Sim, é verdade que com filmes como ‘John Wick 4: Baba Yaga’, ‘Shazam! Fúria dos Deuses’, ‘Pânico VI’, ‘Creed III’, ‘O Urso do Pó Branco’ e ’65 – Ameaça Pré-Histórica’, o mês de março se tornou rapidamente um dos melhores para grandes lançamentos em anos recentes. Mas não se engane, pois abril não fica muito atrás quando o assunto são estreias de peso. Temos um dos filmes de terror mais aguardados do ano, e também um dos filmes mais elogiados do ano – que seria um concorrente ao Oscar caso fosse lançado mais para o fim de 2023 (e quem sabe pode vir a ser). Confira o que o quarto mês do ano reserva para você nos cinemas.
Nos Cinemas
Super Mario Bros. – O Filme
Trinta anos depois da primeira tentativa de levar o videogame mais popular de todos os tempos em uma versão com atores reais aos cinemas, a Universal Pictures investe novamente nesta marca muito famosa, e desta vez faz a coisa da maneira certa. A opção agora é por uma animação do mais alto nível, para colocar em tela o mundo mágico e incrivelmente detalhado com o qual diversas gerações cresceram – quase impossível de ser factível em um filme em live-action. As primeiras reações são para lá de animadoras – e os fãs já começam a se deleitar com as inúmeras referências presentes na narrativa. Chris Pratt cede a voz para o protagonista, e o elenco de apoio igualmente conta com nomes de peso.
Air: A História por Trás do Logo
Caso fosse lançado no fim do ano, poderíamos dizer que ‘Air’ seria um forte concorrente ao Oscar 2024. Na verdade, não podemos descartar totalmente o filme, mas seu lançamento no início de abril torna as chances mais difíceis para a produção, de se manter na mente do público e dos votantes da Academia por quase um ano. Bem, se depender unicamente da qualidade do longa essa tarefa pode não ser tão impossível assim, já que ‘Air’, novo filme dirigido por Ben Affleck que fala da jogada de mestre da Nike para sair do vermelho e investir no então novato jogador Michael Jordan (com uma linha de tênis intitulada Air Jordan), vem sendo elogiado como o melhor filme de 2023 até o momento.
O Exorcista do Papa
Filmes de terror sobre possessões demoníacas e exorcismos se tornaram um subgênero próprio – desde que o clássico dos clássicos ‘O Exorcista’ (que também retorna em nova versão esse ano) pavimentou o caminho para todos os demais “imitadores”. E essa linha hereditária segue até hoje. No entanto, num mar de produções, digamos, descartáveis sobre o tema, alguns conseguem sobressair. É o caso com este ‘O Exorcista do Papa’. O maior destaque está na figura protagonizando o longa, ninguém menos do que o vencedor do Oscar Russell Crowe em seu primeiro filme de terror. As cenas estão legais e a produção parece bem cuidada.
20/04
A Morte do Demônio: A Ascensão
No terceiro fim de semana de abril teremos nada menos que quatro produções badaladas estreando nos cinemas de nosso país. E quatro filmes que não poderiam ser mais diferentes entre si. Começamos com mais um exemplar de terror, mas esse um que promete grandes bilheterias já sendo um produto muito conhecido dos fãs. Trata-se do quinto filme da franquia ‘Evil Dead’, no Brasil conhecido como ‘A Morte do Demônio’. A trilogia original é clássica e remete lá dos anos 80, misturando horror e comédia na criação de Sam Raimi. Depois disso, tivemos um remake barra-pesada e uma série de TV que seguia o espírito dos primeiros filmes. Agora, essa nova reimaginação promete ser mais próxima do remake, pegando pesado no terror, pela primeira vez tirando a narrativa de uma cabana na floresta para o meio da cidade.
Beau tem Medo
Ainda não sabemos muito bem o que pensar do novo trabalho de Ari Aster, o mesmo diretor de ‘Hereditário’ e ‘Midsommar’. Enaltecido como um dos novos mestres do terror graças a seus dois primeiros filmes, ao que tudo indica parece que Aster deu aquela típica “pirada”, quando os cineastas ficam com o ego lá em cima e resolvem tirar da manga uma obra muito fora da caixinha. Pelo trailer, ‘Beau tem Medo’ está lembrando ‘mãe!’ (2017), de Darren Aronofsky, ou seja, uma narrativa mais abstrata onde o visual toma conta. Pode ser a pedida para quem gosta de filmes muito diferentes. Um trunfo do diretor é ter o vencedor do Oscar Joaquin Phoenix como protagonista.
Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan
Clássico da literatura francesa, escrito por Alexandre Dumas, ‘Os Três Mosqueteiros’ chega na forma de uma superprodução do país de origem com grandes nomes impulsionando o projeto. Essa não é um filme Hollywoodiano, mas pretende se tornar uma franquia e ser vendido pelo mundo. No Brasil, o filme chega com distribuição da Paris Filmes (sem trocadilho), com a continuação já engatilhada para 2023 ainda, desta vez com o foco em Milady, personagem vivida pela musa Eva Green. A atriz também está no filme original, e aparece ao lado de gente como Vincent Cassel (Athos), Romain Duris (Aramis), Louis Garrel (Rei Luís XIII) e Vicky Krieps (Anne d’Autriche).
Ninguém é de Ninguém
Terminando as principais estreias do terceiro fim de semana de abril temos uma produção cem por cento brasileira. Os filmes espíritas se tornaram um verdadeiro filão em nosso país, isso porque grande parte da população é simpática a esta religião. Assim, longas como ‘Kardec’ (2019), ‘Divaldo: O Mensageiro da Paz’ (2019) e ‘Predestinado’ (2022) emplacaram no gosto popular fazendo muito sucesso. Agora é a vez da adaptação de um dos livros mais famosos da autora Zibia Gaspareto, sumidade quando o assunto são tramas fictícias com mensagens espíritas. Wagner de Assis, mesmo diretor de ‘Kardec’ e ‘Nosso Lar’ (2010) é quem comanda e adapta o livro. Na trama, Danton Mello é Roberto, um homem obsessivo e possessivo que faz da vida de sua esposa, Gabriela (Carol Castro), um inferno. Mesmo depois que morre, num incidente causado pelo próprio, continua a infernizar a vida da ex-companheira como obsessor.
27/04
Renfield: Dando o Sangue pelo Chefe
Estamos presenciando uma nova onda de popularidade na carreira do astro Nicolas Cage, e isso não é pouca coisa. O ator vencedor do Oscar parecia destinado a fazer apenas produções, digamos, de nível C, com lançamento direto no mercado de vídeo. Mas ‘O Peso do Talento’, comédia maluca do ano passado, em que Cage interpretou o próprio Cage, trouxe badalação para a carreira do ator. Agora, ele segue esse hype nessa reinvenção da clássica história de Drácula, focada em seu servo, Renfield. Passada nos dias de hoje, a brincadeira é transformar a relação dos dois em algo abusivo. Cage vive Drácula, mas o interpreta de forma única e diferente de tudo que já vimos do personagem.
Cavaleiros do Zodíaco: Saint Seiya
Primeira adaptação em live-action de um grande estúdio (Sony) para a clássica série em animação dos anos 1980, adorada pelo mundo – com muitos fãs aqui no Brasil também. A produção japonesa ficou na mente de todos que cresceram na época e agora finalmente o projeto de levar a história com atores reais sai do papel. A ideia é apelar aos fãs nostálgicos, ao mesmo tempo em que apresenta para uma nova gama de possíveis adeptos da nova geração. No entanto, sem querer ser estraga prazeres, o sinal de alerta está mais do que ligado, está berrando. Isso porque a produção não conta com nomes muito famosos na frente ou atrás das câmeras, sendo os rostos mais conhecidos os de Sean Bean e Famke Janssen, atores que já passaram de seu auge em Hollywood e hoje são especialistas em filmes B. Esperamos que não seja um novo ‘Dragonball Evolution’ (2009).