sábado, abril 27, 2024

INJUSTIÇA! 10 Filmes onde a justiça prendeu um inocente

Quando falamos sobre justiça, em qualquer lugar do mundo, pensamos logo que é função da mesma avaliar o que é direito, o que é justo. Mas, por diversas circunstâncias, algumas vezes ela falha levando inocentes para tempos sombrios de condenações. Pensando em filmes, baseado em fatos reais ou não, que refletem sobre esse recorte, segue abaixo 10 Filmes onde a justiça prendeu um inocente:

 

O Caso dos Irmãos Naves

Considerado um dos maiores erros da história da justiça brasileira, ocorrido no final da década de 30 em Minas Gerais, dois irmãos são acusados injustamente de um crime tendo que enfrentar as problemáticas do sistema penal brasileiro daquela época. Dirigido por Luís Sérgio Person com os ótimos John Herbert, Juca de Oliveira e Raul Cortez no elenco.

 

O Fugitivo

Nesse clássico filme dos anos 90 protagonizado por Harrison Ford, acompanhamos a saga de um renomado cirurgião que é acusado injustamente de ter assassinado a esposa. Indicado para sete Oscars, levou o de Melhor ator Coadjuvante para Tommy Lee Jones.

Não deixe de assistir:

 

Risco Duplo

Lançado em 1999, esse ótimo filme de ação e suspense nos mostra a história de uma mulher acusada de assassinar o marido. Ela é condenada injustamente e passa seis anos na prisão. Quando sai começa a desconfiar que o marido está vivo e inicia uma caçada pelo paradeiro dele.

 

Hurricane – O Furacão

Baseado em dois livros sobre essa história real, o filme nos mostra um boxeador chamado Rubin “The Hurricane” Carter que fora injustamente acusado de homicídio e condenado à prisão perpétua. O longa-metragem é dirigido por Norman Jewison, e tem Denzel Washington no papel principal. Denzel recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Berlim, o globo de ouro e uma indicação ao Oscar pelo papel.

 

O Último Poema Do Rinoceronte

Na trama, lançada no Brasil no ano de 2015, conhecemos Mina (Monica Bellucci) e Sahel (Caner Cindoruk/Behrouz Vossoughi) um casal apaixonado que vive juntos desde os tempos em que se conheceram na faculdade. Ele é um escritor, famoso por seus poemas, e junto de sua esposa vivem uma confortável vida. Eles tem um motorista que acaba desenvolvendo uma paixão não correspondida por Mina. Esse mesmo motorista se torna um revolucionário importante e que com a revolução que acontece na Irã em 1979 acaba ganhando status de poder. Ele executa um plano maligno, prendendo injustamente Mina e Sahel, ela por 10 e ele por 30 anos. O tempo passa e após sair da prisão Sahel vai atrás de seu amor que se mudou para Turquia e foi morar com ex-motorista que os prendeu.

 

Em Nome do Pai

Baseado no livro Proved Innocent, de Gerry Conlon, Em Nome do Pai conta a história de um jovem irlandês que é condenado à prisão perpétua por um atentado terrorista. Uma advogada tenta ajudar investigando as irregularidades da condenação. Estreou nos cinemas no início da década de 90 e foi um estrondoso sucesso, um dos filmes mais marcantes da carreira brilhante de Daniel Day-Lewis.

 

Um Sonho de Liberdade

Ao lado de Morgan Freeman e grande elenco Tim Robbins é o protagonista Andy Dufresne, um banqueiro que é acusado de ter assassinado a esposa infiel e o amante dela. Condenado à prisão perpétua, conhece a dor e o sofrimento buscando forças nas amizades que faz nessa prisão e principalmente não perdendo o sonho de liberdade. Duas poderosas atuações de Freeman e Robbins. Impossível não gostar deste filme.

 

Se a Rua Beale Falasse

Na trama, conhecemos uma carinhoso e carismático homem chamado Fonny (Stephan James), um artesão que vive sua vida para sua namorada e eterna amiga Trish (KiKi Layne). Certo dia, após ser confundido pela polícia, é acusado de um crime terrível e acaba parando na prisão. Sem medir esforços, Trish e sua família, correm desesperadamente para provar sua inocência. O tempo passa e muitos obstáculos pelo caminho o casal enfrenta. A belíssima trilha sonora dita o ritmo desse história forte e profunda.

 

Kompromat

Na trama, conhecemos Mathieu (Gilles Lellouche), um simpático e muito querido diretor da Aliança Francesa, que trabalha na região da Sibéria, na Rússia, que certo dia é detido pelas formas militares russas (ligadas à FSB, órgão que substituiu a KGB) acusado de um crime que não cometeu. Sem saber direito o que fazer nessa situação, e com os diplomatas franceses em Moscou reféns da diplomacia nesse país sempre complicado, vamos acompanhando as estratégias de sobrevivência dele ao longo de 5 meses em território hostil. Para ajudá-lo, somente uma jovem russa que ele conhecera em uma festa que pode ser também um dos fatores que levaram aos motivos de sua prisão.

 

Papillon

O filme, que marca a estreia do cineasta dinamarquês Michael Noer em Hollywood, conta a trajetória de Henri Charrière (Charlie Hunnam), conhecido como Papillon, um criminoso que rouba cofres que fora incriminado de assassinato injustamente e acaba parando em uma prisão bastante rigorosa e desumana no meio da Guiana Francesa. Pensando todo dia em como fugir desse lugar, acaba conhecendo Louis Dega (Rami Malek), um homem preso por estelionato com instituições financeiras. Juntos, lutando contra a solidão e loucura do confinamento, começam aos poucos a planejar o que seria uma fuga digna de cinema.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS