sexta-feira, abril 19, 2024

Invocação do Mal

O diretor James Wan se especializou em filmes de terror de baixo orçamento que se tornaram sucesso absoluto de críticas e bilheterias. Ele dirigiu o primeiro ‘Jogos Mortais‘, que se tornou uma das principais e mais rentáveis franquias da Lionsgate.

Anos depois, voltou a repetir o mesmo sucesso com ‘Sobrenatural‘ (Insidious), filme com maior custo-benefício nas bilheterias de 2011, que neste ano ganha sua sequência.

Wan volta a acertar com o terror ‘Invocação do Mal‘ (The Conjuring), apesar de apostar ao máximo no uso de clichês de filmes de possessão demoníaca.

invocacaodomal_14

Espécie de remake não oficial de Amityville, ‘Invocação do Mal‘ narra o conto horripilante de Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga), investigadores paranormais de renome mundial, que foram chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma presença maligna em uma fazenda isolada. Forçados a confrontar uma poderosa entidade demoníaca, os Warrens encontram-se presos no caso mais terrível de suas vidas.

Ao longo da trama, são incontáveis os sustos que atordoam a plateia. A cada momento, a trilha sonora aumenta e algo assustador ocorre.

Apesar do fraco roteiro escrito pelos gêmeos Carey e Chad Hayes (‘Terror na Antártida’), que reutiliza todos os possíveis clichês dos filmes do gênero, a direção competente de Wan salva o longa do fracasso.

Wan se tornou especialista em criar sequências horripilantes, como a da câmera que segue a mãe por uma casa assustadora enquanto ela está vendada brincando com a filha de “esconde esconde”. São suas escolhas de ângulos e a bela e obscura fotografia que conseguem sustentar o roteiro e salvar a película.

invocacaodomal_12

Não deixe de assistir:

O destaque fica para o competente elenco, principalmente para Vera Farmiga (‘Amor sem Escalas’) e Lili Taylor, espetaculares como de costume.

As cinco crianças (Shanley Caswell, Hayley McFarland, Joey King, Mackenzie Foy e Kyla Deaver) também entregam uma atuação espetacular, que supera um contido Patrick Wilson (‘Sobrenatural’).

Invocação do Mal‘ vai agradar aos fãs do gênero terror e render ótimos sustos, mas o excesso de clichês e um previsível terceiro ato transformam-o em um filme bastante inferior aos trabalhos anteriores de Wan, os ótimos ‘Jogos Mortais‘ e ‘Sobrenatural’.

 

* Assistimos ao filme durante uma exibição na Comic-Con 2013.

Mais notícias...

Artigo anterior
Próximo artigo

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS