Em uma entrevista à SFX Magazine, o diretor de ‘Jogos Mortais X’, Kevin Greutert, admitiu ter ficado nervoso ao lidar com algumas das armadilhas de tortura usadas durante as filmagens do filme.
Greutert compartilhou insights sobre o processo criativo por trás das assustadoras armadilhas que fazem parte do universo ‘Jogos Mortais‘.
“Tenho muitos livros sobre máquinas de tortura medievais e outras coisas sombrias, e às vezes apenas nos debruçamos sobre eles e trocamos ideias. Algumas das armadilhas evoluíram bastante desde como começaram. E então você tem que pensar sobre como realmente fazer isso. Eu estava muito nervoso com algumas das coisas que fizemos; nervoso em um nível de segurança e nervoso pensando que iria parecer ridículo.”
O diretor enfatizou que, mais do que em qualquer um dos filmes anteriores da franquia ‘Jogos Mortais‘, eles tiveram que realizar uma série de testes rigorosos.
A complexidade das armadilhas exigiu uma divisão das filmagens em duas partes, com três semanas em novembro e três semanas em janeiro. Esta decisão foi tomada para garantir que tudo fosse executado com segurança e eficácia.
Greutert também mencionou o desafio de criar próteses e máquinas intricadas para as armadilhas, o que tornou o processo ainda mais complexo.
“Tivemos que fazer tantas próteses e máquinas e, no Natal, passamos todo o tempo descobrindo essas coisas”, concluiu.
Segundo o MPA (Motion Picture Association), o longa-metragem não é recomendado para menores de 18 anos (Rated-R), em virtude de “sequências de violência sangrenta e tortura, linguagem e certo uso de drogas”.
Vale lembrar que, de acordo com o perfil CrypticHDQuality, o filme terá 1 hora e 58 minutos de duração, sendo o mais longo da franquia – seguido por ‘Jogos Mortais III‘, com 1 hora e 48 minutos.
The Final runtime of Saw X is 1:58:15 mins, with a credit start change to 1 hr 50#SawX #lionsgate https://t.co/uEGQYkZaSC
— Cryptic HD QUALITY (@Cryptic4KQual) August 8, 2023
O filme estreia em 28 de setembro nos cinemas nacionais.
Com direção de Kevin Greutert, “Jogos Mortais X” se destaca como um dos mais perturbadores da franquia e explora o jogo de uma forma mais pessoal para Jigsaw. Ambientado entre os eventos do primeiro e segundo longa, John Kramer – doente e desesperado – viaja para o México em busca de um procedimento experimental e uma cura milagrosa para seu câncer – apenas para descobrir que toda a operação é na verdade um golpe para fraudar os mais vulneráveis. Armado com um novo propósito, o infame serial killer retorna ao seu trabalho e vira o jogo com seu jeito visceral característico e usa de armadilhas tortuosas, de mentes e engenhosas.
O longa traz de volta o ator Tobin Bell, na pele de Jigsaw, além de Steven Brand e Synnove Madody Lund no elenco principal.
Onde o novo filme se encaixará na mitologia geral da saga?
Confira a timeline em ordem cronológica (com spoilers):
- Jogos Mortais: Jigsaw (partes desta sequência se passam antes do evento do longa original)
- Jogos Mortais
- Jogos Mortais X
- Jogos Mortais II
- Jogos Mortais III/Jogos Mortais IV (ambos filmes se passam no mesmo período)
- Saw V
- Saw VI
- Saw 3D
- Jogos Mortais: Jigsaw (o núcleo com o novo imitador do Jigsaw é ambientado anos após a conclusão da franquia original)
- Espiral: O Legado de Jogos Mortais
O elenco ainda contará com Synnøve Macody Lund (‘Ragnarok’), Steven Brand (‘Sandman’), Renata Vaca (‘Pisando Fundo’), Paulette Hernandez (‘Perdida’), Joshua Okamoto (‘Narcos: México’) e Octavio Hinojosa (‘Come Play With Me’), e Michael Beach (‘Dahmer’).
Kevin Greutert, de ‘Jogos Mortais 6‘ e ‘Jogos Mortais: O Final‘, retorna à direção.
O roteiro foi assinado por Josh Stolberg e Peter Goldfinger, que também foram responsáveis pelo enredo dos dois últimos filmes da franquia.
A Lionsgate e a Twisted Pictures produzem o novo filme.