Um dos dramas antológicos mais adorados e aclamados da década passada está retornando após um longo tempo em hiato: American Crime Story.

Migrando do vibrante cenário da moda em ‘The Assassination of Gianni Versace para os bastidores da política estadunidense, a 3ª temporada, subtitulada ‘Impeachment’, é centrada no escândalo envolvendo o ex-presidente Bill Clinton e uma das estagiárias da Casa Branca, Monica Lewinsky. Os dois mantiveram relações sexuais entre os anos de 1995 e 1997, mas as notícias só vieram à tona em 1998.

Apesar de negar ter criado quaisquer laços com Lewinsky, Clinton foi investigado pela justiça local e sofreu impeachment pela Casa dos Representativos dos Estados Unidos, em virtude de perjúrio e de obstrução da justiça em um julgamento que durou nada menos que 21 dias.

Trazendo nomes como Sarah PaulsonClive OwenBeanie Feldstein e muitos outros, a produção é inspirada no romance de não-ficção ‘A Vast Conspiracy’, de Jeffrey Toobin e, para ajudá-lo a compreender a história, preparamos uma breve matéria explicando quem é quem no novo ciclo (focando nos personagens principais).



BEANIE FELDSTEIN como MONICA LEWINSKY

Beanie Feldstein, conhecida por seu trabalho em obras como ‘Lady Bird’‘Fora de Série’, foi anunciada logo no começo da pré-produção como Monica Lewinsky.

Aproveite para assistir:

Hoje uma ativista e personalidade televisiva, Lewinsky trabalhou, quando mais jovem, como estagiária da Casa Branca durante a presidência de Bill Clinton, com quem teve um caso. O escândalo causou repercussões desastrosas que marcaram a história política dos Estados Unidos, conferindo a ela um status de celebridade internacional. Apesar de ter se distanciado dos holofotes para focar em seus estudos de psicologia, em Londres, ela retornou em aparições públicas em 2014 e se tornou uma grande porta-voz contra o cyberbullying.

CLIVE OWEN como BILL CLINTON



Conhecido por seus papéis em filmes como ‘Sin City’‘Closer – Perto Demais’‘Filhos da Esperança’, o célebre ator Clive Owen interpreta o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, também centro do escândalo retratado na temporada.

Reeleito após um período de grande “paz econômica”, em que assinou o Tratado de Livre Comércio da América do Norte, Clinton começou um caso romântico com Lewinsky. Em janeiro de 1998, as manchetes dos tabloides foram dominadas pelo relacionamento com a jovem e, em dezembro do mesmo ano, o presidente foi deposto pelo Congresso dos EUA por obstrução da justiça, no tocante às investigações do caso, e por ter mentido sob juramento – visto que negou qualquer envolvimento com Lewinsky.

SARAH PAULSON como LINDA TRIPP

Sarah Paulson é uma frequente colaboradora de Ryan Murphy, criador da antologia, e já levou um Emmy Award por seu papel como Marcia Clark em ‘The People v. OJ Simpson: American Crime Story – tendo grandes chances de repetir o feito com ‘Impeachment’.

No novo ano, Paulson dá vida a Linda Tripp, funcionária pública que teve papel ímpar no caso Clinton-Lewinsky. Tornando-se confidente de Monica, Linda secretamente gravava as conversas que mantinha com a jovem, dizendo que seus motivos eram puramente patrióticos e visavam ao melhor para a nação. Durante os múltiplos contatos, Tripp aconselhava Lewinsky a coletar provas do caso com Clinton – e, no final do mandato do ex-presidente, acabou demitida de seu cargo no Pentágono por “vingança”, como ela pontuou.

ANNALEIGH ASHFORD como PAULA JONES

Provinda dos palcos da Broadway, Annaleigh Ashford conquistou um Tony Award por seu trabalho em ‘You Can’t Take It With You’ e também ganhou aclame pela participação na série ‘Masters of Sex’, da Showtime. No terceiro ciclo da antologia, a atriz dará vida a Paula Jones.



Assim como Tripp, Jones é uma funcionária pública que, no começo de sua carreira, trabalhava representando o estado de Arkansas. Ela processou Clinton por abuso sexual, mas o ex-presidente negou as alegações, sob juramento. Entretanto, as investigações revelaram provas do assédio em questão e serviram como pontos determinantes, ao lado do escândalo com Lewinsky, para retirá-lo da presidência.

MARGO MARTINDALE como LUCIANNE GOLDBERG

Margo Martindale recentemente recebeu aplausos da crítica e do público por seu trabalho como Bella Abzug na minissérie ‘Mrs. America’, atuando ao lado de Paulson, Cate BlanchettUzo AdubaRose Byrne. Agora, ela dará vida a outro nome importante da história estadunidense: Lucianne Goldberg.

Goldberg é uma agente literária e romancista que, assim como outras personagens mencionadas nesta matéria, teve papel fundamental no escândalo Clinton-Lewinsky. Afinal, ela aconselhou Tripp a gravar as conversas que mantinha com Lewinsky sobre o caso que mantinha com Clinton – eventualmente compiladas em mais de 20 horas de conteúdo. Lucianne revelou que o motivo de ter aconselhado Linda foi puramente para expor a imoralidade da vida pública.

EDIE FALCO como HILLARY CLINTON


Edie Falco foi eternizada no cenário do entretenimento por obras como Nurse Jackie‘Law & Order’, além de ter conquistado uma indicação ao Tony por sua performance na peça ‘The House of Blue Leaves’. Em ‘Impeachment’, a atriz dará vida à famosa ex-primeira-dama e congressista Hillary Clinton, esposa de Bill.

Arrastada para o centro do escândalo que envolveu o marido, Hillary, à época das primeiras manchetes de tabloide, comentou que as alegações faziam parte de uma “vasta conspiração da asa direita” do governo estadunidense, comentando que o processo provinha de uma série de tentativas dos inimigos de Bill em tirá-lo do poder. Quando as investigações comprovaram o relacionamento do ex-presidente com Lewinsky, Hillary disse que foi iludida pelos comentários iniciais do marido e, apesar disso, reafirmou seu compromisso com o casamento (apesar de ter ficado furiosa com o acontecimento e não ter certeza de que queria permanecer no matrimônio).

Lembrando que ‘Impeachment: American Crime Story tem estreia marcada para amanhã, 7 de setembro.

Comentários

Não deixe de assistir: