Em uma entrevista recente que concedeu à Vanity Fair, o ator Jake Gyllenhaal relembrou a relação que teve com Heath Ledger em ‘O Segredo de Brokeback Mountain‘ (2005), e falou com carinho a respeito do seu saudoso amigo.
“A relação entre eu e Heath foi algo baseado em um profundo amor por todos que conhecíamos e que passaram por nossas vidas. Um respeito profundo por seu amor e relacionamentos.”
O longa dirigido por Ang Lee é considerado um marco para comunidade LGBTQ+ no cinema, e sempre é citado em listas voltados ao tema. Gyllenhaal também falou em como era o clima dos bastidores, e contou sobre o misto de sentimentos nas locações.
“Muitas piadas foram feitas sobre o filme, muita tiração de sarro. E a constante devoção de Ledger à seriedade e à importância da relação entre os dois personagens me mostrou o quão aplicado ele era como ator e o quão dedicados nós éramos à história e ao filme.”
Segundo Jake, os atores faziam café da manhã diariamente para a equipe e iam caminhando até as gravações: “Todos nós convivíamos e ficávamos em comunidade naquele espaço”, recorda.
‘O Segredo de Brokeback Mountain‘ é um dos filmes mais importantes da história, conquistando prêmios como os Oscars de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora Original, o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático e o Leão de Ouro para Ang Lee.