Kristen Stewart faz aniversário hoje, 09 de abril – e, diferente do que muitos parecem pensar, sua prolífica carreira vai para além da franquia ‘Crepúsculo’.

Depois de ter participado da aventura sci-fi ‘Zathura’, Stewart ascendeu a uma fama planetária ao estrelar a saga supracitada como Bella Swan e, ainda que tenha feito dezenas de filmes desde então, ficou eternamente marcada depois de ter interpretado a protagonista, sendo cruelmente caracterizada como uma performer sem muita versatilidade de atuação. Entretanto, recentes projetos nos provaram o contrário, incluindo a recente cinebiografia Spencer, que lhe rendeu uma merecida indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Para celebrá-la, montamos uma breve lista com seus cinco melhores papéis, analisando a recepção por parte da crítica e do público e entregas que desmistificaram o que outrora ficou marcado no cenário mainstream.

Confira nossas escolhas abaixo:


5. ABBY HOLLAND, Alguém Avisa?


Aproveite para assistir:



Não é costume levar comédias românticas em consideração para montar listas de melhores performances, considerando que os dramas e os suspenses psicológicos são os queridinhos da crítica para analisar versatilidade. Entretanto, Stewart entrega uma de suas atuações mais honestas e divertidas com essa pérola LGBTQIA+ de fim de ano intitulada Alguém Avisa?’, que surpreendeu a todos e conquistou diversos elogios. No longa, ela interpreta Abby Holland, uma jovem que é obrigada a fingir ser melhor amiga de sua namorada quando ambas decidem passar o natal em uma pequena e conservadora cidadezinha.

4. SARAH ALTMAN, O Quarto do Pânico

Antes de ‘Crepúsculo’, Stewart já havia trabalhado com a lendária Jodie Foster no thriller psicológico O Quarto do Pânico, de David Fincher. O filme teve uma recepção consideravelmente sólida, apesar de ter dividido os críticos em certos aspectos – mas as performances se mostraram como ponto de aceitação universal, incluindo a de Stewart. Aqui, ela interpreta Sarah, uma jovem diabética que se torna o principal elo que mantém a sanidade da mãe, que luta contra adversidades diversas para mantê-la viva. Por sua rendição, Stewart foi indicada ao Young Artist Award.


3. VALENTINE, Acima das Nuvens

Acima das Nuvens é um daqueles filmes que, de fato, dividiram qualquer um que assistisse a ele. O drama psicológico traz um elenco de peso às telonas, incluindo Stewart, que divide os holofotes com a icônica Juliette Binoche e constrói um organismo cinematográfico bastante complexo, denso e recheado de reflexões intimistas que mereciam ser mais apreciadas. Stewart interpreta Valentine, leal assistente de Maria Enders, uma atriz internacional, e sua rendição impecável a colocou no topo do mundo ao lhe garantir o Prêmio César de Melhor Atriz Coadjuvante – a primeira vez que uma performer estadunidense conquistava o feito.

2. MAUREEN CARTWRIGHT, Personal Shopper

Neste thriller psicológico sobrenatural – que normalmente passa longe do radar mainstream -, Stewart continuava sua ressurgência no cenário do entretenimento e se reuniu com o diretor Olivier Assayas para o elogiado Personal Shopper. Com mais uma atuação bastante elogiada pelos especialistas nacionais e internacionais, Stewart interpretou Maureen Cartwright, uma jovem mulher estadunidense que se mudou para Paris e começou a trabalhar como personal shopper para uma celebridade. Entretanto, isso não é tudo: ela também faz o possível para tentar se comunicar com seu irmão gêmeo, que falecera alguns anos atrás.

1. PRINCESA DIANA, Spencer


O primeiro lugar da nossa lista não poderia conter outra performance além desta: Stewart calou a boca de muita gente ao encarnar uma versão mais fabulesca da icônica Princesa Diana, mergulhando de cabeça no universo quase mitológico arquitetado por Pablo Larraín e garantindo aplausos até dos mais céticos. Conquistando dezenas de prêmios depois que o longa chegou aos cinemas, Stewart pode até ter destituído seu desejo de conquistar a cobiçada estatueta de ouro no Oscar, mas certamente conseguiu uma merecida indicação – e era uma das principais concorrentes a levar para casa a condecoração.

Não deixe de assistir: