sábado, abril 27, 2024

‘M3GAN’, ‘Fabelmans’, ‘Babilônia’ e os Filmes mais Esperados de Janeiro 2023 nos CINEMAS!

E assim, querido leitor, num piscar de olhos o ano de 2022 se foi. Esperamos que tenha tido um ano bom e produtivo, apesar das adversidades e desafios sempre presentes. Para nós, cinéfilos, o ano marcou a volta aos cinemas em grande estilo. Agora, um pouco menos preocupados com a pandemia e seus efeitos letais, voltamos a ocupar as salas de cinema, nossos templos. Nestes doze meses pudemos conferir muitas produções maravilhosas – e também muitas outras que nos decepcionaram. É a vida. Os dois lados deste espectro estão disponíveis no CinePOP com nossas listas pessoais dos melhores e piores filmes do ano.

Com a chegada de 2023, em seu primeiro mês, o assunto é sempre a época de premiações, em especial a maior delas: O Oscar. Esse mês serão divulgados os indicados à maior premiação da sétima arte. Alguns destes postulantes já estrearam, estão atualmente em cartaz nos cinemas ou nas mais variadas plataformas de streaming da atualidade. Mas em Janeiro e Fevereiro é quando grande parte aterrissa em nosso país, fazendo os amantes de cinema começarem a se movimentar para caça-los. Este ano a situação não é diferente com a estreia de pelo menos três grandes obras que já estão no radar dos especialistas para o Oscar: Babilônia, Os Fabelmans e Tár. Mas o mês também reserva estreias mais populares, como de costume, entre elas um filme de terror bastante badalado na temporada. Confira abaixo e programe-se.

05/01

Gato de Botas 2 – O Último Pedido

Não podemos esquecer que Janeiro é também a época das férias escolares, então as grandes distribuidoras aqui no Brasil sempre abrem o ano com uma superprodução mirada aos pequenos, geralmente uma animação, para os pais poderem ocupar a prole e garantir o programa no fim de semana. O escolhido no começo de 2023 é a sequência do sucesso derivado de Shrek, O Gato de Botas. O filme original é lá de 2011. A continuação vem arrebatando elogios da crítica e do público, como uma história descrita como emotiva.

Decisão de Partir

Como Janeiro é mês de filme indicado ao Oscar, logo em seu primeiro fim de semana ganharemos um longa que é garantido de figurar entre os candidatos a melhor filme estrangeiro do ano. Trata-se do drama sul-coreano Decisão de Partir, dirigido pelo cultuado Park Chan-Wook, de obras-primas como Oldboy (2003) e A Criada (2016). Na trama, um detetive investiga a morte de um homem, e todas as pistas no caso apontam para sua viúva. A situação se complica quando o policial começa a se envolver com a bela jovem. O filme pode até mesmo conquistar outras indicações no Oscar, além da mais óbvia.

Emily

Tida como “clone” de Margot Robbie, a jovem Emma Mackey vem escrevendo seu nome em Hollywood em projetos como a série Sex Education e o suspense Morte no Nilo. Este ano ela estará ao lado da sósia Robbie no filme da Barbie. Antes disso, no entanto, estrela essa biografia da autora Emily Brontë, ícone da literatura mundial e escritora do clássico O Morro dos Ventos Uivantes – que morreu cedo demais aos 30 anos em 1848. O filme marca a estreia na direção da atriz Frances O’Connor.

12/01

Os Fabelmans

Não deixe de assistir:

Por falar em biografias, aqui temos uma espécie de autobiografia realizada pelo próprio tema da obra. Steven Spielberg escreve e dirige suas memórias e relata o crescimento ao lado da família, ao mesmo tempo em que ainda menino vê nascer a paixão arrebatadora pelo cinema. O longa é um dos grandes favoritos a indicações e promete arrebatar em várias categorias. Paul Dano e Michelle Williams vivem os pais e o menino Gabriel LaBelle é o álter ego de Spielberg na infância.

Esquema de Risco – Operação Fortune

Quem estiver atrás de adrenalina e ação no começo do ano poderá conferir o novo filme do careca Jason Statham, dirigido por Guy Ritchie. O longa chegou a ser lançado em 2022 em alguns países, mas terminou levemente embargado, estreando em 2023 em grande parte do mundo – no Brasil chegando logo no início. Na trama, Statham é um super agente em missão para impedir que uma nova tecnologia caia nas mãos erradas e ameace a paz mundial. Uma trama padrão, não fosse pela direção de Ritchie, o uso de muito humor e a adição de Aubrey Plaza no elenco, estreando em um filme totalmente diferente do que a musa indie está acostumada. Para concluir a missão será necessário escalar um ator de Hollywood, em seu maior papel até hoje: impedir um ataque global.

I Wanna Dance With Somebody – A História de Whitney Houston

Um dos maiores títulos de todos os tempos para um filme aqui no Brasil, os tradutores pegaram o título original (que já não é pequeno) e adicionaram um subtítulo igualmente longo. Essa biografia da eterna Whitney Houston (vivida no filme por Naomi Ackie) podia facilmente recair entre os filmes que buscam prêmios – e sua estreia neste fim de 2022/início de 2023 demonstra isso. No entanto, já tínhamos uma biografia que ocupa esse lugar (Elvis). Seja como for, os fãs da talentosa cantora poderão conferir sua história nas telonas, mesmo sem tantas pretensões.

Nas Ondas da Fé

Início de ano também é época de conferir uma boa comédia nacional, dar muitas risadas e esquecer dos problemas por duas horas. Um de nossos comediantes mais badalados da atualidade, Marcelo Adnet, é quem providencia a diversão na pele de um sujeito que só queria encontrar um emprego – drama com o qual muitos brasileiros se identificam. Ele arruma emprego em uma rádio, mas o seu sonho mesmo era se tornar locutor. Quando realiza uma brincadeira, termina se tornando sucesso, e agora precisa fingir que é pastor e falar para uma multidão cada vez maior de fiéis.

Olhos Famintos – Renascimento

Esse é o quarto filme da franquia Olhos Famintos, que iniciou em 2001. A história sobre o monstro conhecido como Creeper, que de tempos em tempos deixa sua toca para sair e comer, fez logo sua legião de fãs, obcecados por terror – embora as continuações fossem cada vez mais decaindo. O terceiro filme sequer chegou a ser exibido nos cinemas. Mas agora os produtores resolveram investir numa espécie de reboot (ou um reinício para a franquia), meio que começando do zero a mitologia toda. Bem, se você é um cinéfilo que acompanha o site ou veículos de cinema em geral, deve saber a fama que esse terror tem, então esteja avisado para assistir por sua conta e risco.

19/01

Babilônia

O terceiro fim de semana de Janeiro marca a estreia de duas produções para lá de badaladas. Aliás foi difícil escolher qual seria a mais significativa. Terminamos optando por Babilônia, um filme que promete fazer muito sucesso no Oscar 2023. Novo trabalho de Damien Chazelle (de Whiplash e La La Land), o filme é um relato fictício e para lá de exagerado e alucinado dos primórdios do Hollywood, do fim da era do cinema mudo e a transição para os filmes com som. Em resumo, é uma versão de Cantando na Chuva e O Artista bem mais barra-pesada e sem papas na língua. E muito bem-vinda, diga-se, afinal é muito bom ver uma história passada no período que não seja fofa e positiva, e sim suja, drogada, violenta e lasciva. Margot Robbie e Brad Pitt estrelam.

M3GAN

Como dito, o terceiro fim de semana de Janeiro guarda ainda a estreia de um dos filmes mais esperados do ano – que já vem sendo avaliado pelos críticos que puderam conferi-lo como “hilário” e “divertidíssimo”. Com produção de James Wan e da Blumhouse, a história fala sobre uma cientista em robótica genial, papel de Allison Williams. Ela precisa criar sua pequena sobrinha após um acidente tirar a vida dos pais da menina. Para alegra-la ela decide dar de presente para a sobrinha uma nova melhor amiga, M3GAN, a boneca que funciona com inteligência artificial que vem desenvolvendo antes de seu lançamento no mercado. E como podemos esperar de um filme de terror, algo sai errado com a criação.

Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro

Os programas de competição culinária fazem um enorme sucesso também no Brasil. Mas o que muitos podem não ter se dado conta é o sucesso que fazem junto ao público infanto-juvenil também – explicando a existência de programas do tipo com crianças como participantes. Assim, este filme nacional voltado ao mesmo público, na forma de uma animação, resolve surfar nessa onda. Chef Jack é uma animação tradicional cem por cento brasileira, que usa como tema as aventuras de um renomado chef de cozinha – criando sua narrativa nos moldes destes programas de competição, além de mesclar o gênero da aventura de matinê no estilo Indiana Jones.

26/01

Tár

O último fim de semana de Janeiro chega quente com a estreia de mais um concorrente a indicações no Oscar 2023. Este um concorrente certeiro na categoria de melhor atriz – com muitos afirmando a esta altura que o prêmio muito provavelmente irá para a protagonista Cate Blanchett. Seria a terceira estatueta da estrela, e a segunda como atriz principal. No filme, Blanchett vive uma maestra condutora de uma renomada orquestra na Alemanha. Muitos podem até se confundir e achar que o filme é na verdade uma biografia, tamanha a entregada da atriz e do diretor Todd Field, mas trata-se de uma história fictícia.

O Pior Vizinho do Mundo

Este filme me causa certo receio. Não apenas por se tratar de mais uma refilmagem americana para uma produção europeia – no caso, o longa sueco Um Homem Chamado Ove, de 2015 -, mas pela história apresentar o sempre carismático e paizão americano Tom Hanks interpretando, como diz o título, um sujeito amargo e ranzinza que é o pior vizinho do mundo numa jornada de redenção. Hanks é um grande ator, mas será que consegue convencer neste papel? Ele é simplesmente querido demais.

Alerta Máximo

Finalizando as principais estreias de Janeiro, temos outro filme no estilo “tiro, porrada e bomba” para os fãs de ação. Quem estrela aqui é Gerard Butler no papel de um piloto de avião obrigado a pousar sua aeronave numa zona de guerra após enfrentar uma terrível tempestade. Ele contará com a ajuda de um prisioneiro que estava sendo transportando dentro do veículo aéreo, papel de Mike Colter, que viveu o herói Luke Cage na série da Netflix.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS