quarta-feira, abril 24, 2024

‘Harry Potter e a Ordem da Fênix’ faz 15 anos em 2022; Veja curiosidades sobre o quinto filme da saga mágica!

A saga ‘Harry Potter’ tornou-se um grande divisor de águas no gênero fantástico, tanto com os romances originais quanto com as adaptações cinematográficas. E, em 2022, o quinto capítulo da jornada fílmica, ‘Harry Potter e a Ordem da Fênix’, completa 15 anos de lançamento.

Comandado por Davis Yates, que assumiu a cadeira de direção depois de Mike Newell, a produção traz Harry (Daniel Radcliffe) de volta à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, para cursar seu quinto ano. Logo ele descobre que boa parte da comunidade bruxa foi levada a acreditar que o retorno de Voldemort (Ralph Fiennes) foi uma mentira inventada por Harry, o que põe sua credibilidade em dúvida. Além disto, o Ministro da Magia Cornélio Fudge (Robert Hardy) impõe à escola a presença de Dolores Umbridge (Imelda Staunton), que torna-se a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas. Acontece que as aulas de Umbridge, apesar de aprovadas pelo ministério, abrangem apenas temas amenos, deixando os alunos despreparados para os perigos dos dias atuais.

Incentivado por seus amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), Harry decide encontrar-se em segredo com um grupo de estudantes, visando a prática de magia. O grupo se autodenomina como a “Armada de Dumbledore”, mas logo passa a ser vista como uma ameaça ao próprio Ministério da Magia.

Sucesso de bilheteria (abarcando US$942 milhões mundialmente, a segunda maior arrecadação ano), o filme também teve críticas positivas e inclusive conquistou uma indicação ao BAFTA.

Para celebrar seu iminente aniversário, preparamos uma breve matéria elencando algumas curiosidades de bastidores.

Confira:

  • Durante as filmagens, Alan Rickman (Severo Snape) baniu Matthew Lewis (Neville Longbottom) e Grint de ficarem a menos de cinco metros de sua nova BMW, porque, durante as filmagens de ‘O Cálice de Fogo’, eles derramaram milkshake em seu veículo.
  • J.K. Rowling deu mais de setenta nomes para a tapeçaria da árvore genealógica da família Black, completando com detalhes das relações entre cada membro.

  • Helen McCrory foi originalmente escalada para viver Bellatrix Lestrange, mas, em virtude de sua gravidez, foi substituída por Helena Bonham Carter. McCrory foi convidada a interpretar Narcissa Malfoy, irmã de Bellatrix, em ‘O Enigma do Príncipe’.
  • Evanna Lynch “venceu” 15 mil garotas pelo papel de Luna Lovegood. Ela foi a nona dentre trinta finalistas, e quando chegou a vez dos vídeos de audição, o produtor David Barron parou logo depois do vídeo de Lynch e disse: “Ela é a Luna”.

Não deixe de assistir:

  • Watson pensou seriamente se continuaria ou não atuando na franquia depois do quinto capítulo, mas decidiu ficar, considerando que seria bastante estranho e desconfortável assistir aos filmes com outra pessoa interpretando Hermione.
  • Visto que ‘Ordem da Fênix’ inclui duelos de varinhas em um nível de elite, um “coreógrafo de varinhas” (Paul Harris, que, na verdade, é um coreógrafo profissional), foi trazido para criar o estilo e as técnicas dessa luta nada convencional. O resultado consistiu em cinco movimentos básicos, com cada ator e atriz podendo adaptá-los para melhor corresponder à personalidade de seus personagens.

  • Staunton foi a primeira e a única escolha dos produtores para interpretar Dolores Umbridge.
  • O mestre do terror Stephen King revelou que a personagem de Umbridge foi a “melhor vilã trazida à vida desde Hannibal Lecter”.

  • Kenneth Branagh originalmente retornaria para uma breve aparição como o professor Gilderoy Lockhart. Harry o encontraria enquanto visitava o pai de Rony, Arthur Weasley (Mark Williams), no hospital de bruxos St. Mungo’s, e estabeleceria a amnésia incurável de Lockhart depois dos incidentes de ‘A Câmara Secreta’. Entretanto, a cena foi cortada por quebrar o ritmo da narrativa e em virtude de obstáculos de orçamento, visto que exigiria a construção de um novo set de filmagens.
  • Todas as cenas no interior de Hogwarts foram rodadas em estúdios, tornando este o primeiro filme da franquia a não utilizar quaisquer castelos ou catedrais para as gravações.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS