas em se tratando dos envolvidos, podemos esperar nada menos do que algo épico.

No Limite do Amanhã 2

Tom Cruise já possui seus próximos três projetos engatilhados. Enquanto goza do sucesso estrondoso de Top Gun: Maverick, o ator já tem preparado o sétimo Missão: Impossível para estrear em julho de 2023, e nesse momento filma o oitavo longa, com lançamento prometido para 2024. Dessa forma, esperamos que seu “filme espacial” citado acima receba data de estreia para 2025. Ah sim, faltou mencionar que a distribuição mundial será da Universal Pictures e o orçamento planejado incialmente é de US$200 milhões. Nada mal. Você estava achando que filmar no espaço seria barato? Mas os próximos projetos de Tom Cruise não param por aí. Depois de sequências para Top Gun e Missão: Impossível, o astro vem trabalhando na continuação de um de seus mais recentes sucessos: No Limite do Amanhã (The Edge of Tomorrow), de 2014.

O filme, sua terceira ficção científica passada no futuro (após Minority Report e Oblivion) rendeu mais de US$370 milhões mundiais para a Warner se tornando um sucesso. A obra é baseada no livro ‘All You Need is Kill’, do japonês Hiroshi Sakurazaka, e repete a dobradinha Doug Liman e Christopher McQuarrie – com o primeiro na direção e o segundo no roteiro. A trama é uma espécie de Feitiço do Tempo (1993) encontra Independence Day (1996) e Aliens – O Resgate (1986). A Terra é invadida por alienígenas aparentemente invencíveis, e os humanos precisam ir à guerra para resistir ser completamente dizimados. Nesse contexto, Cruise é um militar covarde alistado para o combate, que tenta de todas as maneiras evita-lo. O personagem é uma quebra dos padrões de papeis que o astro sempre interpreta, ou seja, heróis honrados e destemidos.

Quem o coloca na linha é a “Megera de Ferro”, apelido “carinhoso” da personagem da jovem Emily Blunt no filme (Full Metal Bitch no original), uma oficial durona. No combate às criaturas, os soldados utilizam um exoesqueleto, uma espécie de armadura vazada, armada até os dentes. A grande pedaginha por trás do enredo é que cada vez que o personagem de Cruise é morto em combate, ele volta ao ponto de partida, vivendo o mesmo dia de seu alistamento novamente. Este lapso temporal é o gracejo que o assemelha a Feitiço do Tempo, mas aqui algo mais voltado para a geração dos vídeo games modernos.

Assim, Cruise e os realizadores já falam sobre a sequência há algum tempo, que segue anunciado na filmografia do ator. Pode ser que após tirar da frente as três prioridades citadas acima, o astro finalmente se dedique completamente para a continuação, que até o momento possui o título Live Die Repeat and Repeat – já que o original por pouco não se chamou Live Die Repeat. Além de Cruise, Emily Blunt e o diretor Doug Liman estão vinculados ao projeto da sequência, mas Christopher McQuarrie por enquanto não está envolvido. No roteiro, nesse momento, os nomes de Jez Butterworth (também do original e de Ford vs. Ferrari) e Matthew Robinson (de Amor e Monstros).

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS