sábado, abril 27, 2024

Grammy Awards 2024 | Quem serão os vencedores das quatro principais categorias da premiação?

A temporada de premiações continua a todo vapor e, no próximo dia 04 de fevereiro, teremos a cerimônia de vencedores da 66ª edição do Grammy Awards.

Dentre os principais relembrados, tivemos a icônica SZA liderando a lista com nove indicações, seguida de perto por Victoria MonétPhoebe Bridgers e engenheira de mixagem Serban Ghenea, com sete indicações cada; e logo depois por Jack AntonoffJon BatisteBoygeniusBrandy ClarkMiley CyrusBillie EilishOlivia RodrigoTaylor Swift, com seis indicações cada.

Na categoria de Álbum do Ano, a principal da noite, temos a presença de SZA, Swift, Rodrigo, Boygenius, Cyrus, Batiste, Lana Del ReyJanelle Monáe.

Agora, analisamos as quatro principais categorias (Álbum, Música e Gravação do AnoArtista Revelação) para descobrir quem tem mais chances de levar o cobiçado gramofone dourado para casa.

Confira:

ÁLBUM DO ANO

INDICADOS
“World Music Radio,” Jon Batiste
“The Record,” Boygenius
“Endless Summer Vacation,” Miley Cyrus
“Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd,” Lana Del Rey
“The Age of Pleasure,” Janelle Monáe
“GUTS,” Olivia Rodrigo
“Midnights,” Taylor Swift
“SOS,” SZA

Quem irá levar? SOS, SZA ou GUTS, Olivia Rodrigo
Quem merece levar? SOS, SZA ou GUTS, Olivia Rodrigo

SZAOlivia Rodrigo deram o nome nessa temporada de premiações com lançamentos simplesmente irretocáveis. SZA continuou sua onda de enorme sucesso, tanto crítico quanto financeiro, com o lançamento de ‘SOS’, seu segundo álbum de estúdio que surpreendeu a todos por ser ainda melhor que o début ‘CTRL’ – reiterando sua versatilidade no mundo da música e sua identidade única, conquistando os fãs ao redor do planeta.

Não deixe de assistir:

Rodrigo, por sua vez, voltou-se novamente para as angústias jovem-adultas com o antecipadíssimo ‘GUTS’, superando a si própria através de uma convincente e melódica narrativa voltada ao pop-punk do final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, construindo uma ponte entre passado e presente que arrancou algumas das melhores músicas de sua breve carreira – como “the grudge”“ballad of a homeschooled girl”. Logo, não é nenhuma surpresa se alguma das duas conseguir o prêmio mais cobiçado da noite – merecendo a condecoração.

GRAVAÇÃO DO ANO

INDICADOS
“Worship,” Jon Batiste
“Not Strong Enough,” Boygenius
“Flowers,” Miley Cyrus
“What Was I Made For?”, Billie Eilish
“On My Mama,” Victoria Monét
“Vampire,” Olivia Rodrigo
“Anti-Hero,” Taylor Swift
“Kill Bill,” SZA

Quem irá levar? What Was I Made For?, Billie Eilish
Quem merece levar? What Was I Made For?, Billie Eilish

Billie Eilish vem se provando uma das maiores vozes da nova geração e uma artista de perspectiva única frente a uma indústria que reverbera em talento. E, dentre os indicados à Gravação do Ano“What Was I Made For?” realmente se destaca: a faixa, composta por Eilish e por seu irmão, Finneas O’Connell, integrou a trilha sonora de ‘Barbie’ e casou perfeitamente com a temática de crise identitária explorada no filme – acompanhada de uma melódica e melancólica construção que nos arrancou suspiros e lágrimas.

Talvez a única faixa que compita, em termos técnicos, com a supracitada, seja “Kill Bill”, de SZA – o quinto single de seu aclamado segundo álbum de estúdio que fez um sucesso gigantesco nas paradas ao redor do mundo, dando-lhe seu primeiro #1 na Hot 100“vampire”, de Olivia Rodrigo, também consagra-se como uma forte candidata à estatueta – então, não se surpreenda caso alguma das outras duas levar o prêmio para casa.

MÚSICA DO ANO

INDICADOS
“A&W” — Jack Antonoff, Lana Del Rey & Sam Dew, compositores (Lana Del Rey)
“Anti-Hero” — Jack Antonoff & Taylor Swift, compositores (Taylor Swift)
“Butterfly” — Jon Batiste & Dan Wilson, compositores (Jon Batiste)
“Dance the Night” — Caroline Ailin, Dua Lipa, Mark Ronson & Andrew Wyatt, compositores (Dua Lipa)
“Flowers” — Miley Cyrus, Gregory Aldae Hein & Michael Pollack, compositores (Miley Cyrus)
“Kill Bill” — Rob Bisel, Carter Lang & Solána Rowe, compositores (SZA)
“Vampire” — Daniel Nigro & Olivia Rodrigo, compositores (Oliva Rodrigo)
“What Was I Made For?” — Billie Eilish O’Connell & Finneas O’Connell, compositores (Billie Eilish)

Quem irá levar? Kill Bill, SZA ou What Was I Made For?, Billie Eilish
Quem merece levar? A&W, Lana Del Rey

Novamente, estamos lidando com uma categoria de gigantes, com a presença de nomes como Dua LipaTaylor SwiftMiley Cyrus. Todavia, Billie EilishSZA são as favoritas na categoria de Música do Ano por seus incríveis trabalhos – “What Was I Made For?”“Kill Bill”, respectivamente, cada qual com uma beleza surpreendente e magnética.

Entretanto, é preciso comentar que o principal destaque dessa categoria é “A&W”, segundo single de ‘Did You Know There’s a Tunnel Under Ocean Blvd.’, de Lana Del Rey. Sendo uma das maiores artistas do século e uma das compositoras de maior renome do cenário contemporâneo da música, Del Rey é constantemente esnobada pela Academia – e deve ser, novamente, mesmo tendo lançado a melhor música de 2023.

ARTISTA REVELAÇÃO

INDICADOS
Gracie Abrams
Fred Again
Ice Spice
Jelly Roll
Coco Jones
Noah Kahan
Victoria Monét
The War and Treaty

Quem irá levar? Victoria Monét
Quem merece levar? Victoria Monét

É inegável o crescimento exponencial da popularidade de Ice Spice no mundo da música nos últimos anos: além de ter colaborado com Taylor Swift no remix de “Karma”, do álbum ‘Midnights’, ela participou da trilha sonora de ‘Barbie’ ao lado de Nicki Minaj (que também conquistou uma indicação ao Grammy) e calcou seu nome no escopo mainstream como ninguém mais.

Ainda que tenha grandes chances de levar a estatueta de Artista Revelação para casa, é Victoria Monét quem merece nossa atenção. Frequente colaboradora da icônica Ariana Grande, Monét é responsável por alguns dos maiores sucessos musicais da última década e, depois de firmar seu nome nos bastidores, veio à frente dos holofotes com o lançamento de ‘Jaguar II’, seu álbum de estreia que lhe rendeu nada menos que sete indicações ao Grammy – e cujo triunfo é o suficiente para lhe conceder o prêmio.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS