sexta-feira, abril 19, 2024

Grandes Sucessos do Cinema que Completam 10 Anos em 2021

Ano novo, vida nova – ao menos é o que esperamos que aconteça depois de conturbados doze meses que nos forçaram a cuidar de nós mesmos e do próximo em virtude de uma pandemia sem precedentes.

2021 marca o início de uma nova era, mas também um momento de recordarmos de clássicos adorados pelo mundo que fazem aniversário. Desde o capítulo final da saga ‘Harry Potter’ até as performances arrebatadoras de Viola DavisOctavia Spencer em ‘Histórias Cruzadas’, separamos uma breve lista com quinze sucessos do cinema (seja crítico, comercial ou ambos) que completam uma década neste ano.

Confira abaixo nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 2

O capítulo final da saga do bruxinho mais famosos de todos os tempos chegou ao fim dez anos depois de sua estreias nas telonas. ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2’ se mostrou como conclusão digna de uma franquia fantástica, guiada por performances incríveis, visuais estonteantes e a batalha final entre Harry e o Lorde das Trevas. Aclamado pela crítica, o longa levou para casa um BAFTA e foi indicado a três categorias do Oscar 2012.

PIRATAS DO CARIBE: NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTERIOSAS

O quarto filme da franquia ‘Piratas do Caribe’ veio com surpresa e instantânea – motivo pelo qual atraiu milhões de espectadores para os cinemas, arrecadando quase US$1,1 bilhão. Trazendo Rob Marshall para o comando do longa-metragem, a narrativa resgatou Johnny Depp como o infame pirata Jack Sparrow em busca da Fonte da Juventude e enfrentando o perigoso Barba Negra e sua trupe de corsários.

A SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER – PARTE 1

Enquanto ‘Harry Potter’ caminhava para o fim, a saga ‘Crepúsculo’ também dava seus primeiros ares de conclusão com ‘Amanhecer – Parte 1’. Fazendo um estrondo massivo nas bilheterias ao arrecadar quase sete vezes o valor de seu orçamento, a história mostrou o casamento de Edward e Bella, sua lua de mel e o nascimento do filho – todos os eventos desencadeando um bola de neve que prenunciaria uma guerra sangrenta.

Não deixe de assistir:

CARROS 2

Depois de Radiator Springs, chegou a hora de Relâmpago McQueen e Mate dominarem o mundo. Em ‘Carros 2’, a inseparável dupla viaja para as pistas de corrida mais famosas do planeta para uma competição incrível – isso é, até uma máfia de carros antigos dar as caras e ameaçar destruir todos os participantes.

KUNG FU PANDA 2

Mais um sucesso de bilheteria e de crítica, ‘Kung Fu Panda 2’ manteve vivo o original espírito de empatia e de união do longa-metragem original e voltou a conquistar o público ao redor do mundo. Na trama, Po e seus amigos enfrentam um vilão que planeja usar uma arma secreta para conquistar a China e eliminar as artes marciais de uma vez por todas.

O ARTISTA

Prestando homenagem à Era Muda do cinema hollywoodiano, ‘O Artista’ se tornou um dos filmes mais aclamados de 2011 e da década passada, levando para casa três estatuetas do Globo de Ouro e cinco Óscares – incluindo Melhor FilmeMelhor DiretorMelhor Ator. Ambientado na década de 1920, a trama gira em torno do ator George Valentin, uma estrela do cinema mudo que vê sua carreira ameaçada pela chegada do cinema sonoro. Enquanto ele luta para manter seus filmes, Peppy Miller, uma coadjuvante, alcança a fama.

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

É inegável dizer que Martin Scorsese é um dos grandes nomes da história do cinema – e provou mais uma vez sua versatilidade ao apostar fichas na fantasia infanto-juvenil ‘A Invenção de Hugo Cabret’. Baseado no romance homônimo de Brian Selznick, a trama é centrada em um garoto de doze anos que vive numa estação de trem em Paris, no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, morre pouco depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide. O filme foi indicado a 11 prêmios do Oscar, levando um total de cinco para casa.

