terça-feira, abril 30, 2024

“Já tentaram duas vezes e não deu certo”, criadores de ‘A Bruxa de Blair’ estão revoltados com novo reboot

Em 1999, ‘A Bruxa de Blair‘ se tornou um dos títulos mais comentados do gênero de terror por conta de sua misteriosa narrativa em torno de um grupo de estudantes que acampam em uma das florestas de Milwaukee e acaba descobrindo que o lugar esconde seres malignos.

Embora o filme tenha ganhado duas sequências em 2000 e 2016, a Lionsgate e a Blumhouse agora estão se unindo para desenvolver um reboot completo.

A equipe por trás do filme original não sabia do plano para um novo filme da franquia de terror até que foi anunciado durante a apresentação da Lionsgate no CinemaCon na semana passada. Mas as frustrações dos cineastas com a falta de envolvimento no futuro da série vêm crescendo há anos.

“É um sentimento agridoce, honestamente”, disse Ben Rock, designer de produção do sucesso de 1999, ao The Hollywood Reporter sobre o novo reboot. Ele observa que ninguém de seu filme, incluindo os codiretores Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, esteve envolvido de forma significativa na sequência de 2000, ‘Livro das Sombras: Bruxa de Blair 2‘, ou na sequência de 2016.

Rock espera que isso mude para o projeto atual que está em andamento na Lionsgate e Blumhouse, mas até agora, ninguém do filme de 1999 foi contatado ou teve a chance de apresentar a proposta, diz ele.

“Eu realmente acho que o que aconteceu duas vezes foi que os criadores originais foram esquecidos e outras pessoas foram trazidas, todas boas”, diz Rock, referindo-se à sequência de Joe Berlinger em 2000 e à continuação de Adam Wingard em 2016.

“Mas nenhuma das sequências conectou-se com o público da maneira que eles queriam. E então talvez valha a pena conversar com alguns dos criadores originais.”

Rock estava entre os membros da equipe do filme original para compartilhar as reações nas redes sociais às notícias sobre o último projeto. Entre os participantes estava Mike Monello, co-produtor do primeiro filme que ajudou a conceber o site, alegando que os horrores do filme eram reais e que as pessoas que nele apareciam haviam desaparecido.

“Ideia radical: você poderia tentar colocar este projeto nas mãos da equipe original que fez o primeiro”, postou Monello , marcando Jason Blum junto com Lionsgate e Blumhouse. “Você sabe, a equipe que realmente tem uma franquia inteira planeja reinventar o que um filme da Bruxa de Blair poderia ser?”

Não deixe de assistir:

Além disso, Joshua Leonard, um dos três protagonistas do filme (ao lado de Heather Donahue e Michael C. Williams), postou no Instagram sobre suas próprias frustrações. Ele soube do novo filme planejado por um amigo que enviou uma captura de tela de uma reportagem da mídia que usava uma foto de Leonard como imagem principal.

“Então, este é o MEU rosto no comunicado à imprensa de um filme feito por dois grandes estúdios – ambos para os quais trabalhei, ambos que respeito. A parte estranha é que eu não sabia nada sobre isso até que um amigo me enviou uma captura de tela de ‘parabéns’ ontem. Minha frustração aumentou porque estou tentando fazer com que a @lionsgate se envolva há mais de um mês sobre uma exibição de caridade de ‘A Bruxa de Blair’ que estou organizando para @opositivofest para arrecadar dinheiro para artistas sem assistência médica, e NINGUÉM vai me responder”, começou Leonard ao lado de uma série de capturas de tela detalhando a notícia.

Leonard então fez uma série de declarações mostrando quanto dinheiro ele e seus colegas de elenco perderam, apesar do grande sucesso do filme.

“Em 1999, a antiga distribuidora do filme afirmou ter lançado o projeto independente mais lucrativo de todos os tempos (comprado por 1 milhão, arrecadando mais de 250 milhões), enquanto internamente eles nos disseram que estavam sem dinheiro devido a despesas de marketing… então NÓS poderíamos acabar devendo a ELES. Como usamos nossos nomes verdadeiros no primeiro filme, o estúdio reivindicou os direitos autorais. Tivemos que levá-los ao tribunal federal para recuperar NOSSOS NOMES. Uma fonte de Hollywood disse à imprensa que nós (atores) recebemos 4 milhões de dólares como aquisição por nossos pontos de propriedade, mas recebemos apenas 300 mil… e NUNCA vimos mais um centavo (depois de comprar um carro e pagar seus empréstimos estudantis, Mike voltou a mudar os móveis 12 meses após o lançamento, enquanto ainda estava nas capas de revistas.)”

Embora o ator diga que tem orgulho do filme, sua frustração com o tratamento que Hollywood dá à franquia é algo que continua a incomodá-lo.

“Estou muito orgulhoso do nosso pequeno filme punk-rock e AMO os fãs que mantêm as chamas acesas. Mas, neste momento, são 25 anos de desrespeito por parte das pessoas que embolsaram a maior parte dos lucros do NOSSO trabalho, e isso parece nojento e sem classe enquanto continuam se aproveitando desse sucesso para fazerem novas mídias.”

Confira a publicação:

Vale lembrar que o novo filme faz parte de um acordo exclusivo entre as produtoras, que dará a oportunidade da Blumhouse reimaginar franquias clássicas do catálogo da Lionsgate.

Jason Blum irá trabalhar ao lado do produtor Roy Lee, que também havia assumido o cargo no capítulo mais recente da saga, ‘Bruxa de Blair‘ (2016).

“Tive a oportunidade incrível de colaborar com o Jason Blum diversas vezes no decorrer dos anos. Nós forjamos um relacionamento sólido com ‘Uma Noite de Crime’ enquanto eu trabalha na Universal Pictures. Não há produtora melhor para colaborar neste gênero do que a Blumhouse,” declarou Adam Fogelson, presidente da Lionsgate Motion Picture Group. “Estamos animados em anunciar essa parceria em um novo filme da franquia ‘A Bruxa de Blair’, que será reintroduzida a uma nova geração.” 

Em 2016, ‘Bruxa de Blair‘ foi lançado como uma sequência direta do filme original. Apesar de não ter sido um fracasso, o terror não foi o sucesso esperado pelo estúdio. O longa arrecadou moderados US$ 45.1 milhões, a partir de um orçamento de apenas US$ 5 milhões.

Em contrapartida, a produção amargou apenas 37% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS