Jenna Ortega vem se tornando uma força descomunal no cenário do entretenimento contemporâneo.
A atriz, que completa 20 anos no dia de hoje, 27 de setembro, ganhou reconhecimento depois de participar da série ‘Jane the Virgin’ como a versão mais jovem da personagem titular e de ‘Stuck in the Middle’, do Disney Channel. Desde então, transformou-se em um dos nomes mais conhecidos do mainstream ao participar de produções muito bem recebidas pela crítica e pelo público, como os terrores slasher ‘Pânico’ e ‘X – A Marca da Morte’, e o drama ‘A Vida Depois’, que lhe rendeu ainda mais aclame.
Para celebrar seu aniversário, preparamos uma breve matéria separando cinco produções para conhecer sua carreira.
Confira abaixo:
STUCK IN THE MIDDLE (2016 – 2018)
Apesar de sua participação em ‘Jane the Virgin’, o primeiro grande papel protagonista de Ortega veio com a comédia ‘Stuck in the Middle’. Na produção, a atriz interpreta Harley Diaz, a filha do meio de outras sete crianças e uma prodígio da engenharia. Posando como a protagonista, ela se considera uma inventora e constrói inúmeros aparelhos para lidar com sua família. Logo no começo, é revelado que é seu 13º aniversário – e a série se estende por dois anos até terminar em sua quinceañera. Além disso, ela constantemente quebra a quarta temporada para conversar com o público.
VOCÊ (2018 – PRESENTE)
A transição de Ortega para o mainstream começou com a adorada série de suspense dramático ‘Você’, da Netflix, que agora caminha para a 4ª temporada. Jenna interpretou Ellie Alves no segundo ciclo, a irmã de quinze anos de Delilah (Carmela Zumbado) que vive no mesmo conjunto de apartamentos que Joe/Will (Penn Badgley), o antagonista principal, por fim se emaranhando nas tramas sórdidas dele. Ortega recebeu vários elogios por sua performance, chamando a atenção do público.
A VIDA DEPOIS (2021)
À medida que Ortega se transformava em um dos ícones da nova geração do terror, ela talvez tenha percebido que precisava investir esforços numa versatilidade que viria a nos encantar no drama ‘A Vida Depois’. O longa, dirigido por Megan Park, traz Jenna como uma estudante do ensino médio que enfrenta consequências emocionais após uma tragédia escolar. A partir desse processo, ela forma um vínculo único e dinâmico com outros dois adolescentes, em uma jornada muitas vezes confusa, de cura. A jovem experimenta em seus relacionamentos, seja com a família, amigos ou até mesmo em suas visões de mundo, uma transformação significativa, potencializadas pela intensidade desse período da vida e por seus traumas.
PÂNICO (2022)
O quinto filme da franquia ‘Pânico’ recuperou a glória outrora perdida da franquia e apresentou aos fãs da saga uma nova geração de vítimas e heróis. Mantendo o frescor narrativo, o longa ganhou vários elogios pelas performances do elenco, inclusive de Ortega, que interpretou Tara Carpenter, irmã mais nova de Sam (Melissa Barrera). A atriz entregou todas as nuances que esperaríamos de uma boa rendição de terror, fazendo homenagens à Drew Barrymore com um quê a mais de complexidade.
X – A MARCA DA MORTE (2022)
Em mais uma atuação avassaladora, Ortega participou do elogiadíssimo e subversivo slasher ‘X – A Marca da Morte’, cimentando seu importante papel dentro do gênero. Afinal, aqui fica ainda mais notável como Jenna consegue se entregar de corpo e alma a uma transmutação camaleônica invejável. No longa, ela interpreta Lorraine, uma jovem cinegrafista que é maltratada pelo próprio namorado até descobrir que precisa se libertar, saindo de trás das câmeras e participando de um filme pornô – até que toda a equipe é sumariamente caçada por um insano casal de idosos.
BÔNUS: WANDINHA (2022)
Tudo bem, ‘Wandinha’ pode não ter estreado ainda, mas temos certeza de que Ortega fará um ótimo trabalho como a personagem titular. Na série da Netflix, que conta com a visão artística de Tim Burton, ela interpretará a icônica Wandinha Addams, filha de Gomez e Mortícia. Funcionando como uma obra derivada da saga ‘A Família Addams’, a narrativa irá acompanhar Wandinha na Escola Nunca Mais, localizada na cidade de Jericho e dirigida pela misteriosa Larissa Weems (Gwendoline Christie).