HISTÓRIAS CRUZADAS

‘Histórias Cruzadas’ foi um sucesso crítico e comercial – e permanece como uma das dramédias mais adoradas do século pelo público. Garantindo a Octavia Spencer um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e uma indicação a Viola Davis para Melhor Atriz, o filme é baseado no romance assinado por Kathryn Stockett e é ambientada numa comunidade interiorana dos Estados Unidos que lida com problemas e segregações raciais.

MEIA-NOITE EM PARIS

Escrito e dirigido por Woody Allen‘Meia-Noite em Paris’ é um romance de fantasia que é revisitado até os dias de hoje pelo público e que ganhou três indicações ao Oscar. Na trama, Gil Pender é um jovem escritor em busca da fama. De férias em Paris com sua noiva, ele sai sozinho para explorar a cidade e conhece um grupo de estranhos que são, na verdade, grandes nomes da literatura. Eles levam Gil a uma viagem ao passado e, quanto mais tempo passam juntos, mais o jovem escritor fica insatisfeito com o presente.

A DAMA DE FERRO

Meryl Streep levou sua terceira estatueta do Oscar por seu incrível trabalho em ‘A Dama de Ferro’, 29 anos depois de ganhar o último prêmio. Aqui, a atriz interpreta a controversa figura de Margaret Thatcher, primeira-ministra inglesa responsável pela instituição do neoliberalismo britânico contemporâneo. O longa dirigido por Phyllida Lloyd também levou diversos outros prêmios para casa, incluindo um BAFTA e um Globo de Ouro.

AS AVENTURAS DE TINTIM

Baseada na aclamada série de quadrinhos de Hergé‘As Aventuras de Tintim’ é uma subestimada animação que merecia maior reconhecimento – apesar de ter tido uma resposta relativamente positiva da crítica e do público. Dirigido e produzido por ninguém menos que Steven Spielberg, o longa ganhou uma indicação ao Oscar e quatro ao Annie Awards, contando a história de um jovem jornalista que se envolve numa espécie de caça ao tesouro após comprar uma miniatura de um navio pirata.

MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO

Antes do controverso reboot ‘Caça-Fantasmas’Paul FeigKristen Wiig haviam trabalhado juntos em uma das melhores comédias dos últimos tempos: ‘Missão Madrinha de Casamento’. Partindo de uma premissa simples – Wiig luta para conseguir o lugar central do casamento de sua melhor amiga contra uma recém-chegada esnobe -, o filme fez um estrondo de bilheteria e um sucesso crítico inesperado (garantindo duas indicações ao Oscar).

FOOTLOOSE

remake do clássico filme de 1984 agradou consideravelmente o público e a crítica e, ainda que não trouxesse tantos elementos originais, entregou uma perspectiva interessante a uma trama atemporal. Na trama, o jovem Ren se muda de Boston para uma cidade pequena onde dança e música alta são proibidas em virtude de um trágico acidente. Ren desafia essa cultura e compartilha sua paixão pela dança com o resto da cidade.

OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES

O poderoso thriller psicológico dirigido por David Fincher apenas manteve seu nome no topo da indústria do entretenimento – ganhando aclame crítico e recebendo cinco indicações ao Oscar. Na trama, um jornalista investigativo e uma hacker de computador são contratados para desvendar o desaparecimento de uma jovem há 36 anos. À medida que avançam na investigação, crescem os riscos, pois a família da jovem não quer ter seus segredos revelados.

PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM

Pode até ter demorado, mas a onda de remakes e reboots voltou a atingir uma das sagas mais conhecidas de todos os tempos: ‘Planeta dos Macacos’. Quase 45 anos depois do lançamento do primeiro filme, Rupert Wyatt comandou uma belíssima história de origem do universo pós-apocalíptico. Na trama, uma experiência científica resulta em um chimpanzé com uma inteligência superior que acaba liderando uma rebelião contra os humanos para dominar o planeta Terra.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS