Segundo o G1, o governo do Estado de São Paulo anunciou a antecipação da reabertura de diversas salas de teatro e de cinema para realização de eventos culturais – bem como academias de ginástica. A autorização foi outorgada apenas para regiões que estejam na fase amarela da flexibilização da quarentena.
Na fase em questão, prevê-se a abertura gradual limitada a 40% da capacidade dos setores e seis horas de expediente. Exige-se, também, a retomada controlada e parcial de atendimento presencial em salões de beleza, bares e restaurantes – com consumo local apenas em áreas arejadas e que estejam de acordo com os rígidos protocolos sanitários estabelecidos pelo governo.
As informações indicam que apenas eventos com público sentado poderão acontecer. A reabertura da esfera cultural da capital paulista deve ocorrer no próximo dia 27 de julho. Para tanto, a cidade deve permanecer em regime estável na fase amarela nas próximas quatro semanas.
As academias, por sua vez, poderão reabrir a partir da próxima segunda-feira, 06 de julho, desde que tenham os protocolos de segurança assinados pelas respectivas prefeituras.
Vale lembrar que a reabertura programada deve seguir uma série de exigências aprovadas pelo governo, incluindo:
As entidades dos setores econômicos de eventos e atividades culturais, como, por exemplo, cinemas e teatros, ainda terão que elaborar o seu protocolo de funcionamento e ter o documento aprovado pela vigilância sanitária. No entanto, o Governo de São Paulo estabeleceu algumas restrições que deverão ser seguidas para reabertura, são elas:
- Ocupação máxima deve ser de 40%;
- Público deverá permanecer sentado;
- Uso de máscara obrigatório;
- Venda de ingressos exclusivamente online;
- Assentos devem ser marcados respeitando o distanciamento social;
- Alimentos e bebidas não poderão ser consumidos nos estabelecimentos;
- Adoção de protocolos específicos;
- Eventos deverão controlar o acesso e o número de pessoas, observando a lotação máxima;
- Funcionamento de até 6 horas por dia.