[ANTES DE COMEÇAR A MATÉRIA, FIQUE CIENTE QUE ELA ESTÁ RECHEADA DE SPOILERS] 

Se você ainda não assistiu aos cinco episódios de Loki, não leia esta matéria para não receber spoilers.

O último episódio de Loki estreia amanhã, encerrando assim uma série de proposta ousada, mas que dividiu os fãs na internet. Protagonizada pelo Loki alternativo (Tom Hiddleston) de Vingadores: Ultimato (2019), a produção mostrou uma viagem do Deus da Trapaça por diversas linhas do tempo, enquanto encontrava suas outras versões e planejava uma forma de tomar o poder da TVA. Essa jornada o levou ao autoconhecimento, ao amor por sua versão feminina, a Sylvie (Sophia Di Martino), e a uma amizade com o agente Mobius M. Mobius (Owen Wilson). Agora, com o último episódio, a série precisa concluir o arco desses personagens e responder a uma série de perguntas que foram deixadas no ar.



A principal delas é: quem está por trás da TVA? Depois de revelarem que os Guardiões do Tempo eram marionetes e que os agentes eram todos variantes sequestradas de suas respectivas linhas do tempo, Loki e Sylvie tentaram descobrir quem estava por trás de todo esse teatro burocrático, mas foram jogados no Vazio. Com a dupla enfeitiçando o Alioth, tudo indica que eles encontrarão o responsável pela repartição fascista. Pelos easter eggs mostrado com frequência ao longo da série, os fãs criaram a teoria que pode ser Kang, O Conquistador. Essa seria uma adição inédita ao MCU e introduziria o principal vilão de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. No entanto, como parece estar muito óbvio, há uma outra corrente de fãs que acredita que o vilão será o Rei Loki, uma outra variante do nosso trapaceiro favorito que ainda não foi mostrada. Fato é que amanhã teremos uma resposta decente (assim esperamos) para o maior mistério da série.

Aproveite para assistir:

Há ainda todo um mistério acerca da personagem de Ravonna Renslayer (Gugu Mbatha-Raw). Inicialmente, ela era “apenas” uma juíza da TVA. Porém, conforme foram passando os episódios, ela foi se mostrando uma personagem bastante ambígua e pouco confiável. Ela parecia confiar e ser amiga de Mobius, mas o ameaçou e eliminou na primeira oportunidade. Além disso, ela tentou trapacear a Sylvie, que ofereceu a ela a possibilidade de saber a verdade por trás da agência. Isso aconteceu por ela ser uma funcionária realmente dedicada ou por ela já saber o que existe por trás da TVA? Seria ela a mente por trás dessa busca doentia pela “linha do tempo perfeita”? Sem dúvidas, ela é um dos maiores mistérios da série, até mesmo por ter pouco tempo de tela. Nos quadrinhos, sua personagem é ninguém menos que a esposa de Kang, então pode ser ou não que haja alguma relação dela com o viajante do tempo mais famoso do Universo Marvel.



Um poço de carisma, Mobius sobreviveu ao Vazio e retornou para a TVA. Deve haver um confronto dele com Ravonna, mas o mais legal de sua última participação seria descobrir mais sobre seu passado. Toda a história dos jet-skis e sua aparente paixão pelos anos 1990 devem esconder um passado minimamente divertido, quiçá trágico, para o agente Mobius. E convenhamos que depois de dois episódios fillers, não faria mal nenhum gastar uns minutinhos do episódio final para contar um pouquinho mais sobre esse personagem que foi uma das melhores coisas da série.

Falando em melhores coisas da série, a dupla Loki e Sylvie tomou o protagonismo para si nos últimos episódios e fica a dúvida no ar: eles vão terminar juntos? Eles vão se separar para voltarem a suas linhas do tempo recuperadas de alguma forma? A maneira como o possível casal chegará ao fim da série pode dizer muito sobre o que esperar do MCU daqui para frente. Há ainda a possibilidade de um deles – ou de ambos – morrer confrontando a pessoa por trás da TVA. Seria uma pena, mas é mesmo possível que o seriado chegue ao fim com seus protagonistas mortos. Por outro lado, caso eles sobrevivam, será interessante ver como Kevin Feige fará para encaixá-los no universo dos filmes.

Por fim, como a série aborda os conceitos e cenários do Multiverso, podemos esperar algum impacto forte na linha do tempo da Marvel para introduzir um novo problema que gere a trama de Doutor Estranho No Multiverso da Loucura, talvez até mesmo o causador de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, que estreia em dezembro deste ano e, segundo rumores, também será voltado para um colapso no Multiverso. Como já foi mostrado anteriormente, a possível paixão de Loki e Sylvie é um grande causador de Eventos Nexus, então isso pode dar uma dica do que esperar para o gran finale de amanhã. Ah, também precisamos saber o que vai acontecer com a TVA. Caso os protagonistas derrubem o atual líder, Loki e Sylvie tomariam o poder? A TVA só deixaria de existir? Mobius ganharia uma promoção? Ou o Multiverso ficaria uma bagunça sem “controle”?



O último episódio de Loki estreia nesta quarta (14) no Disney+.

Comentários

Não deixe de assistir: